Buscar

Anotações Ventilação Mecânica Invasiva

Prévia do material em texto

Ventilação Mecânica Invasiva
Quais os critérios de indicação da VMI: Pacientes inconsciente; Insucesso na VMNI; Parada cardiorrespiratória; Falência mecânica do aparelho respiratório; Hipercapnia; FR superior a 35 rpm. Ou seja, é aplicada em varias situações clinicas em que o paciente desenvolve insuficiência respiratória, sendo, dessa forma, incapaz de manter valores adequados de O2 e CO2 sanguíneos, determinando um gradiente alvéolo-arterial de O2 e outros indicadores da eficiência das trocas gasosas alterados.
O que é disparo: Ele é o inicio de um ciclo respiratório. É dado da expiração para o inicio de uma inspiração. Ele pode ser dado a tempo (através da freqüência respiratória) ou de acordo com a sensibilidade regulada que pode ser a fluxo ou pressão.
O que é ciclagem e quais seus tipos: Ciclagem é a passagem de uma inspiração para expiração. Ela pode ser a fluxo (quando ele chega a menos que 25% nas vias aéreas), a volume (pelo volume corrente), a tempo (pelo tempo inspiratório) ou a pressão (pela pressão inspiratória).
Modo VCP (Ventilador controlado a pressão): É um modo controlado a pressão, com ciclagem a tempo. Seu disparo pode ser a tempo ou sensibilidade. É um dos modos mais utilizados.
Modo VCV (Ventilador controlado a volume): É um modo controlado e ciclado a volume. Seu disparo pode ser a tempo ou sensibilidade. É um dos modos mais utilizados. 
Modo PSV (Ventilação com pressão de suporte): Seu disparo é de acordo com a sensibilidade (pressão ou fluxo), com ciclagem a fluxo.
Modo SMIV (Ventilação mandatória intermitente sincronizada): Seu modo pode ser controlado (através do ventilador), assisto-controlado (paciente começa o ciclo respiratório e o ventilador termina) ou espontânea. Ela pode ser controlada a pressão ou a volume. Ela é pouco usada sozinha, quando aplicada é em conjunto com a ventilação com pressão de suporte (PSV).
Modo SMIV com PSV: Quando a paciente se encontra na SMIV com clico espontâneo a pressão de suporte auxilia no volume corrente do paciente.
SMIV-V (Ventilação mandatória intermitente sincronizada controlada a volume):
SMIV-P (Ventilação mandatória intermitente sincronizada controlada a pressão): 
Regulagem do aparelho de VM
Volume Corrente (VC): 6 ml/kg 
Na modalidade VCP o volume corrente é controlado de maneira indireta através da pressão. 
FiO2: Devemos começar com 100% de O2 e diminuir conforme a saturação ir permitindo (SaO2) devendo sempre permanecer entre 90-100% e conforme a gasometria em PaO2, devendo sempre permanecer maior que 60.
Freqüência Respiratória (FR): Deve ser entre 12 e 16 rpm. Em pacientes obstrutivos deve ser menor que 12 rpm e em pacientes restritivos devo ser maior que 16 rpm.
Para sabermos se a freqüência respiratória regulada está sendo suficiente, devemos olhar a PaCO2 na gasometria, onde se o valor estiver alto a freqüência respiratória deve ser aumentada, e se o valor estiver baixo a freqüência respiratória deve ser diminuída. Normalidade de PaCo2: 35 a 45.
PEEP: Deve ser regulado entre 3 a 5 cmH2O. Na VMI se começa sempre com 5cmH2O. Esse valor deve ser aumentado quando começar a aparecer queda da saturação, diminuição da PaO2 e no raio-x começar a mostrar infiltrados (alvéolos colabados).
Tempo inspiratório: Deve ser regulado entre 0,8 a 1,2 segundos. Se o paciente for obstrutivo seu valor deve ser menor e se o paciente for restritivo o valor deve ser maior.
Fluxo inspiratório: É controlada através das ondas quadrada, acelerada, desacelerada ou sinusóide. Quando o modo for controlado sua normalidade é 40 a 60%, se o modo for assisto-controlado sua normalidade é 60 a 80%.
Se o paciente for obstrutivo seu fluxo deve ser alto para o seu tempo inspiratório seu menor e expiratório sem maior.
Volume Minuto: É regulado pela Volume Corrente X freqüência respiratória. Sua normalidade é de 5 a 6 l/min, no entanto se usa muito na VM 8 l/min.

Continue navegando