Buscar

Atividade Prática Supervisionada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS: DIREITO EMPRESARIAL, TEORIA DA ORGANIZAÇÃO, CONTABILIDADE
BÁSICA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 	PERÍODO: 1 º
PROFESSOR (A): AYESHA SCHWARTEZ SOUZA
TIPO DE AVALIAÇÃO: () PROVA (X)APS ( ) REGIME ESPECIAL ( ) EXAME ESPECIAL
OBSERVAÇÃO: DIGITE SUA RESPOSTA DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT (FONTE ARIAL TAMANHO 12, ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS 1 ,5, ALINHAMENTO ESQUERDO/SUPERIOR 3cm, INFERIOR/DIREITO 2cm e parágrafo/recuo na primeira linha de 1,25 cm).
APS 1ª ETAPA
Cite e caracterize as funções da administração e em seguida responda as seguintes questões:
As funções da Administração são: O Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle. As Funções da Administração quando consideradas como um todo, dizemos que estamos diante de um Processo Administrativo. Sendo assim, constituída por várias áreas na administração como: Setor de RH, Financeiro, Logística, Marketing e Vendas ou Produção. Esses setores tem as funções de saberem organizar e alocar recursos financeiros, tecnológicos e humanos, além de tomar decisões; Analisar e conhecer os problemas; Serem motivadores, saberem negociar, controlar, mensurar e avaliar; E também saber a liderar e ser comunicativo.
Planejamento: Planejar é definir os objetivos e escolher o menor curso de ação para alcança-los. O planejamento define onde se quer chegar, o que dever feito, quando, como e em que sequência. Suas características são: Missão e a visão da empresa, ter sempre o foco no futuro e durante sua execução, deverá ser flexível o suficiente para que aceitem ajustes e correções.
Organização: A organização exerce a divisão de trabalho, recursos e autoridade na empresa. Suas características são: Divisão de Trabalho; Especialização; Hierarquia; Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade; Racionalismo da Organização Formal
Direção: O papel da direção é designar pessoas, para cumprirem os objetivos da empresa. Suas características é : Dirigir seus esforços, saber motivá-las, assim como também liderá-las e ter uma boa comunicação.
Controle: Já o controle, exerce o papel de acompanhamento e feedbacks. Suas principais características são: Monitorar as atividades, tarefas e processos, corrigir os desvios e prevenir desvios.
 
Em qual função os temas já discutidos na disciplina direito empresarial estão presentes? Cite e explique. 
Em todos os temas, pois para ter uma empresa bem sucedida, terá que haver planejamento para traçar os caminhos a seguir. Uma empresa sem organização, não terá a capacidade de ir longe, pois é necessário usufruir dessa função para seja dado ordens aos colaboradores e não haja desorganização por parte dos mesmos colaboradores que compõem a empresa. Querer fazer tudo de uma vez ao mesmo tempo é correr o risco de fazer tudo mal feito. Para que a empresa vá para frente e venha a se tornar uma empresa de sucesso, é preciso se organizar, além do mais ter a capacidade de fazer a divisão necessária de cargos responsáveis que a empresa necessita. Além da hierarquia à ser aceita por todos dentro da empresa. Dando continuidade a explicação, temos a Direção
Qual função deve estar mais atenta ao comportamento das pessoas na organização, por que?
 A Direção, por que é substancialmente um conjuntos de encargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamento todos os seus membros devem se sujeitar. A direção possui caráter interpessoal, é através dela que defini as relações dos indivíduos da empresa. Para que as pessoas sejam eficientes nas empresas, é necessário que haja reuniões gerenciais, não só com o intuito de alertar, de chamar a atenção dos membros da empresa, mas também fazer desse momento, um momento de descontração entre colegas de trabalho, além disso também é necessário parabenizar a equipe pelas as conquistas e pelo os feedbacks positivos recebidos, deixando claro ao seus colaboradores que a sua liderança quer estar em boa comunhão com os colaboradores daquela empresa. E através de um bom tratamento e reconhecimento que os colaboradores das empresas terá em mente que eles não são simplesmente meros empregados, mas sim colaboradores altamente eficazes. Assim os membros irão trabalhar mais emocionalmente bem, à partir da boa motivação das empresas. E haverá eficiência por parte dos colaboradores em alcançar os objetivos da empresa, assim à tornando uma empresa de sucesso, à partir da sua força disposição e entrega ao trabalho.
Qual função pode apropriar-se mais das ferramentas contábeis para alcance de resultados satisfatórios?
Pelo o que tenho aprendido, tanto o planejamento quanto o controle, apropria-se das ferramentas, pois há uma ligação entre ambas, elas se interessam pelo o resultado. Por que uma tem a função de definir a realização das atividades e alcançar as metas, já a outra tem o papel de avaliar os progressos da empresa em seus objetivos, assim sendo feito quando necessário as correções para garantir um resultado satisfatório.

Outros materiais