Buscar

CARACTERÍSTICAS DAS PROTEÍNAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROTEÍNAS
A proteína  é a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco de uma célula. Está presente em todo ser vivo e tem as mais variadas funções.�
�
Ela é um polímero de aminoácidos , onde esses aminoácidos são formados por um carbono alpha, um ácido carboxílico, uma amina e um radical, o qual varia de aminoácido para aminoácido. Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), pode servir como fonte de energia em casos extremos (caseina).
podem atuar como enzimas, catalisando reações químicas, podem também ser motoras para auxiliar no movimento em células e tecidos; participam na regulação gênica, ativando ou inibindo e estão no sistema imunológico, entre outras centenas de funções. Praticamente todas as funções celulares necessitam de proteínas para intermediá-las.
Geralmente, para ser considerada uma proteína, a cadeia deve apresentar mais de setenta aminoácidos. Quando a cadeia é menor, o termo adequado é peptídeo. 
As proteínas diferenciam-se principalmente pela quantidade, pelos tipos de aminoacidos presentes e pela sequência em que eles se dispõem nas cadeias polipeptídicas. 
Ao longo de bilhões de anos cada uma delas foi se especializando em uma função distinta, o que depende da sua estrutura e forma.
Quando ocorre a ligação entre os aminoacidos a nova estrutura pode ser classificada de acordo com o numero de radicais de aminoacidos presentes da seguinte maneira 
Podemos ter cadeias de dipeptideos, estrutura formada por dois residuos (radicais)de aminoacidos unidos por uma ligação peptidica. tripeptideos estrutura formada por 3 residuos (radicais)de aminoacidos unidos por ligações peptidicas, olipeptideo estrutura (polimero) formada por 4 a 40 residuos (radicais) de aminoacidos unidos por ligações peptidicas e polipeptideo estrutura (polimero) formada a cima de 40 residuos (radicais)de aminoacidos unidos por ligações peptidicas.
Uma proteína é um grande polipeptídeo, ou seja, resíduos de aminoácidos estão ligados entre si covalentemente, chamamos de ligação peptídica. É a união entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido, liberando água e formando amida. Esta sequência de aminoácidos é única para cada proteína específica e é determinada pelo gene.
As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares e as fibrosas. As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide. Nesse grupo, são encontradas importantes proteínas, tais como as enzimas e anticorpos. Já as proteínas fibrosas organizam-se em forma de fibras ou lâminas, e as cadeias de aminoácidos ficam dispostas paralelamente. Diferentemente das globulares, estas são pouco solúveis em água.
Além dessa classificação, podemos considerar as proteínas como simples (homoproteinas), conjugadas (Heteroproteínas) e derivadas. As proteínas simples apresentam apenas aminoácidos. Nas proteínas conjugadas, além de aminácidos, existe um radical de origem não peptídica, que é denominado de grupo prostético. As proteínas derivadas, por sua vez, não são encontradas na natureza e são conseguidas graças a processos de degradação de proteínas simples ou conjugadas.
Dependendo da natureza dos aminoácidos que compõem o polipeptídeo, ela pode ter estruturas diferentes:
Primária: Ao longo da cadeia polipeptídica os aminoácidos se apresentam de forma linear. Esta é a estrutura mais simples de uma proteína e é aquela determinada pelo gene.
Secundária: Os aminoácidos estão ligados entre si covalentemente na estrutura primária, mas as moléculas podem sofrer rotações a partir do carbono alfa e a cadeia pode interagir com ela mesma de três formas: alfa-hélice (formam-se ligações de hidrogênio entre os aminoácidos); beta- pregueada (as ligações de hidrogênio entre um aminoácido e outro gera uma estrutura folhear e rígida) e laços (formam-se fora do dobramento da proteína, não é uma estrutura regular no núcleo).
Terciária: É a forma como o dobramento da estrutura secundária se organiza no espaço de forma tridimensional. Também é estabilizada por ligações de hidrogênio e dissulfeto, o que garante maior estabilidade à proteína.
Quaternária: Esta é uma interação entre moléculas de proteínas, formando um complexo multi-proteico.
Uma característica importante das proteínas é sua capacidade de desnaturação. Ao serem submetidas, por exemplo, ao calor excessivo, agitação, radiação e pH extremo, observarmos que as estruturas secundárias e terciárias desses compostos orgânicos alteram-se, pela sintese de desnaturação) de maneira irreversível, o que causa a perda de suas propriedades. É por isso que, ao cozinhar alguns alimentos, perdemos muito do seu poder nutricional. 
A quebra de uma molécula de proteína ocorre a partir da hidrólise das ligações peptídicas. É o que acontece na nossa digestão, na qual parte ocorre no estômago, com PH 2 (altamente ácido), através da atividade da enzima pepsina, disponibilizando aminoácidos no final do processo. 
A renaturação ocorre em certas proteinas desnaturadas quando as mesmas reassumem suas estruturas nativas e suas atividades biologicas, porem é algo mais dificil de se acontecer.
�

Outros materiais