Buscar

GLICOLISE REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GLICOLISE – REVISÃO AV1
1º Reação: A molécula de glicose é fosforilada no carbono 6’, por acção da hexoquinase, formando glucose -,6- fosfato, Há gasto de uma molécula de ATP.
2ª Reação: A glicose-6-fosfato vai sofrer uma isomerização por ação da fosfohexose isomerase, formando frutose-6-fosfato.
3ª Reação: Fosforilação da frutose-6-fosfato no carbono 1, gasto de 1 ATP, formando frutose 1, 6 bifosfato. Enzima: fosfofrutoquinase 1.
4ª Reação: Clivagem da Frutose 1, 6 bifosfato que origina 2 trioses fosfatados: O gliceraldeído 3 – fosfato e a dihidroxiacetona fosfato. Enzima: aldolase.
5ª Reação: Há então a conversão rápida da dihidroxiacetona fosfato em gliceraldeído 3 fosfato pela triose-fosfato isomerase. 
Fim da Fase Preparatória: molécula de glicose -> 2 moléculas de gliceraldeído 3 fosfato.
6ª Reação: O gliceraldeído formado na fase preparatória vai ser oxidado a 1,3 bifosfoglicerato, não para um grupo carboxilo livre, mas com a ajuda do fosfato inorgânico. O aceitador de hidrogénios é o NAD+, formando -se NADH + H+.Enzima: Gliceraldeido 3 – fosfato desidrogenase.
7ª Reação: A enzima fosfoglicerato quinase catalisa a transferência do fosforilo do grupo carboxilo do 1,3 -bifosfoglicerato para um ADP, formam -se 2 moléculas de ATP e de 3-fosfoglicerato.
8ª Reação: Troca entre grupo fosfato e o hidroxila do glicerato formando 2- fosfoclicerato, que ocorre com a ajuda a fosfoglicerato mutase.
9ª Reação: Dá se a desidratação do 2- fosfoglicerato a fosfoenolpiruvato (pep), por ação da enolase.
10ª Reação: a piruvato quinase desfosforila, o fosfoenolpiruvato p/ o ADP, fomando-se mais uma vez 2 moléculas de ATP e o produto final da glicólise: Piruvato.
Fim da Fase Pagamento: com 2 piruvato, 2 ATP, 2 NADH.

Outros materiais