Buscar

Análise do documentário "Entre Rios"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CAMPUS GUAÍBA 
Acadêmica: Paula Alixandra Collor
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Humanas
Análise do documentário “Entre Rios”.
O documentário traz a urbanização de São Paulo, através do surgimento da vila Piratininga que surgiu através da chegada dos Jesuítas e se instalou entre dois rios; foi escolhido esse lugar para utilizar a navegação pois tinha acesso fácil ao Tietê e por ser rico em água para consumo.
 A ideia era transformar São Paulo num modelo de cidade europeia, e os rios eram obstáculos para isso, então a região foi aterrada para receber primeiramente as ferrovias e depois para priorizar o transporte de automóveis, o qual foi peça chave para a modernização.
Para que tudo isso acontecesse, houve muitos danos ao meio ambiente, até hoje a região sofre com a poluição e os constantes alagamentos, dificultando a mobilidade do local, sem contar que ficaram em meio a cidade, e conforme a cheia mudam o seu trajeto.
	Acredito que todos esses danos ocorreram devido ao não planejamento correto da cidade, foi tudo feito “as pressas”, nada foi pensado no futuro, no grande fluxo de veículos e nos alagamentos. O homem acha que pode modificar tudo, que é capaz de resolver qualquer coisa, e não é assim, a natureza precisa ser respeitada, precisa ter os seus limites.
	Infelizmente o que aconteceu em São Paulo é a mais pura realidade, onde acontece em muitos outros lugares, diversos rios foram desviados, muita mata foi derrubada, tudo para o acesso do homem ser facilitado. Hoje todos nós sofremos com os danos.

Outros materiais