Buscar

A abordagem comportamentalista (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A abordagem comportamentalista 
- Maria da Graça N. Mizukami
*
*
Características gerais
Os comportamentalistas ou behavioristas (instrumentalistas ou positivistas lógicos) consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento. 
Skinner pode ser considerado como um representante da “analise funcional” do comportamento mais difundido no Brasil. 
*
B. F. Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado
Para o psicólogo behaviorista norteamericano, a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno
*
Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1904. Criado num ambiente de disciplina severa, foi um estudante rebelde, cujos interesses, na adolescência, eram a poesia e a filosofia. Formou-se em língua inglesa na Universidade de Nova York antes de redirecionar a carreira para a psicologia, que cursou em Harvard - onde tomou contato com o behaviorismo. 
*
Seguiram-se anos dedicados a experiências com ratos e pombos, paralelamente à produção de livros. O método desenvolvido para observar os animais de laboratório e suas reações aos estímulos levou-o a criar pequenos ambientes fechados que ficaram conhecidos como caixas de Skinner, depois adotadas para experimentos pela indústria farmacêutica. 
. 
*
Quando sua filha nasceu, Skinner criou um berço climatizado, o que originou um boato de que a teria submetido a experiências semelhantes às que fazia em laboratório
*
Em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou até o fim da vida. Morreu em 1990, em ativa militância a favor do behaviorismo. 
*
. Ele não se interessava por nada que não pudesse ser visto, medido e reproduzido em experimentos controlados com todo rigor. Para Skinner, os processos da mente eram totalmente subjetivos e não tinham como existir separados do corpo. 
*
Ele acreditava que os estímulos eram importantes, porém as conseqüências de uma ação eram mais importantes para a formação do comportamento. “ O comportamento é aprendido com base nos resultados das ações”.
Em suas pesquisas concluiu que os animais são condicionados pelas respostas que recebem do ambiente. Se as respostas são positivas, a tendência é que se repita o comportamento. 
*
Os resultados revelaram também uma distinção interessante entre o comportamento aprendido pelo reforço positivo e o comportamento provocado por estímulos negativos. Os programas de reforço positivo eram capazes de configurar comportamento com mais eficiência, e mais que isso, Skinner acreditava que o reforço negativo era improdutivo. 
Skinner criou o termo “condicionamento operante”:
*
Condicionamento clássico: Produz resposta comportamental automática a um estímulo neutro:
Ouvir uma campainha = salivar.
Condicionamento operante: Produz uma probabilidade maior de repetição do comportamento por meio do reforço positivo:
Puxar uma alavanca = liberar comida.
*
Neste tipo de abordagem supõe-se que o professor possa aprender a analisar os elementos específicos de seu comportamento para ganhar controle sobre eles e modificá-los em determinadas direções ou desenvolver outros padrões.
*
*
Homem
O homem é uma conseqüência das forças ou influencias do meio ambiente. Ele não é livre, mas seu comportamento é ordenado e determinado. O que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas e que, uma vez determinadas, poderemos antecipar e até certo ponto determinar as ações.
*
Mundo
Para Skinner, a realidade é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído e o homem é o produto do meio. O meio pode ser manipulado. O comportamento pode ser mudado alterando as condições ambientais. 
*
Sociedade e Cultura
Para Skinner, o ambiente social é o que chamamos de cultura. Dá forma e preserva o comportamento dos que nela vivem. A sociedade ideal é aquela que implicaria um planejamento social e cultural (engenharia comportamental).
Numa cultura totalmente gerida seus cidadãos são automaticamente bons, sábios e produtivos. 
*
*
O controle e o diretivismo do comportamento humano são considerados como inquestionáveis. O papel do indivíduo é ser passivo e respondente ao que dele é esperado. Ele é uma peça planejada e controlada, realizando a função que se espera que seja realizada de maneira eficiente. 
*
Conhecimento
A experiência planejada é a base do conhecimento, que é o resultado direto da experiência. Skinner não se preocupou com o processo, mas com o controle do comportamento observável. O princípio do comportamento é a resposta fornecida à um reforço. O conhecimento é estruturado via experiência. 
*
Educação
A educação está ligada à transmissão cultural. Ela deverá transmitir comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para manipulação e controle do mundo/ambiente. 
*
A finalidade do sistema educacional é promover mudanças de comportamento nos indivíduos. O comportamento é moldado a partir da estimulação externa e ele não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte.
*
*
Escola
A escola é considerada e aceita como agência educacional que deverá adotar forma de controle, de acordo com os comportamentos que se pretende instalar e manter. A escola deve manter, conservar e modificar os padrões de comportamento que são úteis e desejáveis para a sociedade de acordo com seus padrões culturais.
*
A escola está ligada a outras agências controladoras (Governo, política, economia, etc) e depende delas para sobreviver.Não é necessário à escola oferecer condições aos sujeitos para que ele explore o conhecimento e o ambiente e assim invente e descubra. 
*
Ensino-aprendizagem
Para os behavioristas a aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e/ou na vida mental do indivíduo, resultante de uma prática reforçada. 
Ensinar é um arranjo e um planejamento de contingência de reforço e é responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. 
*
O conceito de contingência na análise do comportamento é ligado ao entendimento de que quando emitimos uma resposta, e esta resposta é de alguma forma reforçada pelo ambiente, ocorrerá um aumento na probabilidade desta mesma resposta ocorrer no futuro devido a sua conseqüência reforçadora. Todo comportamento é determinado, direta ou indiretamente, pelas conseqüências. (Skinner, 1993).
*
É também a aplicação do método científico na investigação e na elaboração de técnicas que objetivam mudanças comportamentais úteis e adequadas. 
Os comportamentos dos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforços arbitrários como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos dos mestres e dos colegas, prestígio, etc. que serão associados a outra classe de reforços: diploma, vantagens na profissão, dinheiro, etc.
*
Seria importante neste processo que o aluno promovesse a incorporação dos comportamentos chegando aos comportamentos autogerados. 
A ênfase desta proposta está na organização das experiências curriculares.
*
Relação Professor-aluno
O aluno tem o controle do processo de aprendizagem e o professor é o que planeja e desenvolve o sistema de ensino e aprendizagem. Isto deve ser feito de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado considerando economia de tempo, esforços e custos. 
*
Metodologia
É bastante ampla nesta abordagem. Decorre desta proposta a elaboração de uma tecnologia de ensino que consiste em uma maneira sistemática de planejar, conduzir e avaliar o processo total de ensino e aprendizagem, empregando uma combinação de meios humanos e não humanos para produzir uma educação mais eficiente. 
*
A individualização do ensino surge decorrente da especificação de objetivos, envolvimento
do aluno, controle de contingências, feed-back constante, apresentação do material em pequenos passos e respeito ao ritmo de cada aluno. 
*
A instrução programada consiste em um corpo de conceitos que sintetizam as idéias básicas sobre a apresentação de estímulos para a aprendizagem. È um esquema para utilizar reforços, modelagem e manutenção de comportamento, para maximizar os efeitos de um reforço.
A matéria deve ser dividida em pequenos passos a fim de que se possam reforçar todas as respostas. 
*
*
Avaliação
Nesta abordagem a avaliação ocorre ao longo do processo, pois dela depende a continuidade dos objetivos. 
A avaliação também ocorre no final do processo com a finalidade de conhecer se os comportamentos finais desejados forma adquiridos pelos alunos.
*
Considerações finais
A ênfase nesta abordagem está no produto obtido, na transmissão cultural, na influência do meio, no diretivismo, no que será aprendido e no que deverá ser transmitido às novas gerações. Baseia-se em resultados experimentais do planejamento de contingência de reforço. 
*
FIM.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando