Buscar

Análise a função social da propriedade de acordo com a abordagem do estatuto da Cidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Análise a função social da propriedade de acordo com a abordagem do estatuto da Cidade.   
Estatuto da Cidade, denominação oficial da lei 10.257 de 10 de julho de 2001[1], regulamenta o capítulo "Política urbana" da Constituição brasileira[2]. Seus princípios básicos são o planejamento participativo e a função social da propriedade.
	O conceito fundamental deste marco legal e primeira contribuição nasce por meio das diretrizes gerais de embasamento para o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade. Quase a metade das diretrizes se relacionam com aspectos ambientais. Como os instrumentos da política urbana a serem empregados nos Planos Diretores devem se pautar por tais diretrizes, além daquelas específicas de cada contexto, existe uma grande probabilidade de que os Planos Diretores da última geração, que são aqueles elaborados segundo o Estatuto da Cidade, tenham incorporado o meio ambiente como componente relevante da gestão territorial.
Embora toda norma legal deva ser periodicamente revista e aprimorada, este trabalho serviu para refletir o potencial e a relevância desta base legal no processo de evolução da gestão ambiental dos municípios brasileiros e a efetividade das políticas públicas de proteção do patrimônio ambiental.
Através do Estatuto da Cidade, no tocante às limitações que recaem sobre a propriedade, dado o descumprimento da função social. Conclui-se que o Estado, por intermédio da Administração Pública, pretende harmonizar o convívio em sociedade e, concomitantemente, promover o melhor proveito do solo urbano. 
Por certo, percebeu-se o dever do Estado em fazer com que o proprietário cumpra a função social da propriedade urbana, sendo facultada a imposição de penalidades nas condições estabelecidas na legislação especial, mas sempre com a premissa de fazer prevalecer o bem-estar coletivo
Bibliografia
 www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/download/9856/7718
https://jus.com.br/artigos/4868/a-funcao-social-da-propriedade-como-principio-juridico/2
http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16001

Continue navegando