Buscar

Fichamento - Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Direito – UFBA
Discente: Tâmara Brito de França
Docente: Pablo Stolze
Turma: Teoria Geral do Direito Civil 1
FICHAMENTO:
Capítulo II - A Codificação do Direito Civil 
A codificação do Direito Civil é um assunto extremamente importante para o entendimento do funcionamento deste ramo do Direito, bem como o significativo processo para tal aperfeiçoamento do Direito Civil brasileiro.
Os autores iniciam o capítulo explicando o sentido da codificação e o que é um código, tal reflexão, faz-se como veículo para uma melhor compreensão do que eles querem dizer no decorrer do capítulo aqui estudado. Para tanto, eles afirmam que codificação é um processo de organização, que reduz a um diploma diferentes regras jurídicas da mesma natureza, agrupadas segundo um critério sistemático. 
Como todo o processo de mudança é comum que haja argumentos favoráveis e contrários, dessa forma, não foi diferente com o processo de codificação.
 Há grandes vantagens na codificação, uma delas consiste na unificação do Direito vigente em determinado país por um critério uniforme. O caráter de unificar o Direito de um povo traz a realização de unidade política, fator crucial de segurança e estabilidade nas relações jurídicas. Os autores nos apresentam o Código de Napoleão como um dos exemplos mais didáticos das vantagens da codificação, que, no entanto, tem força de representatividade, a sua importância é refletida na atualidade, por ainda está em vigor na maior parte e, a influência que causa na elaboração do direito positivo moderno. Em consonância com os autores, um processo de codificação permite, contudo, a conversão do direito pensado na doutrina para o direito positivado. Vale ressaltar, os códigos somente devem surgir quando o direito de um povo já se encontra amadurecido.
Já apontado os critérios vantajosos, alguns autores tiveram posição contrária, a exemplo do respeitável jurista alemão Savigny, o qual afirmava que os códigos seriam, entretanto, uma fossilização jurídica, a qual impedia o curso natural da evolução jurídica. Para tanto, Savigny era defensor da prática jurídica e dos costumes.
Outrossim, Gabba também foi adversário das codificações, na sua perspectiva estas facilitavam a missão e as pretensões dos medíocres. Por sua vez, Saleilles afirmou que a legislação codificada não é flexível, de forma a atender apenas as exigências da vida social no instante que é estabelecida, tornando-se desarrazoada a fixação do direito em um só diploma. 
Em consonância com Stolze e Pamplona, os códigos devem ser realmente feitos para durar, porém não para ser perpétuo, visto que a sua interpretação deve respeitar os valores e época em que vive o intérprete, porquanto, o direito tende a ser plástico, flexível e maleável. Nesse sentido, os autores fazem uma crítica ao Brasil, salientando que não adianta mudar as leis se a mentalidade dos aplicadores continua a mesma.
Em virtude de explicação histórica, os autores retomam ao Direito Romano o qual influenciou fortemente o Direito Civil ocidental. Nas dimensões de influencia, o autor cita Aberlado Lobo, o qual aponta dados relevantes, ele diz que mais de 4/5 dos artigos do Código Civil de 1916 sofreram influência, ou diretamente apreendidos das fontes da organização justinianeia, ou indiretamente da legislação alemã, portuguesa, francesa e italiana, visto 	que, essas também foram largamente nutridas pela cultura romana. 
Vale ressaltar, sobretudo, o Código Napoleão, o qual é um dos mais duradouros diplomas normativos de direito privado do mundo ocidental, sendo, até hoje, o Código Civil vigente na França, embora alterado em muitas disposições, como já fora dito anteriormente. Em 21 de março de 1804 foi aprovado o Código Civil francês, o qual trata de um livro “Das Pessoas; outro “Dos Bens e as Diferentes Modificações da Propriedade” e um terceiro “Dos Diversos Modos pelos quais se adquire a Propriedade”.
Os autores também consideram o BGB (Burgerlich Gesetzbuch) como importante fonte histórica no estudo da codificação. Tendo seu conteúdo como fonte de inspiração tanto para o projeto do CC-16 quanto para p do CC-02.
O processo de codificação do Direito Civil no Brasil teve um processo lento, no entanto, alguns dos fatores que justificam esse processo são apontados de forma linear nesse capítulo. Um dos pontos que devemos destacar é a situação do Brasil em relação ao mundo naquele contexto histórico. Antes de declarar a independência, todo o sistema normativo adotado em Portugal era aplicado em nosso território. Toda via, é possível enxergar a fragilidade disso, uma vez que, embora, o Brasil sendo ex-colônia portuguesa não havia semelhança entre as sociedades, portanto, a norma vigente do Brasil nesse período não era de acordo com a realidade brasileira. Em que pese, Portugal revogou tais ordenações em 1867, mas, ainda assim, elas continuaram a viger no Brasil.
A primeira Constituição brasileira, de 1824, art. 179, n. 18, determinou que se organizasse, o quanto antes, um Código Civil baseado na Justiça e na equidade. Entretanto, as tentativas foram muitas, mas a demora foi longa. 
Inicialmente o baiano Augusto Teixeira de Freitas, preparou a “Consolidação das Leis Civis”. Toda via, segundo os autores, em função de pressões para promulgação rápida e vendo a necessidade de revisar o texto, Teixeira de Fretas, preferiu renunciar em 1866. 
Diante de várias tentativas, a atividade destinada a grandes juristas, como por exemplo, Felício dos Santos, Coelho Rodrigues, dentre outros, não obteve êxito. Por fim, após mais de 15 anos de sua apresentação original, em dezembro de 1915 foi aprovado o Código Civil brasileiro, sancionado e promulgado em 1º de janeiro de 1916, convertendo-se na Lei n. 3071/16, entrando em vigor, somente, em 1º de janeiro de 1917. O projeto foi elabora pelo ilustríssimo professor Clóvis Beviláqua em 1899, o qual se aproveitou em boa parte do projeto anterior de Coelho Rodrigues. A elaboração desse projeto, em 1902, contou com a ajuda crítica do parecer de Ruy Barbosa, o qual se prende ao ponto de vista da forma. Portanto, em 1912 o Senado conclui o seu papel, remetendo o Projeto à Câmara, com grande número de emendas.
O Código Civil brasileiro de 1916, de acordo com o Capítulo 2 do livro Novo Curso de Direito Civil 1, seguiu o exemplo do Código Civil alemão, contou com uma Parte Geral, e outra Especial. 
Devido as modificações da sociedade, houve várias tentativas de reformas, podendo destacar a da década de 40 com o anteprojeto de Código de Obrigações e, na década de 60, os projetos de Cario Mário da Silva Pereira e Orlando Gomes. Dessa forma, várias leis, foram modificando disciplinas especificas do conteúdo do Código Civil.

Outros materiais