Buscar

resumo_pre_historia_da_psicanalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE TEORIAS PSICANALÍTICAS
GRADUANDA VANESSA LOSS VOLPATTO
Depois desta grande transição que foi o século XVI, onde muitas pessoas se viam sem chão e norte (com a desmestificação de algumas verdades absolutas), o que para alguns, gerou um conflito internto muito intenso. O indivíduo teve que deparar com si mesmo, o seu eu, sozinho, desamparado, sem nenhuma certeza de segurança. 
O fato descrito acima pode ter gerado um estado em muitos, de “loucura”, pois em questão de pouco tempo, toda uma base sólida de uma vida fora questionada. Uma relação nova e solitária entre o eu e a própria consicência. 
Muitos estudos surgiram a respeito da loucura, (seus porquês, suas consequências, como tratar…). Algumas teorias diziam que a loucura não atingia o pensamento – visto que o pensamento é controlado pela razão- , mas somente o homem. Alguns estudiosos argumentavam que a loucura era produzida no hospital (conflito com a medicina). Aí o saber psiquiátrico começa a ser questionado e “desvalorizado”, sendo o psiquiátra apenas o agente que isola o louco e o diagnostica. Mas o que se sente falta é de um aparo, um questionamento dos mesmos, um tratamento para esses loucos. 
A psiquiatria se preocupava em achar o agente causador da loucura, e foi considerada a hereditariedade como fator, graças e muitas conversas com os pacientes, onde eles deixavam isso claro. Mas o que se era almejado pelos psiquiatras era uma confissão dos pacientes. A confissão iria desde impor a superioriedade do médico até mesmo a cura do paciente. 
Muitos avanços foram feitos, mas ninguém tinha um conceito de loucura. Moreau Tours fez experimentos nele mesmo com o haxixe, para que ele possa obter um saber direto e não mais indireto. A partir daí, e relação psiquiatria-locura passa a ser própria (direta) e não mais externa. Aí caminhamos para compreesnão da loucura. 
Depois do experimento de Tours, fica criado um “espaço comum ao normal e ao patológico”, que nem precisa ser criado, pois no prórpio sonho que todos temos, a loucura é manifestada. 
A hipnose por Anton Mesmer foi feita de modo alternativo. Ao invés de usar o imã, ele conseguia magnetizar as pessoas apenas com a energia termica produzida pela sua mão. Ele começou a ter demandas grandes de atendimentos, então ele passava a fazer coletivamente, colocando os pacientes em uma grande tina com água e os magnetizavam. Ele foi acusado de charlatagem, mas não havia nada disso; as pessoas se curavam com ilusão de que aquilo poderia dar certo. A partir da medade do século XIX isso muda, e James Braid impõe uma nova técnica, em que o hipnotizador não possui nenhhum poder especial, sem apelo a nennhum fluído magnético. O efeito hipnótico é apenas resultado do estado físico e psíquico do paciente. 
Enquanto isso Charcot buscava estudar a Histeria. Ele buscava entender se a existência ou não de lesão anatômica poderia influenciar no desenvolvimento da histeria. Visto que não havia sentido algum, ele começa a introduzi-lá no campo das perturbações fisiológicas do sistema nervoso, e aplica a hipnose como intervenção clinica principal. 
Se buscava, também, encaixar a histeria no campo das doenças neurológicas, senão o indivíduo seria considerado louco. Charcot consegue por meio de drogas e hipnose trazer uma regularidade ao quadro histérico, tirando-a das mãos do psiquiatra. Porém os pacientes histérios começam a investiver mais mais nos tratamentos médicos, devido à influências dos mesmos. Aí surge a teoria de trauma.
O trauma leva a pessoa a produzir um estado hipnótico que torna a pessoa suscetível à sugestão.
Em contraponto Freud propõe dois tipos de tratamentos para os traumas, que basicamente é o isolamento do paciente do abiente traumático e das pessoas que causaram/assistiram aquele trauma, juntamente uma hipnóse que fazia o paciente encontrar o momento do seu trauma, e eliminá-lo. 
Freud notou que essa questão de fazer a pessoa eliminar o momento do trauma não era eficaz e criavam obstáculos em suas pesquisas, pois criava uma defesa na pessoa que não permitia uma total eficácia do tratamento. 
A sexualidade sempre esteve presente no estudo da psicanálise, e não só por Freud (que era considerado sexólogo). Isso mesmo aconteceu com Breuer e sua paciente Anna O; a peciente desenvolveu um desejo pelo terapeuta, e Breuer simplesmente fugiu, por questões pessoais. Como diz Freud, “Breuer deixou cair a chave que poderia decifrar o grande segredo oculto das neuroses”. A histeria estava muito interligada com fatores sexuais. 
Os séculos XVIII e XIX conheceram a grande explosão a respeito do sexo. Então Freud não foi o que introduziu fatores sexuais interligados a questoes psíquicas.

Outros materiais