Buscar

ExercicioS RESPONDIDOS Ciências Politicas (3)

Prévia do material em texto

Questões para responder em classe:
Quais são os modos de nascimento do Estado?
O Estado se forma partindo de agrupamento humano, de indivíduos ainda não integrados. Dois grandes grupos: formação natural e formação contratual.
E de Extinção?
Um dos fatores que levam o Estado à extinção (ou morte) está em sua estrutura. Apoia-se na força, gera naturalmente a resistência e o desejo de sua morte, se ao contrário sua estrutura sujeita-as às mutações próprias da evolução tende a persistir. 
Indique e explique as Teorias Justificam o Nascimento e a 
Extinção dos Estados.
Do nascimento:
São três os modos de nascimento dos Estados: 
 Originário
 Confederação
 Federação
		 União União pessoal
 União real
Modos de
Nascimento Secundário
dos Estados (desaparece o 
 Estado anterior)
 
 Nacional
 Divisão Sucessoral
 
 Colonização
		 Derivados	 Concessão dos direitos de soberania
		 	 Ato de Governo
Da Extinção: dar por causas gerais ou específicas.
Causas Gerais (desaparecer um dos elementos/União ou Divisão). 	
 - Conquista 
Extinção dos Estados Causas Específicas - Emigração 
 - Expulsão
- Renúncia aos Direitos de Soberania
Quais fatores determinaram o aparecimento do Constitucionalismo? O pretendia assegurar?
Pode-se considerar que o mesmo começou a nascer em 1215 – quando os barões da Inglaterra obrigaram o Rei João Sem Terra a assinar a Carta Magna, jurando obedecê-la e aceitando a limitação de seus poderes. Mas apenas no séc. XVIII se determinou o verdadeiro aparecimento das Constituições, com suas características fundamentais, em razão da conjugação de diversos fatores como a Influência dos Contratualistas, a luta contra o Absolutismo Monárquico e o Iluminismo. Pretendiam assegurar o Direito e liberdade individuais.
Quais os aspectos que se pode distinguir ao conceituar Constituição? Porque são importantes? Quais as principais funções da Constituição?
O Conceito de Constituição permite distinguir um sentido material e formal. são importantes para averiguar a autenticidade da CONSTITUIÇÃO, pois há constituições que não atendem ao aspecto formal, apenas ao material. As principais funções são proteger os direitos fundamentais individuais e preservar a supremacia Constitucional.
O que podemos notar hoje no que se refere a participação do Estado na vida social? Isso retira a necessidade da proteção dos direitos fundamentais individuais? E a necessidade de preservar a supremacia da Constituição de cada país diminui? 
A Constituição que nasceu entre outras coisas para limitar o poder do Estado e mantê-lo afastado das relações particulares e individuais, hoje, cada vez mais se exige do Estado sua participação, mais ampla e intensa, na vida social, sem, contudo, deixar de proteger os direitos fundamentais individuais. Sendo para tanto, indispensável que o Estado seja Democrático, que imponha a lei fruto da vontade do povo porque feita por seus representantes, que ele próprio (Estado) atenda em sua atuação a vontade popular. Portanto, também, não está superada a necessidade de se preservar a supremacia Constitucional, com padrão jurídico fundamental que não pode ser contrariada por qualquer outra norma do sistema, uma vez que carrega em seu corpo os princípios e as normas mais importantes, as quais não podem ser desrespeitadas, condicionando todo o sistema jurídico e, conseqüentemente, o exercício do Poder, uma vez que todo ato tem que estar de conformidade com ela. 
Qual o primeiro objetivo da teoria da Separação do Poder? E após o séc. XIX que objetivo pode ser acrescido?
O primeiro objetivo era assegurar a liberdade dos indivíduos, para garantir que quem faça as leis não as execute, evitando a concentração de poder e a tirania. No início do século XIX o objetivo era evitar o aparecimento de governos Absolutos.
Em que consiste tal teoria? Como divide os atos estatais?
Consiste no aumento da eficiência do Estado. Distribui entre órgãos especializados as principais funções do Estado.
Defina: Regime de Governo, Forma de Estado, Sistema de Governo e Forma de Governo.
Regime de governo: Determina a forma de aquisição e exercício do poder.
Forma de Estado: O modo de exercício do poder político em função do território.” (Unitário e Federal).
 Sistema de Governo: Trata das relações entre as instituições políticas.
 Forma de Governo: Estuda os órgãos do Governo através de sua estrutura fundamental e da maneira como estão relacionados.
Como era a classificação de Aristóteles para as formas de governos? E o que ele considerava como formas impuras?
Realeza ou Monarquia – um só indivíduo governa
Aristocracia – governo de um grupo. – governo de alguns.
Democracia - República – governo de todos.
Considerava formas impuras quando quem governava deixava de se orientar pelo interesse geral e passa governa segundo seu próprio interesse ou conveniências, e assim as formas puras se transformam em impuras. Ex: Realeza (monarquia) em tirania.
Aristocracia em oligarquia.
Democracia (República) em demagogia.
11 - Como Maquiavel concebia as formas de governos?
Ele acreditava que a única maneira de evitar degenerações quebrando ciclo era a conjugação da monarquia, da aristocracia e da democracia. 
12 - Como Montesquieu classificou as formas de governos?
Aponta três formas de governo: Republicano, Monárquico, e Despótico. 
Republicano – aquele que o povo como um todo ou uma parcela dele possui o poder soberano.
Monárquico – aquele que só um governa, de acordo com leis fixas e estabelecidas. 
Despótico – um só governa, sem obedecer às leis e regras – obedecendo somente sua vontade e interesses. 
	Assim: Monarquia e República são as formas fundamentais de governo.
13 - Quais as principais características da Monarquia? E da República?
Monarquia: a Vitaliciedade (governa enquanto viver ou tiver condições de continuar governando), Hereditariedade (escolha do monarca pela sucessão hereditária) e Irresponsabilidade (o monarca não tem responsabilidade política não deve explicações ao povo ou a qualquer órgão de seus atos).
República: Opõe-se a Monarquia, tem um sentido próximo ao significado da democracia, pois da mesma forma indica a participação do povo no governo.

Continue navegando