Buscar

Biofísica Médica - Questionário 2 (Sistema Circulatório)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 1 de Biofísica
Aluna: Jéssica Toschi Fioritto Almeida Matrícula: 201215032
1. O choque do sangue com os esfíncteres capilares e seu atrito com a parede dos vasos são forças de resistência que dissipam energia mecânica do sistema circulatório.Esses eventos contribuem com a redução da pressão e da velocidade do fluido no sistema.Esse processo evita a ruptura dos vasos e favorece as trocas de gases e nutrientes.
2.a) A hipercalemia provoca a despolarização da membrana ,com isso, canais de sódio são abertos e a entrada deste cátion pode gerar um potencial de ação e aumentar o potencial de repouso. Com isso,serão necessário estímulos cada vez menores para dar origem a outros potenciais de ação. Essa alteração pode levar à danos cardíacos, neuromusculares e gastrintestinais.
b) As bombas de sódio e potássio repolarizam a membrana celular na medida que bombeiam 2 cátions potássio para dentro e 3 cátions sódio para fora.
c) A despolarização prolongada causa a inativação dos canais de sódio, pois eles são dependentes de voltagem.
3. A glicose é reabsorvida no segmento proximal do túbulo através de transporte ativo, processo que envolve gasto energético.
4. A velocidade nos capilares é baixa devido às forças dissipativas presentes no sistema e o seu calibre é pequeno devido às bifurcações das arteríolas para a formação da rede capilar. Esses fatores são importantes para potencializar a difusão de gases e nutrientes para os tecidos.
5. O enfisema causa perda da elasticidade do tecido pulmonar e destruição de alvéolos e capilares.Como conseqüência observa-se déficit na ventilação e na oxigenação dos tecidos.
6. A dilatação da arteríola aferente aumenta o fluxo sanguíneo no glomérulo e a constrição da arteríola eferente induz o aumento da pressão hidrostática do sangue. Como conseqüência há maior eliminação de água, formando uma urina menos concentrada e em maior volume. Tudo isso faz com que a pressão arterial diminua e o estímulo para a liberação deste hormônio seja interrompido.
7. Alguns fatores que contribuem para a manutenção do potencial de repouso são as bombas ATPases, a existência de um potencial levemente negativo no interior da célula, que se deve á presença de ânions impermeáveis à membrana celular, e à alta permeabilidade da membrana ao potássio durante o potencial de repouso.
8. No fluxo laminar o fluido escoa de forma organizada, em camadas cilíndricas e concêntricas, já no fluxo turbilhonado, o choque com alguma estrutura dentro do vaso desorganiza o fluxo fazendo com que ocorra atrito entre suas camadas desorganizando-as. 
9. A aspiração do líquido intersticial acontece no sistema linfático, que é fechado, repleto de poros com válvulas que impedem o refluxo e com grande capacidade de se dilatar ativamente. Quando os vasos dilatam, geram uma pressão negativa que aspira o líquido até o limite máximo de sua capacidade. A tensão nas paredes aumenta gerando uma força elástica que faz o capilar se contrair levando a linfa a diante.
10. A pressão efetiva de filtração e determinada pelas pressões hidrostática do glomérulo, que aponta para o interior da cápsula de Bowman, pressão oncótica, que aponta para o exterior da cápsula, e pressão capsular, que aponta para o exterior.
11.a) O surfactane atua reduzindo a tensão superficial do líquido que reveste internamente os alvéolos.
b) As regiões de maior resistência são as vias de menor calibre, pois nelas há maior atrito entre o ar e a superfície das paredes.Exemplo: bronquíolos.
12.Entre uma expiração e uma inspiração a pressão intrapulmonar é igual à atmosféfica. Para ocorrer inspiração, processo ativo, os músculos intercostais e o diafragma se contraem aumentando o volume da caixa toráxica, com isso a pressão intrapulmonar diminui e o ar entra por causa do gradiente de pressão formado. Na expiração, processo passivo, basta que os músculos relaxem para que o volume da caixa toráxica diminua expulsando o ar. Nos alvéolos, a pressão aumenta durante a inspiração e diminui durante a expiração.
13. REPETIDA
14. O monóxido de carbono tem maior afinidade com a hemoglobina do que o oxigênio. Por esse motivo, quando uma molécula de CO se liga a essa proteína ela demora mais tempo para se soltar, impedindo que o oxigênio se ligue a ela. Assim a hematose fica prejudicada e os tecidos ficam com baixa oxigenação
15. A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas que causa episódios recorrentes de tosse, dispnéia paroxística (crises súbitas de desconforto respiratório) e sibilo, chiado produzido pela passagem de ar nas vias com acúmulo de inflamação. A bronquite é uma doença caracterizada por obstrução inflamatória dos brônquios que geralmente é causada por infecções virais.

Outros materiais