Buscar

Avaliando Penal 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

<!--StartFragment-->
	Leia o texto de Michel Foucault extraído da obra Vigiar e Punir, pp. 243 e 244. Após, analise as assertivas e marque a CORRETA.
 "Se tal é a situação, a prisão, ao aparentemente "fracassar" não erra seu objetivo; ao contrário, ela o atinge na medida em que suscita no meio das outras uma forma particular de ilegalidade, que ela permite separar, pôr em plena luz e organizar como um meio relativamente fechado, mas penetrável. Ela contribui para estabelecer uma ilegalidade visível, marcada, irredutível a um certo nível secretamente útil - rebelde e dócil ao mesmo tempo; ela desenha, isola e sublinha uma forma de ilegalidade que parece resumir simbolicamente todas as outras, mas que permite deixar na sombra as que se quer ou se deve tolerar. Essa forma é a delinquência propriamente dita. Não devemos ver nesta a forma mais intensa e mais nociva de ilegalidade, aquela que o aparelho penal deve mesmo tentar reduzir pela prisão por causa do perigo que representa; ela é antes um efeito da penalidade (e da penalidade de detenção que permite diferenciar, arrumar e controlar as ilegalidades). Sem dúvida a delinquência é uma das formas da ilegalidade; em todo caso, tem suas raízes nela; mas é uma ilegalidade que o "sistema carcerário", com todas as suas ramificações, investiu, recortou, penetrou, organizou, fechou num meio definido e ao qual deu um papel instrumental, em relação às outras ilegalidades. (...) O sucesso é tal que, depois de um século e meio de "fracassos", a prisão continua a existir, produzindo os mesmos efeitos e que se têm os maiores escrúpulos em derrubá-la."
I - O texto acima leva a concluir que a prisão é a face visível do sistema penal, tendo-se em vista que ela vai reproduzir as mesmas funções não declaradas por ele.
 II - A prisão não fracassou no que ela não prometeu. Uma de suas funções não declaradas é a de tornar visível a criminalidade praticada por pessoas mais vulneráveis ao sistema.
 III - Quando é falado que a prisão desenha e isola uma legalidade secretamente útil, isto quer dizer que é passada à sociedade a sensação de que ali se encontra toda a criminalidade produzida no âmbito social.
IV - Quando diz que a prisão deixa na sombra a ilegalidade que se quer ou deve tolerar, neste momento Foucault refere-se à criminalidade oculta, ou seja, àquela que acontece, mas não recebe a sentença penal condenatória tal como as outras, que recebem.
	
	
	 Certo
	Todas estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Nenhuma das alternativas
	
	I, III e IV estão corretas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201704167579)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Prova: FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador / Direito Penal / Aplicação da Lei Penal) No que concerne ao tempo do crime, a lei penal brasileira adotou a teoria:
	
	
	
	B) da ubiquidade.
	
	D) do resultado.
	 Certo
	A) da atividade.
	
	C) mista.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201704318793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(83º Concurso de Ingresso ao MPSP ¿ 2003) Dados os enunciados: São verdadeiros: I. O princípio da legalidade, previsto no art. 1º do Código Penal, tem como fundamento o princípio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege. II. A lei penal, ao entrar em conflito com lei penal anterior, pode apresentar as seguintes situações: novatio legis incriminadora, abolitio criminis, novatio legis in pejus e novatio legis in mellius. III. O Código Penal Brasileiro, no que diz respeito ao tempo do crime, adotou a teoria da atividade, pelo que se considera a imputabilidade do agente no momento em que o crime é cometido, sendo irrelevante, para tanto, o momento da produção do resultado. IV. No tocante ao lugar do crime, o Código Penal Brasileiro adotou a chamada teoria mista, que leva em conta tanto o local onde ocorreu a conduta, quanto o local onde se deu o resultado. V. Em relação à lei penal no espaço, a legislação penal brasileira adotou o chamado princípio da territorialidade temperada, pelo qual a lei penal brasileira é, em regra, aplicada aos crimes praticados no território nacional, tendo como exceções as convenções, tratados e regras de direito internacional.
	
	
	
	somente I e II.
	
	somente I e V.
	
	somente I, II e III.
	
	somente II e IV.
	 Certo
	I, II, III, IV e V.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201704318788)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(183º Concurso de Ingresso à Magistratura/SP ¿ 2011) Antônio, quando ainda em vigor o inc. VII, do art. 107, do Código Penal, que contemplava como causa extintiva da punibilidade o casamento da ofendida com o agente, posteriormente revogado pela Lei n. 11.106, publicada no dia 29 de março de 2005, estuprou Maria, com a qual veio a casar em 30 de setembro de 2005. O juiz, ao proferir a sentença, julgou extinta a punibilidade de Antônio, em razão do casamento com Maria, fundamentando tal decisão no dispositivo revogado (art. 107, VII, do Código Penal). Assinale, dentre os princípios adiante mencionados, em qual deles fundamentou-se tal decisão.
	
	
	
	Princípio da legalidade.
	
	Princípio da isonomia.
	
	Princípio da retroatividade da lei penal benéfica.
	
	Princípio da proporcionalidade.
	 Certo
	Princípio da ultra-atividade da lei penal benéfica.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201704051045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao princípio da humanidade, é correto afirmar que:
	
	
	
	determina que todos são iguais perante a lei penal.
	
	determina que a pena não pode ser superior ao grau de responsabilidade pela prática do fato.
	
	determina que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
	
	proíbe a adequação típica por semelhança entre fatos.
	 Certo
	determina que o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica dos condenados.
	
<!--EndFragment-->

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais