Buscar

TRABALHO ORGANIZAÇÃO do trabalho didático 4.2 ok

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO - COC
PEDAGOGIA – MÓDULO 4.1
CAROLINA MOURA
GLEYD CAMPOS 
RAFAELA LOVATO
ZULEICA LOUZADA
Relatório nº 02 (28/05/2013):
“O PLANEJAMENTO ESCOLAR E A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS”
VITÓRIA
MAIO - 2013
�
CAROLINA MOURA
GLEYD CAMPOS 
RAFAELA LOVATO
ZULEICA LOUZADA
“O PLANEJAMENTO ESCOLAR E A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS”
Relatório do Curso de Graduação em Pedagogia apresentado ao Centro Universitário UniSEB Interativo - COC, como parte das exigências da Disciplina Organização do Trabalho Didático sob orientação da Docente Profª. Marília Godinho e Tutora Josiane Eleotério.
VITÓRIA
MAIO – 2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi elaborado a partir da leitura do texto “Planejamento e a construção de uma escola democrática” e a unidade II do Livro disponível no AVA, essa atividade tem como objetivo refletir sobre o planejamento escolar e reconhecer sua importância para o trabalho pedagógico nas escolas, e compreender a importância da qualidade do trabalho pedagógico das escolas para a construção de uma sociedade democrática.
DESENVOLVIMENTO
Planejamento é o ato de antecipar o que será ministrado, na verdade, todo o ato de planejar mesmo que não seja na área pedagógica, dá-se ao fato de antecipar, de forma a estudar, formar, reformular o ato a ser realizado. Um bom planejamento é eficaz e imprescindível para que se alcance o resultado desejado, programado e tão sonhado. O planejamento se torna importante e necessário antes de qualquer tomada de decisão.
Especificamente na educação, o planejamento é utilizado para que existam relações produtivas e de qualidade, o mesmo deve ser concretizado em planos e projetos sejam eles individuais e/ou coletivos, tornando importante a junção dos fatores internos e externos à escola, bem como, a compreensão e visão do educador no que se refere às ações educacionais. O planejamento é usado de forma a apontar falhas na educação, bem como, auxiliar nas novas objeções e soluções quanto à proposta pedagógica da escola, visando sempre uma boa e eficaz orientação na formação humana e de cidadão.
É de suma importância que as instituições e organizações sociais formulem objetivos e que venham através de um plano de ação, executá-los, além da utilização de critérios de avaliação para a qualidade do trabalho que estão realizando. 
O planejamento escolar deve ser processual, envolvendo uma atividade contínua de reflexão e ação, ou seja, o mesmo deve ser de planejamento, concretização e avaliação, e assim consecutivamente sem cessar, utilizando da análise crítica, estudos, pesquisas e avaliações periodicamente.
O procedimento metodológico é um exemplo claro de planejamento, que engloba três momentos: a reflexão; a análise e a capacidade de operar internamente com o conceito.
De acordo com a leitura do texto proposto a Professora usou o seu planejamento para observar as crianças, levar em pauta às reuniões e dessa forma democraticamente, a escola (diretora com a ajuda da merendeira) se propôs a observar continuamente o rendimento das crianças, suas atitudes antes e após a merenda. Suas vontades, suas crises, seus anseios. Dessa forma foram realizados os três passos fundamentais para o momento: 
Reflexão, onde a diretora juntamente com os demais funcionários, observou as atitudes das crianças, estudou estratégias que deveriam ser utilizadas para sanar o problema;
Análise, onde foi formulado um projeto político-pedagógico para a escola;
Capacidade de operar internamente, onde se colocou todo o planejamento em prática.
O planejamento participativo é aquele em que a escola se fundamenta na relação aluno e sociedade, é a busca efetiva da relação com a escola e a realidade histórico-social, devendo pôr em prática a teoria aprendida. Já o planejamento estratégico é aquele onde se busca uma visão multidimensional das questões educacionais, onde ficamos preparados para constantes mudanças. O objetivo deve ser de um trabalho interdisciplinar, ou seja, empregar a metodologia dos planejamentos de forma conjunta, para que se tenha um resultado pleno de acordo com as condições da escola.
Essa discussão sobre planejamento escolar tem impacto direto tanto na elaboração do projeto político-pedagógico da escola quanto dos planos de ensino, planos de aula, currículo, entre outros componentes importantes do processo educativo, que são focos de discussão desta disciplina. O planejamento de ensino tem sido bastante questionado hoje, principalmente quanto ao seu papel de orientador de práticas que contribuam para a melhoria da qualidade do trabalho realizado nas escolas.
CONCLUSÃO
Se quisermos uma educação transformadora, devemos utilizá-lo como arma fundamental para alcançar esta meta, adotando-o segundo os princípios da participação, da análise crítica e global do processo de ensino-aprendizagem, integrado dialeticamente ao concreto do educando, buscando sua transformação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GARCIA, R L Planejamento e Currículo na Escola. In: O papel do diretor e a escola de 1º grau. São Paulo, FDE,1992
Unidade II - O planejamento escolar e a qualidade das aprendizagens – MÓDULO 4.2

Continue navegando