Buscar

DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM
 
Função Informativa: A função informativa, também pode ser chamada como função referencial, o seu principal objeto é informar ou referenciar algo. Podemos observar que ela, está presente na maioria dos textos e conteúdos que visualizamos diariamente. 
Essa função transmite os dados da realidade de forma objetiva e direta é predominante em textos técnicos, instrucionais dissertativos e jornalísticos. Suas principais características são as frases em estruturadas em forma direta, na linguagem denotativa, o texto é construído em terceira pessoa. Pode estar escrito na linguagem verbal e também na linguagem não verbal. 
Exemplos:
‘’ Em cima da mesa á um vaso de flor.’’ 
‘’ Perdi a caneta vermelha, que ganhei do papai.’’
Nas duas frases o autor informa sobre algo a primeira diz o que tem em cima da mesa, à segunda diz o que o filho perde a caneta que havia ganhado de seu pai. Com isso nas duas frases temos uma função referencial. 
Vejamos outra situação de função informativa: 
‘’A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar do esquema de corrupção que envolve a companhia.
No primeiro momento da investigação, desenvolvido a partir de março de 2014, perante a Justiça Federal em Curitiba, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros, que são operadores do mercado paralelo de câmbio. Depois, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras.’’ 
 (Fonte: http://lavajato.mpf.mp.br)
No texto acima, temos a informação sobre a investigação do esquema de corrupção que envolve políticos e doleiros, num esquema que desviava recursos da Petrobrás, essa investigação teve seu inicio em março de 2014. Ele nos dá fatos concretos, mostra por quais circunstancias acontece esta operação nos traz a informação do que é a Operação Lava Jato e porque ela está acontecendo. 
Função Emotiva: Esta função mostra o estado de ânimo, como o autor está se sentindo em um determinado momento, ela da ênfase as suas emoções seus sentimentos. Podemos observar esta função em um texto por meio das interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação. 
Exemplos: 
‘’ Nunca me senti tão amada....’’
‘’Não Acredito! Era exatamente o que eu queria!’’
‘’

Outros materiais