Buscar

AD1 2014 2 com gabarito portugues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a Distância 1 – AGOSTO/ 2014
Disciplina: Língua Portuguesa 2
Coordenadora: Cláudia Andrade	
Nome:______________________________________________________ Matrícula:___________
Pólo: ___________________________________
	Caro(a) aluno(a),
 Antes de responder as questões, observe as seguintes instruções:
discuta suas dúvidas com os tutores presenciais e com os a distância;
preste atenção ao que é solicitado no enunciado das questões;
responda com calma e atenção;
procure não deixar nenhuma questão em branco;
apresente respostas com consistência teórica e busque apoio e referências no seu material didático e nas obras citadas nele;
utilize a modalidade padrão da língua, reconhecidamente a mais adequada a textos científicos, em textos claros, coerentes e coesos;
IMPORTANTE
ATENTE PARA A ALTERAÇÃO DOS PESOS DAS PROVAS: AS ADs TERÃO PESO 4, ENQUANTO AS APs TERÃO PESO 6.
Embora discutidas no grupo de estudo e na tutoria, as respostas devem ser individuais e de autoria do aluno que assina a prova. Cópias, de qualquer natureza, não serão admitidas.
Questão 1 ( 4 pts: 1 ponto cada).
Na aula 4, temos a seguinte definição de ideologia: "um conjunto de ideias, princípios, valores que refletem uma visão de mundo, orientando uma forma de ação". Este conceito é utilizado para dar suporte às discussões sobre estrutura, sistema e ensino de língua. Releia esta unidade e explique, com suas palavras, o que significam as expressões abaixo:
Em todas as questões, podemos considerar outras conceituações, desde que autorais e coerentes.
Ponto cheio (1pt) – o aluno explicitou com clareza todos os conceitos envolvidos; 0,5 – há erro conceitual, incompreensão ou incoerência em, pelo menos, um dos conceitos. 
a) signo ideológico Aqui, os alunos devem levar em conta que, para Bakhtin, as palavras explicitam ideologias, formas de pensamento de uma sociedade. Logo, os signos fazem parte do terreno interindividual, uma vez que a palavra(signo) é desenvolvida pelo homem através do convívio social. Ponto cheio (1pt) – o aluno explicitou com clareza os dois conceitos; 0,5 – há erro conceitual ou incompreensão de um dos conceitos
b) caráter dialógico da linguagem
Os alunos devem considerar que, nessa perspectiva, a língua não pode ser vista como um produto pronto, acabado, uma vez que existe uma interatividade dos indivíduos com a linguagem. É nessa interação que é possível perceber como a língua funciona. A maneira de se comunicar, então, difere em decorrência do meio social
c) processo de construção dos sentidos
Decorrente do caráter interatividade e do diálogo inerentes à linguagem, o processo de construção de sentidos se dá entre os indivíduos, que, por sua vez, estão imersos no tecido social. A resposta deve garantir a ideia de processo, de algo que está acontecendo, e não como produto acabado, estático.
d) língua como estrutura
Espera-se que o aluno indique conceitos advindos da teoria estruturalista: língua como sistema composto de formas estáveis e reiteráveis; realce ao estudo da língua em si, desconsiderando-se as relações sociais inerentes à construção dos sentidos; ênfase na gramática da língua em suas relações internas. Pode-se ainda considerar as respostas que indicam o ensino baseado nesta concepção.
Questão 2 (6pts)
	Compartilhe conosco sua visão sobre uma aula de leitura cujo principal objetivo seja oferecer ferramentas ao aluno, a fim de que ele encontre seus próprios meios para ler e compreender/interpretar um texto. Escreva sua proposta de aula, determinando o texto a ser analisado, seu contexto de produção (fonte do texto e objetivos), e as atividades feitas para ele, de forma que contemple o exercício dialógico da linguagem. 
	Sugestão para distribuição dos pontos:
2 pts – para a escolha e análise do texto 
3 pts – para a proposta de atividade (1)de forma que contemple o exercício dialógico da linguagem, 2) que leve à compreensão do texto, 3) que seja produtiva, ou seja, garante aprendizagens relevantes)
1pts – para a organização formal

Outros materiais