Buscar

Exercícios Mediação de Conflitos aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	Marque a alternativa correta : Em determinado processo judicial cujo objeto é a cobrança de dívida, as partes requereram a suspensão para que a lide seja submetida à sessão de mediação, havendo assim possibilidade de composição da dívida, com a celebração de acordo que levará à extinção do processo judicial. Consoante a Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, a sessão de mediação deverá ser conduzida pelo:
		
	 
	Mediador Judicial, que não estará sujeito à prévia aceitação das partes.
	
	Mediador extrajudicial, que não estará sujeito à prévia aceitação das partes.
	
	Juiz de outra Vara, desde que tenha a mesma competência material.
	
	Juiz do processo, responsável pelo julgamento da lide.
	 
	Mediador extrajudicial, escolhido pelas partes.
	
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	Hoje, na era da negociação e da mediação, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Nesta linha de pensamento é possível assegurar que:
		
	
	Em Los Angeles - USA, foi criada a primeira Corte de Conciliação em 1939, com o objetivo de preservar a vida familiar. Proporcionando a dissolução rápida do matrimônio para evitar que tais conflitos se tornassem caso de polícia
	 
	A formalização e a estruturação da mediação têm propiciado o aparecimento de inúmeras técnicas conciliatórias por diferentes causas, constituindo-se num fenômeno de mudança social.
	
	A mediação é inoperante em nossa sociedade, pois, culturalmente, em situação de conflito os indivíduos estão habituados a recorrer ao judiciário para resolver questões legais e à psicologia para lidar com questões pessoais.
	
	A mediação se tornou conhecida no século XX, nunca sendo utilizada nos séculos passados.
	
	Apesar de muita curiosidade sobre a mediação nos últimos 30 anos, este mecanismo não tem se desenvolvido em nossa sociedade. É o chamado movimento da mediação (RAC ¿ Resolução Alternativa de Conflitos ou RAD - Resolução Alternativa de Disputas).
	
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	A Lei n. 13.140/2015 dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública. Diante do exposto é correto afirmar:
		
	
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido somente pelo Tribunal, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro parcial com poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação o procedimento judicial desenvolvido por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido pelo juiz, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	 
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão
	       
	
	Marque a resposta correta : A Lei nº 13.140/2015 dispõe que a mediação pode ser extrajudicial ou judicial, em relação a esta última
		
	
	O procedimento de mediação judicial deverá ser concluído, impreterivelmente, em até sessenta dias, contados da primeira sessão, não se admitindo sua prorrogação.
	
	O procedimento de mediação judicial será concluído em até trinta dias, contados da primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação.
	 
	O procedimento de mediação judicial deverá ser concluído em até sessenta dias, contados da primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação.
	
	Se as partes forem encaminhadas pelo juiz, para a mediação, deverão, obrigatoriamente, celebrar o acordo.
	
	Na mediação judicial, os mediadores estarão sujeitos à prévia aceitação das partes, não sendo observadas as hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz, que não são aplicadas ao mediador.
	
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	Analise as afirmativas a seguir: I - O processo de negociação comporta os interesses explícitos e implícitos de seus negociadores. Nessa perspectiva, o assunto velado é o real valor do produto a ser negociado. Esse valor se altera na medida da necessidade que cada um dos negociadores tem em relação ao item a ser negociado. II A capacidade de mapeamento dos interesses presentes em uma negociação compõe um dos elementos que, indicam a qualificação superior de um bom negociador. III A ideia visual do iceberg serve para definir a diferença entre posições e interesses. A ponta do iceberg é a posição de cada parte na negociação (fácil de ver); mas o interesse mais profundo fica escondido sob a água. IV- A técnica do loop-feedback consiste na repetição da informação recebida seguida de uma explanação sobre como a ideia está sendo interpretada, requisitando-se, então, a confirmação da outra parte em relação à interpretação oferecida. Assinale:
		
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	 
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	 
	Se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	Marque a resposta correta: Hoje, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Podemos chamar este período atual de
		
	 
	era da negociação e da mediação
	
	momento de judicialização dos conflitos
	
	etapa de renovação de métodos decisórios para juízes
	
	espaço para a elaboração de mais leis
	
	fase de evolução das estratégias judiciais punitivas
	
	
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	A medição consiste em instrumento complementar de solução de conflitos que incentiva os cidadãos a participar efetivamente na sociedade em que vivem, criando de forma autônoma e organizada, soluções pacíficas e sensatas para os problemas de convivência que afloram.( CARNEIRO, Daniel Carneiro. A mediação de conflitos como instrumento de acesso à justiça e incentivo à cidadania. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2673, 26 out. 2010 ) Desta forma a mediação incentiva
		
	
	o estabelecimento de metas a serem cumpridas pelos participantes , antes da solução ser dada por um terceiro
	
	a escolha de pessoas especializadas na área do conflito, entre as partes, para expor seus pontos de vista e, assim determinar a melhor escolha
	 
	nos indivíduos a oportunidade de dispor de forma pacífica sobre seus problemas, inserindo-os na cultura do diálogo
	
	a formação de grupos para discussão dos problemas e atribuição de soluções pelos terceiros convocados para participar
	
	no Judiciário a chamada conciliação , realizada por dois mediadores e um conciliador , experiente no assunto a ser resolvido
	
	
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	Marque a resposta correta: Apenas muito recentemente o campo de resoluções alternativas de conflitos tem se organizado profissionalmente, pois, culturalmente, em situação de conflito os indivíduos estavam habituados a
		
	
	estabelecer metas para a distribuição dos problemas que eram analisadospelos sindicatos como questões sociais
	
	não fazer nada porque a morosidade da Justiça fazia com que as pessoas desistissem de lutar pelos seus direitos
	
	avaliar os vários problemas da situação e estabelecer possibilidades de respostas que fossem boas para todos
	
	pedir auxílio nas entidades religiosas para que desta forma fosse , ao menos, dada uma resposta espiritual para o problema apresentado
	 
	recorrer ao judiciário para resolver questões legais e à psicologia para lidar com questões pessoais

Outros materiais