Buscar

Teorias e sistemas prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria: é O conjunto de ideias base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Conhecimento descritivo puramente racional. A teoria deve ser entendida como um caminho aberto e não como um dogma (sempre pode ser mudada se algo novo surgir) 
Paradigma: Corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites. Uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas, ou seja, é uma visão de mundo. 
Paradigma mecanicista (física clássica): visão de mundo fragmentada, homem visto em pedaços. 
Paradigma quântico (nova física): tudo é um, visão completa do homem e do mundo. 
Pré-socraticos: A grande preocupação dos pré-socráticos era com relação à origem do universo. Por isso, buscaram explicar a arché(visão cosmológica). Pode-se dizer que a maior contribuição destes pensadores foi a contemplação e utilização de um elemento que pudesse explicar a origem de todas as coisas (elementarismo) 
Tales de mileto: procurou um elemento estável para ser a substancia fundamental, escolheu a água pq ela estava presente em vários seres vivos. 
Heráclito: via que o mundo estava em constante devir(mudança), e que o permanente era ilusão dos sentidos, ele se preocupara mais com a o processo de transformação sofrido pelo elemento do qeu com o elemento em si, pq diz que com o tempo tudo muda! 
Contribuição de Heráclito com a psicologia: Lembrando ao psicólogo que ele não trabalha com unidades fixas., mas com processos mutáveis.
Anaxágoras: não era elementariasta mais afirmava a existência de uma semente que daria origem a tudo pois traziam em si o gemem, essas sementes estariam no magma. Oq designaria a diversidade dos seres seria a disposição dos elementos trazidos no magma. 
Importância para a psi:Dando atenção ao processo psicológico, protestando contra o reducionismo. 
Pitágoras: Todas as coisas são números e o processo de libertação da alma seria resultante de um esforço basicamente intelectual. Ele procurava conhecer o mundo de uma forma mais empírica, oq ajudou a psicologia a se constituir ciência. 
Demócrito: A realidade é feita de pequenas partículas.A alma é constituída de átomos, estando sujeita a decomposição e à morte.Só existem átomos e vazio (separaração da alma de corpo) 
 Periodo antropocêntrico: o ser humano como objeto de observação. 
Sofistas: Saber falar!Saber persuadir! A verdade é relativa.	 
Sócrates: missão:“Dialogar com as pessoas. Mas dialogar de modo a fazê-las tentar justificar os conhecimentos, as virtudes ou as habilidades que lhes eram atribuídos”. “Conhece-te a ti mesmo”.Miêutica – parindo as palavras, retirando o conhecimento e não impondo 
Conhecimento dado não vendido, filosofia e psicologia ligadas a etca e a pedagogia.dialogo critico. 
Platão: o homem é composto de mente e corpo, Mente: o bem, o bom (valorização do intelecto)Corpo: parte inferior, cárcere da alma(visão dualista).Conhecer é lembrar(conhecimento inato).existência do mundo das idéias (perfeito).Preexistência da alma Sensual, afetiva e racional. 
Aristóteles: discípulo de Platão, não acredita em conhecimentos inatos nem no mundo das idéias, o conhecimento era adquirido por meio das experiências e que tudo da inteligência passa pelos sentidos, ele ultrapassou o dualismo (mete X corpo) dizendo que os dois eram indivisíveis. foi o primeiro a escrever tratados sistemáticos de psicologia sentidos, sensação, memória, sono, insônia, velhice, vida, morte. Diazi a que tudo era problema de caráter e que tudo que o homem fazia leva a algo bom. 
 Idade media 
Patrística: Conciliar o cristianismo ao pensamento filosófico dos gregos.Tenta basear a fé em argumentos racionais. Santo Agostinho: retomando a dicotomia de Platão - A alma humana é superior ao corpo. “Só é possível alcançar a verdade das coisas por meio da luz de Deus, no íntimo de nossa alma”. Estudo da memória, percepção e hábito
Escolástica: Primeiras universidades e escolas: fornecer argumentações racionais para justificar as verdades reveladas da Igreja.Santo Tomas de Aquino: retomando Aristóteles - metafísica, lógica, ciência, filosofia.A existência de Deus, a imortalidade da alma.Estudos sobre a natureza e atributos da alma, empirismo 
 Mecanicismo: 
Galileu, Descartes e Newton, (séc. XVII), estabeleceram novos modelos de descrever o mundo e seus fenômenos. 
Galileu: descobriu que os objetos em queda livre (por exemplo, a água numa fonte) descrevem uma curva com uma forma matemática precisa, conhecida como uma parábola. Todo mundo é descrito por meio da matemática. 
Newton: o universo se move:Gravidade e movimento. 
Bacon: Observação meticulosa dos fatos.Exclusão das perturbações da mente.Interpretação da Natureza
Descartes: crença na verdade científica. Um método para a prática científica.Racionalismo: a verdade está enraizada na razão.O universo como máquina (homem maquina).Fragmentação do pensamento.Dúvida: “Os sentidos nos enganam”.

Outros materiais