Buscar

Assedio moral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O assédio moral no local de trabalho sobrevém através da exposição dos empregados a circunstâncias ofensivas e constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais corriqueiras em relações hierárquicas e autoritárias, em que preponderam comportamentos negativos, relações desumanas e aéticas que ocorre por um período de longa duração, assedio de chefes dirigidos a subordinados. A humilhação periódica e de extensa duração intervém na vida do trabalhador e trabalhadora de maneira direta, afetando sua identidade, compostura e relações afetivas e sociais, acarretando danos graves à saúde mental e física, que podem evoluir para a incapacidade laborativa ou desemprego, estabelecendo um risco invisível, no entanto concreto, nas condições e relações de trabalho.
Geralmente o assediador, é um chefe, no entanto há, ainda, companheiros de trabalho que por se entenderem em “posições privilegiadas”, contribuem com o assedio, e inclusive, estimulam ou a praticam diretamente. Os Assediadores aparentam ser pessoas normais, mas que possuem a capacidade de manipular as pessoas e as situações em benefício próprio, sem ter qualquer preocupação com o resultado de seus atos.
O resultado principal do terrorismo psicológico é quando afeta a saúde mental e física da vítima, mais frequentemente acometida de doenças como depressão e estresse, chegando, por vezes, ao suicídio. O trabalhador moralmente assediado internaliza sua culpa e crê que contém uma efetiva participação na sua doença.
O filme pode ser considerado como uma representação que também reflete o fato organizacional e pode ser um subsidio usado para pensar sobre os assuntos da produção da realidade nas organizações , pois esse interpreta representações, construções e desconstruções da vida real.
O combate eficaz ao assédio moral no trabalho estabelece a formação de um coletivo multidisciplinar, abrangendo distintos fatores sociais: médicos do trabalho e outros profissionais de saúde, e grupos de reflexão sobre o assédio moral. Para conquistarmos um ambiente de trabalho saneado de riscos e violências e que sejam sinônimos de cidadania, estes são passos iniciais para tal conquista.

Continue navegando