Buscar

AV1 TEORIA E PRÁTICA DA RECREAÇÃO E LAZER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703964973)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É importante ressaltar também que a Educação Física, na escola, deve incluir tanto quanto possível todos os alunos nos conteúdos que propõem, adotando para isto estratégias adequadas. Não se pode mais tolerar a exclusão que historicamente tem caracterizado a Educação Física na escola. Todos os alunos têm direito a ter acesso ao conhecimento produzido pela cultura corporal. Ao elaborar uma aula de Educação Física, o professor deve preocupar-se em:
		
	
	Propor atividades que atendam aos interesses e objetivos estabelecidos pelo professor prioritariamente, pois a execução do plano de aula está acima do interesse particular do aluno.
	
	Propor atividades que não envolvam a participação simultânea dos alunos , evitando assim, tumulto no decorrer do desenvolvimento das mesmas.
	 
	Propor atividades motivantes e que, de preferência, todos os alunos tenham condições de participar simultaneamente das mesmas.
	
	Propor atividades nas quais os alunos sejam eliminados progressivamente no decorrer da sua execução, pois a competitividade deve ser trabalhada desde a infância, torna a aula desafiadora e prepara o aluno para a vida.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704360254)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Marinho e Bruhns (2006), Betran cita que os exercícios corporais sistemáticos permitem o tipo físico atlético. Mas as novas práticas de atividades físicas vieram formar um novo tipo corporal que compreende por: inversões corporais, percepções e sensações insólitas, equilíbrios e desequilíbrios, acrobacias e reequilíbrios. Assinale a alternativa correta que indica esse tipo corporal:
		
	
	Flexível
	
	Natural
	 
	Acrobático
	
	Inverso
	
	Radical
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703964630)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser. Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam:
		
	
	teóricas, pois elas valorizam a dimensão científica da área, o que aproxima a Educação Física das outras disciplinas e de modelos de escolarização e contribui para a superação do preconceito em relação ao saber corporal.
	
	práticas, pois elas servem de base para a formação dos futuros atletas, o que torna a Educação Física um meio eficaz para a democratização do esporte.
	 
	práticas, teóricas, teórico-práticas, pois elas ressaltam as relações entre as diversas dimensões dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, o que diversifica as estratégias empregadas.
	
	práticas, pois elas ressaltam a especificidade dos conteúdos de Educação Física em sua dimensão procedimental, o que garante uma aprendizagem motora adequada.
	
	teóricas, no início, pois elas serão referência conceitual em aulas posteriores, caracterizadas pela prática a partir das diversas dimensões dos conteúdos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704429100)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A seguir estão descritos alguns benefícios que as atividades recreativas proporcionam.
Marque aquele que NÃO é benefício proporcionado pelas atividades recreativas:
		
	 
	Reduz o nível de estresse e riscos em desenvolver doenças como depressão e obesidade;
	 
	Aumenta a qualidade e entusiasmo pela vida;
	 
	Fortalece o sistema imunológico, pois pessoas ativas possuem menos chances de desenvolver doenças e, segundo pesquisas, possuem menos despesas com saúde e com remédios;
	 
	Desenvolve a criatividade, já que o estresse diminui a capacidade criativa das pessoas. As atividades de lazer, por sua capacidade relaxante, proporcionam maior inspiração. As melhores ideias são obtidas em momento de lazer.
	 
	Diminui a expectativa de vida e melhora a autoestima;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703370241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde os primórdios da humanidade, o ser humano tenta entender o universo e sua existência. Neste momento, a informação é contextualizada e visualizada na compreensão e no significado da comunicação. Ao introduzir em seus conceitos primários as várias funções de se expressar, o homem vivencia o movimento, a reprodução e a exibição dos momentos da vida, que ao entrar em contato com a natureza e com a cultura, passam a descobrir, de forma livre, o sentimento e a diversão na busca de uma vida saudável com a necessidade de brincar e jogar. Ao utilizar os elementos jogo, brincadeira e movimento, o recreacionista pode dar suporte à criança para a formação da:
		
	
	Esportivização corporal.
	
	Percepção esportiva
	
	Corpolatria lúdica.
	 
	Cultura infantil.
	
	Educação higienista.

Outros materiais