A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
AVALIAÇÃO PARCIAL  PSICOFISIOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 3

A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo participa da maturação dos gametas?
		
	
	TSH
	 
	FSH
	 
	GH
	
	ACTH
	
	LH
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202398569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Definida como a permanente tendência ou estado dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). O fundamental é entendermos que a manutenção do organismo nesta condição assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente. O parágrafo refere-se a um estado denominado:
		
	 
	Homeostase
	
	Autônomo
	
	Vegetativo
	
	Somático
	
	Visceral
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201736364)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como_________________.
		
	
	Estado pós-absortivo
	
	Fase de substrato
	
	Fase gástrica
	
	Fase cefálica
	 
	Estado prandial
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201736366)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O período de jejum entre as refeições onde o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo é conhecido como _______________________.
		
	
	Fase de substrato
	
	Fase gástrica
	
	Fase cefálica
	
	Estado prandial
	 
	Estado pós-absortivo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202399049)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um gene chamado (X) está presente na região determinante do sexo no cromossomo (Y), ele é responsável pela produção de uma proteína chamada fator de determinação (Z), participando, junto a outros genes, da formação de organismos geneticamente (W). As incógnitas X, Y, Z e W podem ser adequadamente substituídas por:
		
	 
	SRY, Y, testicular, masculinos
	
	SRX, X, ovariana, femininos
	
	SRO, X, ovariana, femininos
	
	SRO, Y, testicular, masculinos
	
	SRY, X, ovariana, femininos
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202408398)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme os estudos relacionados ao Comportamento Reprodutivo sabemos que o comportamento sexual humano é controlado por ações conjuntas de diversas estruturas do nosso sistema nervoso. O córtex cerebral, por exemplo, tem papel importante, sendo o sítio onde as ideias eróticas surgem e se diversificam. Já a medula espinhal tem papel mais determinante, pois por ela seguem as aferências para o cérebro e os comandos que determinarão as eferências. Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma aferência:
		
	 
	Estímulos táteis.
	
	Eriçamento dos pelos.
	
	Contrações dos músculos pubianos.
	
	Ereção do pênis.
	
	Ereção do clitóris.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201736594)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção a seguinte definição: está relacionada com a entrada de um evento qualquer nos sistemas neurais relacionados com a memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	
	Seleção
	 
	Aquisição
	
	Evocação
	
	Retenção
	
	Consolidação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201736590)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente esta definição: considerada um processo de aquisição de informações, ou seja, a entrada de um evento de origem sonora, visual, emocional, etc. em nosso sistema neural. O evento pode ter origem externa ou interna ao nosso organismo. Ela define adequadamente:
		
	
	Memória.
	
	Pensamento.
	 
	Aprendizagem.
	
	Linguagem.
	
	Atenção.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201742461)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As emoções representam uma das funções mais complexas de nosso organismo, sendo processadas por nosso sistema nervoso. Segundo diversos autores elas possuem três componentes principais: os sentimentos, os comportamentos e os ajustes fisiológicos específicos. Considerando esses componentes, avalie as três afirmações a seguir: I. Os sentimentos podem ser positivos ou negativos. II. Os comportamentos são representados atos motores específicos de cada emoção. III. Os principais ajustes fisiológicos são a secreção de hormônio e neurormônios. Assinale a opção adequada:
		
	 
	I, II e III estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	I e II estão incorretas
	
	I, II e III estão incorretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202399054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação à teoria de Cannon (1871-1941) e Bard (1898-1977) apresentada pela primeira vez em 1927, a qual se tornou popular entre os cientistas, propunha que a experiência emocional pode ocorrer independente de uma expressão emocional fisiológica. Para embasar esta teoria eles apresentaram estudos em pessoas que possuíam lesões na medula que as impediam de perceber as sensações e que, no entanto, preservavam a capacidade de sentir emoções. Outra questão apresentada por essa nova teoria era de que as mesmas alterações fisiológicas ocorriam em emoções bem diversas, como o palpitar rápido do coração de uma pessoa irritada e de um apaixonado. Em relação à referida teoria é correto destacar que:
		
	
	Para eles o hipotálamo seria o grande ativador das emoções.
	
	Para eles o epitálamo seria o grande ativador das emoções.
	
	Para eles o hipocampo seria o grande ativador das emoções.
	 
	Para eles o tálamo seria o grande ativador das emoções.
	
	Para eles o subtálamo seria o grande ativador das emoções.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 1a Questão (Ref.: 201201871151)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). Isso significa que:
		
	
	O organismo que possui homeostase é raro e excêntrico, pois o normal é o organismo doente e frágil, debilitado.
	
	O organismo não pode se manter internamente, visto que há constantes desequilíbrios provocados pelo meio externo, o que impossibilita a homeostase.
	 
	A manutenção do organismo em homeostase assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente.
	
	Cada organismo reage de um jeito aos estímulos externos, por isso a homeostase não existe.
	
	Um organismo em homeostase está em processo de inconstância e inconsistência, sem limites fisiológicos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201871150)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ricardo está muito motivado para trabalhar, ele conseguiu um trabalho novo e está animado com as novas possibilidades. Ele tem se dedicado bastante nos treinamentos que a empresa oferece. O comportamento de Ricardo é um:
		
	
	Comportamento Imotivado Essencial
	
	Comportamento Imotivado Elementar
	 
	Comportamento Motivado Complexo
	
	Comportamento Imotivado Vascular
	
	Comportamento Motivado Sexual
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201736308)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Processo pelo qual o organismo transforma o alimento em energia para o funcionamento e a regeneração das células. Qual