Buscar

Fases do Desenvolvimento Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fases do Desenvolvimento Infantil
I.E.E. Gomes Jardim
Leandro Xavier
Turma 201
Jean Piaget
 Segundo Piaget, as fases do desenvolvimento infantil se dão através da construção e da reconstrução do pensamento, assimilação e acomodação das estruturas, essas fases acontecem em 4 estágios:
1 Estágio sensório-motor;
2 Estágio simbólico;
3 Estágio conceptual;
4 Estágio das operações formais.
Estágio Sensório-motor
 No Estágio sensório-motor, que vai do zero até os 2 anos de idade, é onde se inicia o desenvolvimento das coordenações motoras, a criança aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos das crianças está vinculado ao concreto.
Estágio Simbólico
 Já no Estágio simbólico, que é dos 2 até por volta dos 7 anos, o pensamento da criança está centrado nela mesma, é um pensamento egocêntrico. E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.
Estágio Conceptual
 No Estágio Conceptual, que é dos 7 até por volta dos 11, a criança continua bastante egocêntrica, ainda tem dificuldade de se colocar no lugar do outro. E a predominância do pensamento está vinculado mais acomodações do que as assimilações.
Estágio das Operações Formais
 No último Estágio que é o das Operações Formais que vai por volta dos 11 anos até a vida adulta, é uma fase de transição, de criar ideias e hipóteses do pensamento. A linguagem tem um papel fundamental para se comunicar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais