Buscar

Estudo de caso 1 direito das coisas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso 1. Resolver um dos seguintes casos:
CASO 1. José adquiriu de Maria em julho de 2012 um apartamento localizado na praia de Copacabana. Após cinco meses morando no imóvel José foi notificado pelo condomínio para que pagasse as taxas condominiais atrasadas referentes ao período de janeiro de 2011 a junho de 2012. José contra-notificou o Condomínio afirmando que as taxas condominiais não lhe poderiam ser cobradas, uma vez que à época não era proprietário do imóvel. Pergunta-se: 
quem tem razão, o Condomínio ou José? Explique sua resposta e indique nela qual o prazo prescricional para a cobrança dessas taxas.
Apresentar dois exemplo de obrigações propter rem em que se constituem obrigações negativas.
Apresentar dois exemplos de ônus reais.
Os direitos reais são numerus clausus, sendo vedada a criação de tipos inominados. Os direitos obrigacionais são numerus apertus, podendo a autonomia privada criar tipos inominados. O que está sendo afirmado no texto é certo ou é errado? Justificar a resposta.
As obrigações propter rem são obrigações de natureza ambulatória, o que significa afirmar que a titularidade acompanha sempre o direito real, como é o caso da taxa condominial. O que está sendo afirmado no texto é certo ou é errado? Justificar a resposta
CASO 2. Pedro, Manoel e Joaquim são compossuidores de uma chácara indivisa localizada na Região Metropolitana de Salvador. No entanto, em novembro de 2011 Pedro, sem consultar os demais possuidores resolveu cercar uma fração ideal da propriedade, declarando a área como exclusivamente sua. Manoel e Joaquim insurgiram-se contra a turbação e solicitaram a retirada da cerca.
a)     Classifique a posse de Pedro sobre a área cercada e explique as classificações escolhidas.
b)     Manoel e Joaquim podem ser considerados compossuidores para fins de defesa da área comum pro indiviso? Justifique sua resposta.
c) Apresentar dois exemplos de desdobramentos sucessivos da posse.
d) Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância, mas quando o detentor exerce poderes de fato sobre a coisa é considerado possuidor para todos os fins. O que está sendo afirmado no texto é certo ou é errado? Justificar a resposta.
e) A teoria subjetivista foi desenvolvida por Ihering e afirma que a posse consiste no exercício de algum dos direitos inerentes à propriedade, independente da intenção do possuidor. É, portanto, uma forma de exteriorização da propriedade. O que está sendo afirmado no texto é cero ou é errado? Justificar a resposta.
CASO 3. Pedro, ao se preparar para uma viagem de dois meses, solicitou ao seu amigo Antônio que guardasse durante esse período alguns pertences seus, a fim de evitar que fossem perdidos em eventual furto à sua residência. Entre os pertences entregues a Antônio estavam: um automóvel, uma bicicleta, um computador e um tablet. Antônio receberá pela guarda dos bens durante os dois meses da viagem o equivalente a R$ 400,00 (quatrocentos reais). Enquanto Pedro estava viajando sua irmã procurou Antônio exigindo que lhe entregasse o computador, pois seria seu. Antônio afirmou ser impossível a entrega, pois nada tinha lhe sido comunicado por Pedro. Marília agrediu Antônio física e verbalmente tentando fazer com que lhe entregasse o computador. Pergunta-se: 
a) pode Antônio fazer uso da autodefesa dos bens? Explique sua resposta. 
b) Classifique o tipo de posse que Antônio dispõe sobre os bens que lhe foram entregues por Pedro. 
C) Qual a modalidade de contrato que foi firmado entre Pedro e Antônio?
D) Antônio também pode fazer uso das ações possessórias para defesa da sua posse? Justificar a resposta.
E) No usufruto a posse direta é exercida pelo nu-proprietário. O que está sendo afirmado no texto é certo ou é errado? Justificar a resposta.

Outros materiais