Buscar

Disciplina.docxAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	Avaliação:  CEL0367_AV_201502472511      Data: 12/06/2017 17:31:57 (F)       Critério: AV 
	Aluno: 201502472511 - DERLI MEDEIROS FARIAS 
	Nota Prova: 7,5 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0 
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 723436)
	Aula 1: Praticas avaliativas
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	"Porque a avaliação não é mais que uma simples medida de desempenho dos alunos". Essa afirmação utilizada por vários educadores nos revela que a maneira de avaliar está mudando. Cite, pelo menos duas, dessas mudanças.
		
	
Resposta: A avaliação pretende uma medida diagnóstica e formativa, onde o erro não é mais um agravante e sim uma hipótese de aprendizagem, as dificuldades vão sendo resolvidas e trabalhadas no curso da aprendizagem, a intenção é levar o aluno a perceber os erros e aprender com os mesmos, investigar os conteúdos e matérias, questionar sobre o aprendizado, ter suas próprias percepções sobre os assuntos, argumentar sobre eles e serem capazes de tirar suas conclusões.
	
Gabarito: O aluno deverá dissertar sobre como o avaliar a aprendizagem implica mais que a descrição objetiva da realidade, é multidimensional, precisa abranger um conhecimento longitudinal do crescimento do sujeito avaliado.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 729875)
	Aula 8: Fracasso escolar
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Estatísticas publicadas na década de 1930 já revelavam não só altos índices de evasão e reprovação, mas também o então primeiro ano do curso primário como um ponto de estrangulamento do sistema educacional brasileiro." (M.H.S. Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999(com adaptações). O texto acima ilustra um antigo problema que, ainda hoje, está presente no cenário educacional que é a culpabilização do aluno por seu fracasso escolar por não apresentar dons naturais. Que críticas podemos fazer a essa linha de pensamento que atribui ao fator genético o elemento determinante do fracasso escolar?
		
	
Resposta: Críticas ao projeto político pedagógico do Estado, da educação, do professor, de um sistema que dissocia teoria e prática, ensino-aprendizagem. Profissionais que não estavam comprometidos com a educação, com o avanço da aprendizagem, com a investigação e com a pesquisa, que não avaliavam a sua própria prática, sem nenhuma tentativa de mudança na forma de atuação, transferindo toda a culpa para a " falta de capacidade cognitiva e intelectual " do aluno. Pode sim existir fatores genéticos que contribuam para o fracasso escolar do aluno, mas o que não pode, é transferir toda a responsabilidade do fracasso para o aluno, sem que haja algum tipo de intervenção, mudança de estratégia, interesse de rever a própria prática pedagógica.
	
Gabarito: 
Que  o aluno não é o único responsável por seu fracasso escolar, que há  outros elementos determinantes além do fator genético, porém que só são percebidos à luz de uma abordagem sócio-histórica, sócio-cultural. Logo, trata-se de rompermos com essa visão reducionista sobre o indivíduo, pois, o fenômeno é complexo para responsabilizarmos apenas o aluno por seu fracasso escolar. Essa linha de pensamento que responsabiliza apenas o aluno pelo fato de não apresentar dons naturais é fruto da herança dos estudos de Grancis Galton e Binet que, por serem da área médica, ainda construíram instrumentos de avaliação, determinando uma faixa de normalidade e aqueles que não estivessem dentro do padrão determinado previamente, seriam excluídos do sistema ou teriam grandes chances de apresentar um baixo rendimento escolar.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 107175)
	Aula 1: RELAÇÃO ENTRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. 
Tendo por base o fragmento acima, sobre a condição do educando podemos afirmar que: 
		
	
	Por serem sujeitos políticos e sociais sua formação estava voltada para a compreensão crítica da realidade. 
	
	Eram vistos como indivíduos únicos e ativos e de que deveriam se apropriar do saber sistematizado para uma realização pessoal. 
	
	Se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época. 
	
	Se encontravam em uma condição ativa, pois o domínio do saber era condição necessária para uma formação política transformadora em sociedade. 
	
	Eram vistos como sujeitos políticos. Portanto, a formação política era essencial para a sua prática na sociedade. 
		Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 107165)
	Aula 2: Aula 03 - Histórico da Avalialção Escolar no Brasil
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O planejamento educacional pretende, a partir de uma realidade vivida construir a realidade desejada. Dessa forma, o planejamento está presente no trabalho docente, mas não está apenas vinculado ao que se passa em sala de aula, está também diretamente ligado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. Desta forma, os instrumentos avaliativos são essenciais para se fazer um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
O enunciado acima, nos permite afirmar que o planejamento educacional é: 
		
	
	Um instrumento técnico desprovido de qualquer intencionalidade.
	
	Uma tarefa burocrática exigida pelo Estado a toda Instituição de Ensino, portanto, deve ser neutro e objetivo. 
	
	Uma tarefa a ser desenvolvida por um especialista que não tenha vínculo direto com a Instituição, pois não pode sofrer interferências subjetivas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. 
	
	Um ato político-pedagógico porque revela visões e intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar, o que se pretende atingir. 
	
	Um ato político por decorrer das exigências legais e não expressa qualquer relação com a dimensão pedagógica do fazer educativo. 
		
	
	 5a Questão (Ref.: 119123)
	Aula 3: CONCEPÇÃO, IMPORTÂNCIA E TIPOS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concepção mediadora de avaliação sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabulário favorecendo que a confiança do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hipóteses sobre os objetos e os fenômenos observados. Ao mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se: 
		
	
	exclusivamente com quem consegue aprender rápido, pois não há tempo nem material para utilizar com aqueles que apresentam ritmo lento ou desinteressado. 
	
	apenas com aquelas turmas disciplinadas, o que favorece a elevação do nível de rendimento escolar no IDEB 
	
	tornar o "vir a ser" possível, em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necessários à construção de um mundo melhor 
	
	com àqueles que gostam de estudar e excluir os alunos desinteressados e bagunceiros, o que favorece o sucesso escolar 
	
	com os privilegiados que realmente desejam aprender e têm um projeto de vida 
		Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 107221)
	Aula 4: RELAÇÃO ENTRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
	Pontos:1,0  / 1,0 
	O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado I está correto
		Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 107220)
	Aula 5: RELAÇÃO ENTRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que: 
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. 
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. 
III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
		Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 113006)
	Aula 6: Avaliação da Aprendizagem
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A disciplina Avaliação da Aprendizagem nem sempre foi incluída no currículo do curso de pedagogia, mas ela é importante na formação do professor porque permite: 
		
	
	Rever os seus conhecimentos e suas representações sobre as avaliações realizadas na escola, identificando as concepções que embasam as ações avaliativas para uma ação mais consciente.
	
	Identificar as dúvidas e erros de seus alunos podendo estabelecer novas estratégias de ensino.
	
	Contribuir para identificar soluções práticas para resolver os conflitos com os alunos sobre os resultados obtidos.
	
	Reunir informações sobre tecnicas e modalidades de avaliação e aprimorar a sua prática pedagógica.
	
	Desenvolver uma compreensão maior dos erros dos alunos e saber buscar uma nova abordagem dos conteúdos. 
		Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 767328)
	Aula 7: Historicidade do erro
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Paulo Freire os seres humanos são os únicos seres que socialmente são capazes de aprender. Assim toda prática educativa demanda processos interativos que favorecem: 
		
	
	o espírito negativo e o fechamento ao risco. 
	
	a construção, reconstrução, a constatação que para mudar é necessário abertura ao risco. 
	
	o nível de adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas. 
	
	a constatação que para mudar, é necessário práticas assistemáticas. 
	
	a construção dos saberes do senso comum e a constatação que para mudar é necessário apenas do mérito individual.
		Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 126922)
	Aula 10: Relação entre tendências pedagógicas e os processos de avaliação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Esta perspectiva teórica no campo da educação, sustenta uma visão magistrocêntrica do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o professor encontra-se na autoridade daquele que domina e transmite o conhecimento. Além disso, trabalha-se num processo de padronização das atividades desenvolvidas, pois prevalece a metodologia da repetição e da memorização. Desta forma, aplicam-se longas listas de exercícios de fixação. Afinal de contas, "o hábito faz o monge!" (Santo Agostinho). 
O fragmento acima evidencia uma prática de qual modelo de escola? 
		
	
	Escola Libertária
	
	Escola Nova
	
	Escola Tradicional
	
	Escola Tecnicista
	
	Escola Libertadora

Outros materiais