Buscar

ativ 3 LINGUISTICA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 3 a ser postada no portfólio 3 .
1-Leia atentamente os textos que seguem e explique a incoerência textual:
a- Foram observadas as "primeiras propagações" do vírus na população de países situados fora do continente americano, assinalou o diretor-geral adjunto da OMS, citando o Reino Unido, o Japão e a Austrália, além do Chile, na América do Sul.
 Resposta: A América do Sul não está situada fora do continente americano
b-Depois de algum tempo , a água corrente foi instalada no cemitério, para satisfação dos habitantes.
Resposta: Água corrente não existe em cemitérios e sim a água canalizada. E os habitantes do cemitério não precisam de água.
c- A polícia e a justiça são suas mãos de um mesmo braço.
Resposta: A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo corpo.
d- A nova terapia traz esperança a todos os que morrem de câncer a cada ano.
Resposta: A nova terapia trás esperanças a todos os que sofrem de câncer a cada ano.
e- Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável.
Resposta: Existe a redundância na palavra indesculpável. Os nossos leitores desculparão por esse erro. 
2- Pesquise sobre Coesão e Coerência textual e responda:
O que são cada uma delas.
Coesão textual: são mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos: as referências e as reiterações; as substituições lexicais; os conectores e a correlação dos verbos. São os elementos coesivos de um texto que permitem as articulações e ligações entre suas diferentes partes, bem como a sequenciação das ideias.
Coerência textual: é a lógica do texto, o sentido encontrado na leitura. Sem ele o texto passa a ser incoerente. É responsável pela boa organização do textual, aquela que produz sentido, é a significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. Podemos entender melhor a coerência compreendendo os seus três princípios básicos: princípio da não contradição, princípio da não tautologia e princípio da relevância.
Portanto COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA, por sua vez, é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras e não se contradigam.
Fonte de pesquisa: (SGARBI, 2017. p.33,35 e 36).
Qual a importância do pedagogo saber sobre esses conceitos da Linguística Textual?
É de fundamental importância em produções, tanto nos textos orais como nos textos escritos, é necessário se debruçar sobre o assunto numa postura de estudo e reflexão para ensinar coesão e coerência de maneira produtiva é importante trazer questões para uma vivencia maior no estudo de língua materna e trazer um maior número de diversos tipos de leituras e produções textuais para a sala de aula, verificando o processo de coesão e de coerência tanto nas leituras, como nas produções feitas pelo aluno, percebendo, desta forma, o aprendizado alcançado.
A coesão e coerência devem ser usadas dentro do contexto social, cultural, cognitivo e linguístico, sempre levando em conta o falante a quem se dirige. Assim se percebe e leva os alunos a perceberem que não é apenas uma questão de dominar a língua formalmente, mas é uma questão de usá-la adequadamente nas mais diversas situações da vida diária, e também nos diversos graus de formalidade e informalidade, nos quais se produz diversos gêneros textuais. 
Fonte de pesquisa:
IRINEU, A.P.F, EVANGELINA, M.B.F. A importância da coesão e da coerência Centro de Ciências Humanas, Letras E Artes/ Departamento De Letras Clássicas E Vernáculas/MONITORIA.
Disponível em: 
WWW.prac.ufpb.br/anais/INEXnex/iniciação/documentos/catalogogoresemo/4CCHLADLCVMT12.pdf. Acesso em :17/09/17 
3- Explique o que compreendeu da citação que segue:
OBJETIVOS DE UMA PEDAGOGIA LINGUÍSTICA
O objetivo geral de uma Pedagogia Linguística consiste em desenvolver na escola condições que criem no aluno, no professor e na administração da escola a liberdade para o uso expressivo e funcional do seu idioma, de forma a assumir sua cultura linguística onde quer que esteja, sem embaraços de ordem ideológica, como forma de instituir o pleno domínio da própria cidadania. Nesses termos, o Projeto se define ao objetivar pôr em prática um saber desenvolvido pela Linguística, que contrapõe a discriminação de usos linguísticos não padrão própria da Gramática Ideológica (ou Tradicional) à liberdade que devem ter os falantes de dispor de sua própria língua em consonância com sua identidade e herança Linguísticas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Lembre-se de não usar a primeira pessoa do singular e leia as dicas para elaborar texto!!
Número máximo de linhas: 12
Objetivos de uma Pedagogia Linguística
 O objetivo geral da Pedagogia Linguística consiste no desenvolvimento da cidadania na escola entre professores, alunos e administradores. A sala de aula é o lugar onde os estudos sobre as diferentes culturas linguísticas, podem fazer a diferença, para educar o aluno a conviver com a diversidade e superar a discriminação. Uma visão mais aprofundada da escola para que novas políticas e diretrizes pedagógicas estejam permanentemente agindo entre os professores no âmbito das relações sociais conduzidas pela linguagem.
 Na ausência de um saber e de uma prática compatíveis com a Linguística, o professor, frequentemente, deixa-se guiar pelo senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece. O professor precisa encarar a norma padrão como uma variante dialetal urbana, ao lado da qual subsistem todas as demais variantes. Estas constituem parte fundamental da riqueza linguística- cultural inerente a todas as línguas e das quais não se pode abrir mão. 
Fonte de pesquisa:
(SGARBI, 2017 p.40 e 41 apud MOURA;SOUZA;MACHADO.)

Continue navegando