Buscar

força muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Ler o Texto de Força Muscular e resumir, com suas palavras, as 5 subunidades do texto e elaborar 2 questões de cada uma delas: 
Condução do estímulo nervoso;
Todas as células possuem um potencial elétrico em sua membrana, uma bomba eletrogênica, ou seja, que gera uma diferença de potencial entre a parte intra e extracelular. Na parte intracelular encontramos íons de potássio e ânions proteicos, e extracelular é encontrado íons de sódio e cloro. A diferença de concentração destes íons, é ocasionado por um mecanismo que faz com que haja maior entrada de potássio e saída de sódio da célula, a Bomba de Sódio Potássio. Quanto maior a concentração de sódio no meio extracelular, maior será a tendência deste em retornar ao meio intracelular devido a diferença da concentração de gradiente dos meios, e com o decorrer do tempo o equilíbrio retorna. Já o potássio possui maior facilidade de se difundir que o sódio, sendo que existe maior quantidade de canais de potássio, mesmo assim este permanece na célula pelo simples fato da atração sofrida pelos ânions.
O potencial de ação é quem dá origem a um fluxo de corrente que aumenta a permeabilidade ao sódio das porções em repouso, que excitam as seguintes e assim por diante, propagando o estímulo como uma nas duas direções e ao longo de toda a membrana.
Apenas o sistema muscular e o nervoso tem a capacidade de modificar o potencial de repouso da células, essa variação é chamada de potencial de ação, e se divide em despolarização e repolarização.
 Na despolarização o estímulo (mecânico, elétrico ou químico) aumenta a permeabilidade da membrana ao sódio, fazendo com que entre para dentro da célula. Se não haver fluxo suficiente para excitação da membrana, a célula irá retornar para o estado de repouso. Porém quando a penetração de sódio consegue alcançar o limiar de excitação da célula, esse desequilíbrio torna seus canais completamente permeáveis a ele. Consequentemente também aumenta a repulsão de cargas negativas.
A entrada excessiva de cargas positivas (íons sódio) leva o potencial de repouso, inicialmente negativo, para valores mais positivos. A brusca perda de negatividade interna da célula durante tal processo é que se dá o nome de despolarização. 
A entrada contínua de sódio torna o interior da célula cada vez mais positivo isto vai freando o influxo por eletro-repulsão. Assim, os canais por onde passa o sódio começam a fechar e os de potássio a abrir. 
Por ser uma característica inerente à membrana, a bomba de sódio não cessa em nenhum momento. Ao final do potencial de ação as concentrações tendem a permanecer as mesmas de antes (célula pronta para receber novo estímulo). 
A repolarização surgirá no ponto de origem do estímulo, percorrendo progressivamente a membrana. 
1) Como ocorre a bomba de sódio e potássio?
2) A transmissão do impulso nervoso de um neurônio para outro ocorre através do que?
Contração Muscular;
A contração muscular é um processo complexo que envolve diversas proteínas celulares e sistemas de produção de energia. O resultado é o deslizamento da actina sobre a miosina, fazendo com que o músculo encurte e, consequentemente, desenvolva tensão. 
Powers, Scott K. Fisiologia do Exercício: teoria e Aplicação ao condicionamento e ao Desempenho;3 ed. pág. 129.
Processo que ocorre quando as fibras musculares se contraem pelo encurtamento de suas miofibrilas. Devido a redução da distância da linha Z a outra.
Os dois estados de ligação actina-miosina são denominados: estado de ligação forte e estado de ligação fraca. Porém o desenvolvimento de força e a contração muscular somente ocorrem quando as pontes cruzadas encontram-se no estado de ligação forte. Neste estado de ligação, as pontes cruzadas se encontram orientadas, e o se ligarem a actina, puxam esta em direção ao centro, ficando disposta sobre a miosina, acarretando no encurtamento do músculo, e na geração de força.
1) Qual a diferença de contração Isotônica para contração Isométrica?
2) Qual a função da actina e da miosina na contração muscular?
 
Tipos de fibra muscular; 
O músculo é composto por feixes musculares, e estas formadas por fibras. Cada feixe é envolto por camadas de tecido conjuntivo (epimísio, perimísio e endomísio), que através destes chegam aos vasos e neurônios.
A fibra muscular constitui a própria célula, sendo:
* São cilíndricas e alongadas, podendo atingir todo o comprimento do músculo; 
* Multinucleada, devido à grande ressíntese proteica e ao seu tamanho; 
* Rica em mitocôndrias, o que denota alto grau de atividade; 
* Não tem capacidade de regeneração.
Cada fibra é composta por milhares de miofibrilas, sendo seu retículo sarcoplasmático muito importante para a o processo de contração muscular.
A membrana celular que envolve a célula muscular é denominada sarcolema. Abaixo deste encontra-se o sarcoplasma (citoplasma), que contém proteínas celulares, organelas e miofibrilas. As miofibrilas contém dois tipos principais de proteínas contráteis: actina (parte dos filamentos finos), e miosina (principal componente dos filamentos espessos).
1) Qual a fonte de energia utilizado pela fibra tipo I (lenta)?
2) Qual o tipo de fibra que um velocista utiliza?
D) Unidade motora e controle da força; 
Unidade motora é a unidade funcional básica do musculo esquelético.
A unidade motora é constituída por um neurônio motor II que localiza-se na parte anterior da medula e recebe estímulos no neurônio motor I, e as fibras musculares que inerva. A relação entre as fibras inervadas por um único nervo motor não se determina pelo tamanho do músculo, e sim pela precisão, exatidão e coordenação de seu movimento.
Um estímulo mínimo que seja suficiente para despolarizar o moto neurônio faz com que a fibra muscular por ele inervada se contraia no mesmo grau que se contrai ao receber um estímulo mais rigoroso.
A regulação da força é o esforço muscular necessário para a realização de algum movimento, através da variação do números de fibras que estão agindo. De acordo com o movimento realizado, a força aumenta progressivamente para regular a intensidade da carga. Quanto mais força por aplicada na ação, maior será a estimulação das unidades motoras que já estão ativadas. Após, haverá a liberação de cálcio no sarcoplasma das fibras, que pertencem a estas unidades, consequentemente aumenta a força de contração muscular pela maior interação entre actina e miosina.
A regulação é feita pela frequência de estimulação, quanto esta aumenta, atinge o limiar de outra unidade motora, que despolarizada, e auxilia no movimento. Quando ocorre esta ação, denomina-se; recrutamento de nova unidade. Este processo ocorre até não haver mais unidades disponíveis. 
As unidades de menor limiar, são facilmente despolarizadas e suportam movimentos longos, enquanto as frequências baixas tendem a juntar fibras lentas. As fibras rápidas normalmente despolarizam-se acima de 70% da carga máxima, sendo responsáveis pelos principais movimentos de força.
1) Em que local a unidade motora é localizada?
2) O que é regulação da força?
E) Proprioceptores.
Órgãos sensoriais encontrados dentro do músculo e das articulações são denominados proprioceptores. Sua função é conduzir informações sensoriais do SNC a partir de músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Estes órgãos estão relacionados com a sua cinestesia, que permite executar um movimento uniforme e coordenado, contribui também para manter a postura corporal e tônus muscular normais. Sendo que existem três órgãos sensoriais musculares importantes relacionados com a cinestesia: os fusos musculares, os órgãos tendinosos de Golgi e os receptores articulares.
1) Onde os proprioceptores são encontrados?
2) O que são fusos musculares?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
 Artigo: 
-CONTROLE DA FORÇA MUSCULAR / Adaptado de Farinatti e Monteiro
 
Livros:
- Foss, Merle L.,Bases Fisiológicas do exercício e doesporte. 6 ed.
-Powers, Scott K. Fisiologia do Exercício: teoria e Aplicação ao condicionamento e ao Desempenho;3 ed.

Outros materiais