Buscar

Roteiro do Plano de Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Outra dica é procurar por \"Orientação Profissional\"
Um abraço
Prof. Rolf
PLANO DE CARREIRA
O primeiro passo é a definição de objetivos
1 - Defina seus objetivos
Talvez essa seja uma das tarefas mais difíceis em todo o planejamento da carreira. O que, afinal de contas, você quer de verdade? É complicado, pois definir metas exige uma avaliação profunda e completa sobre quais são as suas reais aspirações para o futuro. Na análise devem entrar não somente os objetivos profissionais, mas também os pessoais. Afinal, a carreira deve estar em harmonia com outras áreas de interesse.
Procure colocar todos os dados no papel. Isso ajuda a clarear as idéias e, além disso, serve como um registro para o futuro. Um documento ao qual você vai recorrer periodicamente. O engenheiro Carlos Alberto Ferreira, 35 anos, traçou seu plano de carreira aos 20, na orelha do livro Iacocca - Uma Autobiografia. Ferreira - ao ler a obra do ex-presidente da Ford e da Chrysler, Lee Iacocca - resolveu se inspirar no executivo para planejar a sua própria carreira. O sonho de Ferreira? Ser presidente de uma empresa de tecnologia com 39 anos - tal qual Iacocca. Depois de 15 anos no mercado, Ferreira está quase perto de atingir sua meta. Ele acaba de ser contratado pela americana Diginet para assumir o cargo de diretor de marketing e vendas no Brasil. \\\"O mais importante é ter uma direção a seguir\\\", afirma. \\\"Dessa forma, você não gasta energia com o que não interessa.\\\"
2 - Trace os cenários
O futuro da sua carreira não depende somente de você. Depende também da sua empresa e do mercado. Sua empresa, por exemplo, pode fundir-se a outra no meio do caminho, o que pode alterar totalmente seus planos. \\\"O sucesso de uma carreira depende 40% da atitude da pessoa, 30% da empresa e 30% do mercado\\\", afirma Cristina Assis, diretora de RH da Motorola. Por isso, é imprescindível que você monitore atentamente as tendências de mercado. Informe-se, informe-se, informe-se. Pense quais serão as necessidades do Brasil nos próximos anos em relação à sua profissão, quais seriam os possíveis cenários econômicos, quais as chances de crescimento das empresas que geram empregos na sua área, e por aí afora.
3 - Avalie suas competências
Definidos os seus objetivos e esclarecidos alguns cenários possíveis para o futuro, é hora de verificar o que você realmente precisa fazer para chegar lá. Faça uma análise detalhada de seus pontos fortes e fracos. Peça uma avaliação realista do seu desempenho a seus superiores, subordinados e pares. Além disso, fique atento à empresa onde trabalha. Ela oferece um terreno fértil para o seu desenvolvimento? Está aberta a novas idéias? As mudanças anunciadas acontecem? Pessoas do seu tipo estão progredindo? As chefias são merecedoras de seu respeito, confiança e admiração profissional? As realizações individuais são notadas e recompensadas? Os talentos são reconhecidos? Essas perguntas precisam ser respondidas para que você saiba onde está pisando e não paralise sua carreira numa empresa que está desperdiçando o seu potencial.
4 - Plano de ação
Feita a avaliação é hora de traçar, concretamente, sua estratégia. Esse plano deve combinar várias táticas. Uma delas é andar horizontalmente no organograma. Assim, você vai adquirindo habilidades que o preparam para um salto maior na carreira. Ou seja, se você quer ser diretor, precisa saber quais competências precisa ter para chegar lá. Se ainda não tem essas habilidades, tente adquiri-las. Andando lateralmente (ou seja, ocupando posições no mesmo nível da atual), você adquire experiência e novas competências. Depois, estará apto a dar o pulo do gato. A própria estrutura das empresas, agora mais horizontalizada, permite que esses movimentos sejam feitos com maior facilidade e constância.
Outra tática é melhorar sua formação acadêmica. Faça cursos, não só os técnicos, mas os que o ajudarão a tornar-se um profissional mais acessível, criativo, estimulado. Procure ampliar sua rede de contatos. De vez em quando, almoce com pessoas de fora do seu círculo de amizades. \\\"A regra é aprender sempre\\\", afirma Savioli. Depois, anote tudo num caderno reservado especialmente para isso. Com certeza essas idéias poderão ser úteis mais tarde.
É importante, também, ter um mentor - alguém que não esteja envolvido diretamente no seu trabalho, mas que tenha interesse em vê-lo satisfeito. Pode ser um amigo, um(a) namorado(a) ou um parente. O mentor vai ajudá-lo a pensar racionalmente sobre suas atitudes e metas. \\\"Um ótimo mentor pode ser o jardineiro da empresa. Ele pode obrigar o executivo a buscar na simplicidade as respostas para questões essenciais, como satisfação no trabalho e motivação\\\", diz Savioli. Finalmente, tenha uma carreira secundária. Ela o ajudará a desenvolver uma outra visão da realidade, fora da rotina do trabalho. Uma saída é dedicar-se a atividades voluntárias em centros e entidades filantrópicas.
5 - Monitore a carreira
Reavalie permanentemente a carreira. Isso é quase tão importante quanto estabelecer seus objetivos. As mudanças são inevitáveis e fazem parte do processo. É ilusão achar que tudo vai acontecer como o previsto. Mas, sabendo aonde pretende chegar, você estará mais preparado para traçar planos de emergência. A reavaliação deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Tente se distanciar ao máximo do dia-a-dia para fazer uma análise da sua trajetória. Preocupe-se em obter uma visão distanciada das suas realizações e aspirações.
Como fazer um plano de carreira
Nos dias competitivos como os de hoje, um bom profissional precisa traçar seu plano de carreira. Quem não planeja ou acredita que \\\"no final tudo vai dar certo\\\" não vai passar de um mero coadjuvante do mercado de trabalho. Fazer um plano de carreira é, antes de tudo, conhecer-se, descobrir suas competências e estabelecer seus objetivos. Depois é só partir para as ações, portanto, comece já seu plano e sucesso!
1. Descubra seu verdadeiro sonho, seu propósito de vida pessoal e profissional
2. Ponha no papel esses sonhos, pois assim você dará início à elaboração do seu plano de carreira
3. Agora que você já tem um sonho no papel, liste suas competências essenciais (aquelas que o diferenciam dos demais)
4. Enumere uma outra lista de competências que você ainda precisa adquirir para atingir o seu objetivo
5. Trace um plano de ação e estabeleça prazos e datas para o cumprimento de cada etapa
6. Aprenda a fazer marketing de si próprio, fugindo do convencional e sendo criativo
7. Se você já trabalha em uma empresa, compare os planos que você traçou para sua vida profissional com os rumos que a empresa está tomando e veja se há a possibilidade de você realizar o que almeja nessa mesma empresa ou se para crescer você terá que procurar outro lugar
8. Se o caso for de mudança de local de trabalho, selecione uma lista de empresas nas quais você poderia se enquadrar
9. Faça seu currículo e entregue-o nos departamentos de seleção das empresas que você selecionou (veja o iComo \\\"Fazer currículo\\\")
10. Se você tiver algum amigo ou colega que trabalhe em uma dessas empresas, entre em contato com eles e pegue informações sobre como é o dia-a-dia e o ambiente de trabalho nessas empresas e peça para que eles lhe avisem sobre qualquer oportunidade de vaga que surgir
11. Se organize para que sobre tempo livre para que você ealize outras atividades que possam ajudá-lo a se tornar um profissional melhor, mesmo que não seja uma atividade técnica
12. Faça cursos regularmente para não ficar desatualizado em relação às novidades e demandas do mercado
13. Procure assinar publicações especializadas em sua área de atuação para se manter bem informado
Dicas:
- Quando for selecionar as empresas de seu interesse, o importante é recolher todas as informações sobre elas, as suas características, a sua cultura organizacional, o seu negócio, os seus dirigentes e os seus acionistas. Consulte os anuários, os jornais e as revistas de negócios, leia as entrevistasdos presidentes e todas as notícias sobre a empresa e visite os seus sites na Internet
- Cuide do seu plano. Refaça-o anualmente. Não espere uma crise, uma demissão ou um susto maior para fazer o seu projeto pela primeira vez. Seja profissional, sempre, e para isso tenha um projeto de carreira
- Faça o possível para aproximar sua profissão de atividades que lhe dão prazer e realização pessoal
- Aja de forma realista, mas positiva, desenvolvendo alternativas para o que você não conseguir realizar
- Não desperdice sua carreira atendendo às expectativas de outras pessoas, como seus pais, cônjuges e amigos

Outros materiais