Buscar

Analise critica do filme "Cobaias"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANA LAÍS DOS SANTOS SILVA
ENFERMAGEM - 2 PERÍODO
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME “COBAIAS”
 O filme “Cobaias” retrata um caso conhecido como Tuskegee, ocorrido no Condado de Macon o qual foi uma das mudanças que mais colaboraram para o progresso da Bioética. Narrado pela Sra. Eunice Every, uma enfermeira que se envolveu diretamente na história e, ao que parece, arrependida, conta com riqueza de detalhes um programa público de saúde (na época financiado pelo governo federal) planejado por políticos, médicos e militares para ser fundado em uma cidade dos EUA (Tuskegee), onde predominava povos afro-americanos (Negros). 
Já no primeiro momento, a enfermeira toma uma atitude antiética e não merecedora de sua profissão, pois falou para os portadores que esta doença (sífilis) é conhecida como “sangue ruim” e não explicou nenhum efeito desta patologia e quais as conseqüências; As “cobaias” da pesquisa ao deram consentimento informado.
O Caso Tuskegee se assemelha a outras pesquisas, a população não se mantinha informada sobre a prática que ocorreria com eles, como os estudos realizados na Segunda Guerra Mundial, por Hitler os judeus. Por esse motivo, em 1947 médicos do regime nazista são julgados pelos crimes cometidos, elabora-se o Código de Nuremberg, onde o consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial.
Naquela época a proteção do indivíduo não importava mais que o interesse em mostrar que os negros era uma raça inferior civilmente, culturalmente e biologicamente. Os pacientes foram levados a crer que existia uma preocupação especial para com eles e que estavam sendo tratados com os melhores recursos disponíveis, quando na realidade estava-lhes sendo vetado o tratamento que poderia curá-los, através da penicilina. Durante anos, 600 homens foram sujeitos a esse rebaixamento, defraudados com uma cura que nunca aconteceria.
“Cobaias”, 1997, Anasazi Productions, mostra até onde o homem, com sua ambição, egocentrismo e o infinito desejo do poder pode chegar. Por conseguinte, devido a situação socioeconômica de alguns países onde, de fato, isso ainda pode ocorrer atualmente.
Considera-se também que este filme principiou nos telespectadores um sentimento de impotência e traição, existente em todos os profissionais da área da saúde, levando em conta que a ética deve estar sempre acima de tudo e todos, resistindo incessantemente com hombridade e valores de caráter. Ocasionalmente, testemunhamos experiências em nosso respectivo ambiente de trabalho e temos que, muitas vezes, fingir ou tentar acreditar que não estamos compreendendo nada. Enfim, os seres humanos devem, enquanto sociedade, reverenciar os valores, direitos e compromissos de cada um e, principalmente, os próprios. 
Graças a esse caso, a Bioética (ética em ciência experimental) foi estruturada. Apesar de existirem indagações do tipo: “Valeu a pena tantas mortes para obter esses resultados?”, os resultados desse estudo valeram para possibilitar que as próximas pesquisas não sejam realizadas desse modo, que elas obedeçam aos objetos de pesquisa, para que a população não seja somente um número, um resultado, uma estatística e sim um ser humano ou animal que, acima de tudo, merece estima e tem aquiescência À vida.

Outros materiais