Buscar

Estudo Dirigido Políticas Públicas

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE 
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E POLITICAS PÚBLICAS 2017/2 
PROFA. DRA. CARLA REZENDE GOMES
Aluno/a: JAMILLE RODRIGUES SALES SILVA
Este estudo dirigido deve ser feito individualmente ou em duplas e vale 02 pontos que serão somados a nota da av1
De acordo com o material estudado em sala responda as seguintes questões:
O que são políticas públicas?
R:. Políticas Públicas são ações resultantes de demandas por diversas situações vividas pela sociedade e que são atravessadas por questões coletivas. Elas ocorrem em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, moradia, transporte, assistência social, cultura etc. Porém, mais do que apenas dirigidas à população, elas também podem e devem ter a participação social em sua elaboração.
O que significa ser cidadão?
R:. Ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Resumindo, ter direitos civis. É também participar no futuro da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Desde quando a saúde passou a ser considerada um direito de todo(a) brasileiro (a)?
R:. Em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal brasileira.
Cite 05 exemplos de políticas públicas
R:. Educação, Lazer, saúde, saneamento e segurança 
Como era chamado o modelo de saúde aplicado na cidade do rio de janeiro no início do século XX?
R:. 
Quais são os instrumentos que compõem as políticas públicas?
R:. Planos: Estabelecem diretrizes, prioridades e objetivos gerais a serem alcançados em períodos relativamente longos;
Programas: estabelecem, por sua vez, objetivos gerais e específicos focados em determinado tema, público, conjunto institucional ou área geográfica;
Ações e Atividades: ações visam o alcance de determinado objetivo estabelecido pelo Programa, e a atividade, por sua vez, visa dar concretude à ação. 
A Política Pública de saúde no Brasil tem como princípios e diretrizes a universalidade, integralidade e equidade. Explique o que isso significa
R:. Os princípios de universalidade e equidade em relação ao acesso às ações e serviços e pelas diretrizes de descentralização da gestão, e a integralidade do atendimento e de participação da comunidade na organização de um sistema único de saúde no território nacional. 
O que caracteriza o chamado Estado de Bem-Estar Social (Welfare State)?
R:. É um estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
A partir de que momento da história do Brasil as políticas públicas de saúde passar a ser discutidas? Qual era o objetivo dessas políticas de saúde?
R:. As discussões sobre a saúde pública no Brasil surgem com a chegada da família real portuguesa, em 1808. Com o objetivo de resguardar a vida dos mais afortunados pela sorte e com o crescimento do país, há maior investimento em saúde, não só para os burgueses da época, mas também para os mais pobres, pois os tratando também estariam minimizando as ocorrências que por ventura poderiam afetar as classes mais abastadas. 
Explique o que foi a chamada revolta da vacina.
 R:. Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
Durante muito tempo, saúde foi entendida como ausência de enfermidade. Por outro lado, doença ficava associada à presença de enfermidade. Em 1948 é criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), que muda o conceito de saúde. Como a saúde passou a ser entendida?
R:. A Organização Mundial da Saúde conceitua saúde como Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
Qual foi a importância da conferencia de Alma-Ata?
R:. 
Quais foram os três primeiros itens da declaração de Alma-Ata?
R:. I) A Conferência enfatiza que a saúde –estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade –é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor saúde.
II) A chocante desigualdade existente no estado de saúde dos povos, particularmente entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como dentro dos países, é política, social e economicamente inaceitável e constitui, por isso, objeto da preocupação comum de todos os países. 
III) O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde para Todos no Ano 2000 e para a redução da lacuna existente entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e o dos desenvolvidos. A promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial
De acordo com a Carta de Otawa o que significa promoção de saúde e quais são os pré-requisitos para a saúde?
R:. Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. 
E os pré-requisitos são: Paz –Habitação –Educação –Alimentação –Renda –ecossistema estável –recursos sustentáveis –justiça social e equidade
Qual foi a conferência nacional de saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem o artigo 196 da Constituição Federal - "Da Saúde"?
R:. 8ª Conferência Nacional de Saúde
Por que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um marco na história das políticas públicas em nosso país?
R:. Pois é apenas na Constituição de 1988 que o Estado brasileiro assume para si a responsabilidade plena pelas políticas públicas. 
A Constituição Federal de 1988 trouxe uma mudança para a concepção de assistência social no Brasil. Que mudança foi essa?
R:. Esta passa a constituir, juntamente com a saúde e a previdência social, a base da seguridade social, notadamente inspirada na noção de Bem-Estar Social [WelfareState]. Este é um marco que instituiu o início da transformação da caridade, benesse e ajuda para a noção de direito e cidadania da assistência social articulada a outras políticas voltadas à garantia de direitos e de condições de vida dignas
Cite as principais modificações da Constituição de 1988.
R:. Direito de voto para os analfabetos; Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores); Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos; Direito a greve; Liberdade sindical; Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais; Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação); Licença paternidade de 5 dias; Abono de férias; Décimo terceiro salário para os aposentados; Seguro desemprego; Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.
A Constituição de 1988 dedica um capítulo à saúde. O que diz o artigo 196 da Seção II (Da saúde)?
R:.” A saúde é direito de todos e dever doEstado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”
O Art. 198. Diz que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com quais diretrizes?
R:. I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; 
II -atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; 
III -participação da comunidade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes