Buscar

DIREITO PROCESSUAL PENAL II - AVALIANDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 82775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(MPU/MPDFT/Promotor de Justiça Adjunto) No conflito entre o direito à prova e a busca da verdade real, existem normas-dispositivo e normas-princípio que regulam a atividade das partes. A esse respeito, assinale a opção correta.
		
	
	É ilícito o uso processual do conteúdo das gravações feitas por familiares das vítimas do crime de extorsão mediante sequestro, sem autorização judicial.
	
	Em virtude do princípio da proporcionalidade, é válida a apreensão, por mandado judicial, regularmente expedido pela autoridade judicial competente, do produto do crime de roubo, mesmo se, para a localização dessa res furtiva, a polícia tiver empregado tortura contra o suspeito.
	
	É ilegal a busca e apreensão, sem mandado judicial, realizada em automóvel conduzido por pessoa sobre quem pesem fundadas suspeitas de estar na posse de objetos que constituam corpo de delito.
	 
	Já decidiu o STF que não deve haver anulação do processo em que se produziu prova ilícita, se outros elementos de convicção, por si mesmos, forem suficientes para respaldar a condenação do réu.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 82784)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Astrogildo Sequeira foi processado, tanto que as informações reunidas no inquérito policial serviram de lastro probatório mínimo para a oferta da denúncia. No curso da instrução em juízo, nada foi acrescentado, mas o magistrado entendeu que a prova pericial, mesmo realizada em sítio policial, mais a longa folha penal do acusado eram bastantes para formar o juízo de reprovação, concluindo por condenar o imputado. Isso considerado:
		
	
	a confissão do indiciado na delegacia, ratificada em juízo, comprova o corpus delicti
	 
	foi correta a decisão do magistrado
	
	a prova indiciária é aquela reunida no inquérito policial.
	 
	o mínimo probatório que serviu de base à denúncia não é bastante para condenar.
	
	a folha de antecedentes serve para confirmar a autoria do fato objeto da imputação.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 82818)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Magistratura/PR-2008) Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
		
	
	As decisões interlocutórias mistas não se equiparam as decisões interlocutórias simples, pois as primeiras servem para solucionar questões controvertidas e que digam respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual. Enquanto que as decisões interlocutórias simples trancam a relação processual sem julgar o meritum causae;
	
	As decisões interlocutórias simples são aquelas que encerram a relação processual sem julgamento do mérito ou, então, põem termo a uma etapa do procedimento. São exemplos desse tipo de decisão a que recebe a denúncia ou queixa ou rejeita pedido de prisão preventiva;
	 
	As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual; as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas: elas trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.
	
	A decisão que não recebe a denúncia é terminativa de mérito, por isso não pode ser considerada decisão interlocutória mista;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 193020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	VII Exame de Ordem Unificado
O advogado José, observando determinado acontecimento no processo, entende por bem arguir a nulidade do processo, tendo em vista a violação do devido processo legal, ocorrida durante a Audiência de Instrução e Julgamento. Acerca da Teoria Geral das Nulidades, é correto afirmar que o princípio da causalidade significa
		
	
	que não há como se declarar a nulidade de um ato se este não resultar prejuízo à acusação ou à defesa.
	 
	a possibilidade do defeito do ato se estender aos atos que lhes são subsequentes e que deles dependam.
	
	que as nulidades poderão ser sanadas.
	
	que nenhuma das partes poderá arguir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 82822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB-FGV) Em processo sujeito ao rito ordinário, ao apresentar resposta escrita, o advogado requer a absolvição sumária de seu cliente e não propõe provas. O juiz, rejeitando o requerimento de absolvição sumária, designa audiência de instrução e julgamento, destinada à inquirição das testemunhas arroladas pelo Ministério Público e ao interrogatório do réu. Ao final da audiência, o advogado requer a oitiva de duas testemunhas de defesa e que o juiz designe nova data para que sejam inquiridas. Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O juiz só deve deferir a oitiva de testemunhas de defesa arroladas posteriormente ao momento da apresentação da resposta escrita se ficar demonstrado que a necessidade da oitiva se originou de circunstâncias ou fatos apurados na instrução.
	
	O juiz não deve deferir o pedido, pois o desmembramento da audiência una causa nulidade absoluta.
	
	O juiz deve deferir o pedido, pois apesar de a juntada do rol de testemunhas da defesa não ter sido feita no momento correto, em nenhuma hipótese do processo penal, o juiz deve indeferir diligências requeridas pela defesa.
	
	O juiz deve deferir o pedido, pois a juntada do rol das testemunhas de defesa pode ser feita até o encerramento da prova de acusação.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 145413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as disposições processuais penais previstas na Lei federal n.º9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais), assinale a opção correta.
		
	 
	Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.
	
	Os processos referentes aos juizados especiais criminais devem orientar-se pelos critérios de oralidade, documentação, simplicidade, formalidade, economia processual e celeridade, em busca, sempre que possível, da conciliação ou da transação.
	
	Na reunião de processos, perante o juízo comum ou o tribunal do júri, decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, serão observados os institutos da transação penal, excluindo-se os da composição dos danos civis.
	
	O juizado especial criminal, provido por juízes togados ou togados e leigos, tem competência apenas para a conciliação e o julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 154069)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca das normas aplicáveis ao processo e ao julgamento dos crimes de calúnia e injúria, previstas no CPP, assinale a opção correta.
		
	
	É pública incondicionada a ação penal por crime contra a honra de funcionário público em razão do exercício de suas funções.
	
	O juiz, antes de receber a queixa, oferece às partes oportunidade para se reconciliarem, fazendo-as comparecer em juízo para serem ouvidas, separadamente, na presença, obrigatória, dos seus advogados, lavrando-se o termo respectivo.
	 
	Caso seja oferecida a exceção da verdade ou da notoriedade do fato imputado, poderá o querelante contestar a exceção, podendo ser inquiridas as testemunhas arroladas na queixa.
	
	No caso de reconciliação, depois de assinado pelo querelante termo de desistência da queixa, esta será suspensa pelo prazo de dois anos, e o juiz fixará as condições a serem respeitadas pelo querelado para que se opere a extinção da punibilidade após o decurso do referido prazo.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 82828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB) Assinale a alternativa CORRETA à luz da doutrina referente ao Tribunal do Júri.
		
	 
	A natureza jurídica da pronúncia (em que o magistrado se convence da existência material do fato criminoso e deindícios suficientes de autoria) é de decisão interlocutória mista não terminativa;
	
	São princípios que informa o Tribunal do Júri: a plenitude de defesa, o sigilo das votações, a soberania dos veredictos e a competência exclusiva para julgamento dos crimes dolosos contra a vida;
	
	O rito das ações de competência do Tribunal do Júri se desenvolve em duas fases: judicium causae e judicium accusacionis. O judicium accusacionis se inicia com a intimação das partes para indicação das provas que pretendem produzir e tem fim com o trânsito em julgado da decisão do Tribunal do Júri;
	
	Alcançada a etapa decisória do sumário da culpa, o juiz poderá exarar quatro espécies de decisão, a saber: pronúncia, impronúncia, absolvição sumária e condenação.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 82829)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Magistratura/RS/2009) Acerca de processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida, assinale a assertiva CORRETA:
		
	 
	Poderá haver recusa ao serviço do Júri, fundada em convicção religiosa, filosófica ou política;
	
	Diante das respostas aos quesitos, os jurados condenaram o acusado por homicídio doloso qualificado. Ao proferir a sentença condenatória e fixar a pena, o magistrado não poderá reconhecer as agravantes que não foram objeto dos quesitos;
	
	Em um processo onde o réu foi pronunciado por homicídio consumado e tráfico de entorpecentes, após terem os jurados afastado o dolo direto e o dolo eventual, na votação dos quesitos acerca do homicídio consumado, serão questionados sobre o delito conexo de tráfico de entorpecentes;
	 
	Os jurados poderão perguntar diretamente ao ofendido e às testemunhas, sem a intermediação do Juiz Presidente do Tribunal do Júri;
	
	Durante os debates, no plenário do Tribunal do Júri, aos jurados é vedado, mesmo por intermédio do juiz-presidente, pedir ao promotor de justiça que indique a folha do processo onde se encontra o depoimento da testemunha a que está fazendo referência em seu pedido de condenação.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 154080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cabe apelação da decisão que
		
	
	ordenar a suspensão do processo em virtude de questão prejudicial.
	
	decidir o incidente de falsidade.
	
	conceder ou negar ordem de habeas corpus.
	 
	absolver sumariamente o réu, no procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri.

Outros materiais