Buscar

Avalindo FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201163428)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As complicações das fraturas são alterações ocorridas em lesões traumáticas do complexo fraturário que retardam ou interrompem a evolução natural de cicatrização dos tecidos lesados causando assim complicações de um traumatismo músculo-esquelético podendo pôr em risco a vida ou o membro, dependendo da gravidade da lesão local e da natureza da resposta sistêmica resultante. Até mesmo uma fratura ¿simples¿ da diáfise femoral pode desencadear uma cascata de eventos ameaçadores à vida que culminam em insuficiência multissistêmica, mostrando que raramente ocorre uma fratura verdadeiramente ¿isolada¿ em um osso longo de extremidade. Dentro desse quadro existem as complicações imediatas e as complicações tardias que podem expor um paciente a seqüelas podendo chegar até a morte. Dentro desse quadro responda, assinale absixo um tipo de complicação imediata:
		
	
	Artrite séptica,
	
	Rigidez articular,
	 
	Lesões arteriais
	
	Retardo de consolidação
	 
	Consolidação viciosa,
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202137692)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma mulher com 34 anos de idade, apresenta queixa de parestesia noturna no primeiro, segundo e terceiro dedos da mão direita. O quadro teve início há dois meses, associado à perda de função de preensão e pinça polpa-a-polpa do polegar e do indicador. O diagnóstico clínico é de síndrome do túnel do carpo. Com relação à semiologia fisioterapêutica dessa paciente, avalie as afirmações a seguir. I. A estesiometria, uma estratégia de avaliação da sensibilidade, deve ser explorada em pontos específicos no trajeto do nervo mediano, por meio de uma sequência apropriada de cinco monofilamentos, graduados por gramaturas e identificados por cores. II. A força muscular específica, com caráter objetivo de registro, para as funções de pinça e preensão palmar, é avaliada pelos testes de força muscular manual dos músculos lumbricais e interósseos dorsal e palmar, conjunto muscular responsável pela execução dos movimentos referidos. III. Em razão da sintomatologia e do estado funcional da paciente, questionários validados cientificamente são instrumentos investigativos válidos que contribuem para o acompanhamento da evolução clínica da mencionada disfunção. É correto o que se afirma em
		
	 
	II, apena
	
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201176633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tenosinovite de Quervain é uma tendinopatia que acomete também sua bainha sinovial, e comum em atividades laborais que requeiram muita utilização da função do punho como cabelereira, eletricistas e etc..Sendo assim, quais são os tendões envolvidos nesta patologia:
		
	 
	Abdutor londo e extensor curto do polegar;
	
	Flexor londo dos dedos;
	
	Extensor comum dos dedos;
	
	Abdutor do dedo mínimo.
	
	Extensor longo e abdutor curto de polegar;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201650680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual ligamento encontra-se no interior da articulação do quadril e passa da fossa acetabular para a fóvea da cabeça do fêmur no aspecto medial da cabeça femoral, um pouco posterior e inferiormente ao centro? Constituído por uma banda achatada de fibras colágenas bem organizadas, encontra-se alojado no fundo do acetábulo e varia de 30 a 35mm de comprimento.
		
	
	Ligamento iliofemural
	
	Ligamento cruzado anterior
	 
	Ligamento da cabeça do fêmur
	
	ligamento pubofemural
	
	ligamento isquiofemural
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201169100)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A alteração morfológica do acrômio pode ser uma das causas da síndrome do impacto no ombro. Marque a opção correta.
		
	
	o acrômio tipo I tem formato de gancho.
	
	o acrômio tipo III tem a superfície inferior achatada.
	
	o acrômio tipo II é achatado.
	
	o acrômio é dividido quanto a morfologia em tipo I e tipo II.
	 
	o acrômio tipo II é levemente convexo.