Buscar

PARECER JURÍDICO CASO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARECER JURÍDICO
Interessado: Sr. José Medeiros de Sousa
1-EMENTA
DIREITO DO CONSUMIDOR – Compra de microcomputador - Eletrodoméstico com vício - Garantia de 9 meses – encaminhado a assistência técnica – Troca do microcomputador – Parecer não favorável a troca.
2-RELATÓRIO
	Trata-se uma consulta realizada pelo Sr. José Medeiros de Sousa, acerca da legalidade de um serviço prestado pela loja ELETRONICOS S.A.. Ocorre que no dia 25 de agosto o Sr. José Medeiros de Sousa realizou uma compra um microcomputador, dividido em 3 prestações e recebeu uma garantia de 9 meses. 
No dia 28 do mesmo mês, o microcomputador apresentou um vício que impedia o aparelho de funcionar, mediante isso José Medeiros compareceu a loja para informar o ocorrido e foi direcionado a levar o aparelho na assistência técnica. 
Passados 20 dias, José Medeiros, precisando muito utilizar o aparelho, pois precisava finalizar sua monografia da faculdade, decidiu retirar o aparelho da assistência técnica.
É o Relatório.
3-FUNDAMENTAÇÃO
	Ao realizar uma compra o consumidor está sujeito a esse tipo de vicio, por se tratar de uma relação de consumo. O fornecedor de produtos e serviços deve ser responsável pelos produtos e serviços que são objetos de sua atividade nas relações de consumo.
	
Assim a loja ELETRONICOS S.A, deve ser responsabilizada pelo vicio que o microcomputador apresentou, o produto está dentro da garantia dada de 9 meses, e a loja tem o prazo de 30 dias para saneamento do vício do produto, agindo de forma correta ao direcionar o cliente a assistência técnica.
O Código de Defesa do Consumidor deixa bem claro em seus arts. 18 e 26, I, que o fornecedor deve ser responsabilizado pelo vício e que o mesmo tem um prazo para que esse vício possa ser sanado:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
	 Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
        I - trinta Dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
O Sr. José Medeiros de Sousa, retirou o microcomputador com 20 dias da assistência técnica, antes do prazo estabelecido por lei.
Eis a Fundamentação.
4-CONCLUSÃO
	Pelo exposto, opino que O Sr. José Medeiros de Sousa, por ter retirado o produto antes do prazo de 30 dias, perdeu o seu direito junto a Loja Eletrônicos, visto que a empresa agiu corretamente ao encaminhá-lo a assistência técnica e estava dentro do prazo legal. 
É o parecer.
São Luís, 19 de junho de 2017.
Advogada
OAB nº xxxx

Outros materiais