Buscar

josiene 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere a seguinte citação: 
“A Arqueologia é uma ciência autônoma ou uma disciplina ‘auxiliar’ da História?”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JORGE, Vitor Oliveira. Arqueologia e História: algumas reflexões prévias. Revista da Faculdade de Letras, Porto, 1990, p. 367. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental a respeito da relação entre História e Arqueologia, analise as afirmativas e, em seguida, assinale V para as asserções falsas e F para as verdadeiras:
(  ) Os registros arqueológicos só devem ser utilizados no caso de não existirem documentos escritos para o contexto estudado.
(  ) Dependendo do que deseja saber, o pesquisador selecionará, entre as fontes arqueológicas e históricas, as que melhor ajudarão a esclarecer seus questionamentos.
(   ) Inexiste uma hierarquia entre Arqueologia e História, sendo errôneo, portanto, definir a primeira como “auxiliar” da segunda.
(  ) O historiador deve priorizar os registros escritos, cuja análise é complementada com o estudo de material arqueológico. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“[Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a] proposta de História para o ensino fundamental apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf>. Acesso em 07 jun. 2017. 
Tendo em vista essa passagem de texto e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, é correto afirmar que, ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos relativos à disciplina de História deverão ser conduzidos de modo que, dentre outros aspectos, os alunos venham a:
	
	A
	Estudar o patrimônio sociocultural independentemente da diversidade dos povos.
	
	B
	Utilizar e impor métodos de pesquisa positivista, aprendendo a pesquisar a distância.
	
	C
	Questionar e impor sua realidade, atuando politicamente em instituições e organizações não partidárias.
	
	D
	Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
	
	E
	Construir teorias históricas originais para explicar questões da modernidade sem levar em consideração outros tempos e espaços.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
 Considere o extrato de texto a seguir:
“Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...
	
	A
	oficial e casual.
	
	B
	abstrato e evidente.
	
	C
	explícito e implícito.
	
	D
	invenção e novidade.
	
	E
	objetivo e subjetivo.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“O uso de fontes no ensino de História tem sido algo frequente no que se refere à elaboração de materiais didáticos para o Ensino Básico. Os benefícios que documentos históricos dos mais variados tipos trazem para o aprendizado e as diversas possibilidades de sua utilização em atividades escolares os tornam um mecanismo de extrema relevância para o processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. [...] Uma forma muito rica para se trabalhar a história é por meio da análise de imagens. Existe um grande número de documentos imagéticos de diferentes tipos e abordagens, vindos de regiões e tempos também distintos, que transmitem características e situações vividas por esses grupos. De uma maneira geral, os benefícios da utilização de fontes iconográficas em sala de aula extrapolam as possibilidades do documento textual comum e concedem maior força para se atravessar o abismo que existe entre a pesquisa acadêmica e o ensino básico”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; RODRIGUES, Poliana Jardim. Ensino de História: A imagem como fonte documental. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364760748_ARQUIVO_EnsinodeHistoriaaimagemcomofontedocumental.pdf>. Acesso em 26 jun. 2017.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o uso de imagens nas aulas de História, analise as seguintes asserções:
I. Filmes e documentários não podem ser considerados como imagens devido ao movimento existente nessas fontes.
II. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
IV. As imagens são neutras, pois elas sempre representam fatos verdadeiros e mostram o que os artistas e fotógrafos veem no e do cotidiano. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e IV
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	II e III
	
	(?)
	
	(?)
	
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.II. ( ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – V – V

Outros materiais