Buscar

Portifolio 5 fase Educação Fisica

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
licenciatura em educaçao fisica
EM GRUPO
 EDUCAÇÃO QUE MUDA O MUNDO
	
2017
 EDUCAÇÃO QUE MUDA O MUNDO
Trabalho apresentado ao Curso educaçao fisicalicenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de 
Metodologia do ensino do Voleibol Metodologia do ensino do Basquetebol Metodologia do ensino do Atletismo Cinesiologia e Biomecânica Seminários da prática - Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo.
 Prof. 
2017
INTRODUÇÃO:
Nesta 5ª Fase do curso de Licenciatura em Educação Física, neste trabalho em grupo algo muito importante foi estabelecido para nós, divido em duas partes esse trabalho ira retratar em primeiro lugar, abordagens e métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas mais utilizadas pelos professores, e os motivos pelos quais os professores adotam estes métodos em suas atividades, dentro dessa primeira parte alguns temas devem ser abordados como a escola da bola e o aprender jogando, a abordagem tradicional tecnicista, da série de jogos, dos jogos esportivos modificados, abordagem do professor Claude Bayer, abordagem situacional, crítico superada e crítico emancipatória, sempre ressaltando as suas diferenças em relação a sua metodologia de ensino de modalidades coletivas.
Na segunda parte do trabalho, é solicitada uma atividade de entrevista com um professor de educação física onde o intuito era levantar dados sobre a realidade do trabalho pedagógico do professor de educação física no desenvolvimento de modalidades coletivas e também conhecer atividades propostas pelo professore de acordo com o objetivo das aulas. Logo em seguida seria transcrevida essa entrevista visando sempre relatar ao máximo aquilo que o professor nos relatou, claro além de observamos mais de perto como é a vivencia de um professor de educação física dentro de um ambiente escolar, quais as dificuldades enfrentadas por ele para trabalhar a sua metodologia, os recursos utilizados por ele para muitas vezes driblar a falte de materiais que é algo notório nas Escolas públicas do país, as histórias que ele viveu ao longo da carreira, os obstáculos, as conquistas, e o reconhecimento. Aumentando assim o nosso sentimento por essa disciplina que vem alegrando as nossas vidas e que em breve será a nossa profissão.
DESENVOLVIMENTO:
 Nos dias atuais, temos observado um aumento considerável nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem dos desportos; nos jogos desportivos coletivos, inúmeros são os assuntos a serem debatidos.   Um amplo conhecimento dos conteúdos esportivos durante o ensino fundamental implicará em uma maior diversidade de experiências e vivências no ensino médio e, posteriormente, na vida adulta. Entretanto, o uso do esporte na Educação Física significa para os professores o que se pode chamar de facilidade pedagógica, em razão da forma como o processo de ensino-aprendizagem-treinamento é muitas vezes tratado.
 De acordo com Devis (1992), na maioria das escolas, os jogos esportivos continuam sendo desenvolvidos de forma tradicional. No início da aula, são realizados exercícios de aquecimento ou práticas de habilidades conhecidas; no desenvolvimento ou parte principal, são desenvolvidas as habilidades técnicas, frequentemente realizadas de maneira isolada, como, por exemplo, os fundamentos de um determinado esporte. E, habitualmente, um jogo conclui uma aula. Conforme a tendência atual do esporte, Greco (2001) afirma que é preciso uma reflexão sobre os processos de ensino aplicados à prática esportiva nas escolas. A “qualidade” do processo de ensino é de fundamental importância não só para o esporte de alto nível como também para o esporte escolar, o qual desempenha um papel-chave no que diz respeito à motivação para a atividade esportiva, evitando a especialização e toda a problemática do abandono precoce derivada deste. Vários autores apresentam propostas, visando discutir o ensino dos esportes. No caso dos jogos desportivos coletivos, verificamos aumento crescente no diálogo, almejando a busca de novos procedimentos pedagógicos, com vistas a facilitar o aprendizado. Por muitos anos, o ensino dos esportes coletivos foi baseado exclusivamente no método analítico-sintético, caracterizado pelo fracionamento das partes de cada esporte, iniciando pela aprendizagem dos fragmentos, seguindo para a aprendizagem da união destas partes até chegar ao jogo propriamente dito. Além disto, este ensino era extremamente focado no comando do professor, um ensino rígido, enérgico e de caráter imitativo.
Por ser esta forma de ensino adotada por muitos anos em praticamente todos os cursos de formação universitária em Educação Física, tornou-se quase hegemônica, marcando uma tradição no ensino dos esportes coletivos nas universidades e escolas de Educação Básica, sendo, por isso, denominado de Método Tradicional de ensino. 
Aqui estão alguns dos principais métodos de ensino
MÉTODO BAYER:    Bayer (1994) afirma coexistir duas correntes pedagógicas de ensino para os jogos desportivos coletivos: uma utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e o adolescente ao modelo adulto. A outra corrente destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade. Essa abordagem pedagógica, chamada de pedagogia das situações, deve promover aos indivíduos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo, opondo-se aos adversários, mostrando, ao aprendiz, as possibilidades de percepção das "situação de jogo", interferindo na tomada de decisão, elaborando uma "solução mental", buscando resolver os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas, principalmente nas interceptações e antecipações, frente às atividade dos adversários. 
MÉTODO TRADICIONAL TECNICISTA DE ENSINO: Neste método construído sobre as bases do treinamento desportivo, os professores focalizam seu trabalho no ensino de técnicas desportivas individuais e sistemas de jogos coletivos, em geral usando modelos que repetem e imitam os modelos de treinamento dos adultos com certas adaptações para as crianças.
O MÉTODO DA SÉRIE DE JOGOS: Este método foi idealizado e proposto na década de 80 pelos professores alemães Heinz Alberti e Ludwig Rothenberg. Os objetivos principais do aprendizado dos jogos são: 1) o aperfeiçoamento da técnica motora; 2) o domínio do material do jogo e 3) o ensino do comportamento tático. O princípio fundamental é que os jogos devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantir uma intensidade máxima de prazer e participação.
O MÉTODO DOS JOGOS ESPORTIVOS MODIFICADOS: Com o objetivo de superar a abordagem de ensino Tradicional, Bunker e Thorpe (1982) apresentam os Jogos Esportivos Modificados, que se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos, onde todos e cada um dos alunos podem participar na tomada de decisões. O ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.
Esta abordagem oferece oportunidades reais para as crianças desenvolverem seus próprios jogos, envolvendo-se, desta maneira, em seu próprio aprendizado. Compartilham ideias, trabalham de maneira cooperativa e descobrem naturalmente porque as regras são importantes e seus propósitos.
O MÉTODO SITUACIONAL: Este método procura incorporar o desenvolvimento paralelo de processos cognitivos inerentes à compreensão das táticas do jogo e se compõem de jogadas básicas extraídas de situações padrões de jogo, aspecto este que, segundo o autor, é a grande vantagem deste método.
O MÉTODO CRÍTICO SUPERADOR: No Método Crítico Superador os conteúdos constituemreferências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação dos dados da realidade, até sua interpretação, compreensão e explicação.
O MÉTODO CRÍTICO EMANCIPATÓRIO: Na concepção Crítico-Emancipatória, o esporte não deve ser ensinado pelo simples desenvolvimento de técnicas e táticas, mas praticado e estudado. O ensino deve fomentar a capacitação dos alunos para um agir solidário, segundo os princípios da co-determinação, autodeterminação e da autorreflexão, através da interação aluno-aluno, aluno-professor e professor-aluno.
CONCLUSÃO:
Podemos concluir que, com relação ao primeiro objetivo proposto pelo estudo, os dados nos revelaram que o Método Tradicional Tecnicista é destacadamente a metodologia mais conhecida entre todos os professores entrevistados, que referiram ter bom ou ótimo conhecimento sobre ele. Mas também observamos que os demais métodos de ensino são fundamentais para a ênfase no trabalho do professor dentro do ambiente escolar, o conhecimento de cada método faz com o professor tenha maior entendimento e qualidade tanto na elaboração como na execução de suas aulas seja ela (voleibol, futsal, basquete, handebol, etc.) tornando as atividades mais prazerosas tanto para o professor que vê a sua aula render, como ao aluno que sente alegria e divertimento em aprender e praticar modalidades esportivas que talvez nunca tenham lhes chamado à atenção.
Na carreira de professor, o aprendizado nunca pode acabar pois sempre haverá novos métodos e formas de aplicar e desenvolver suas aulas fazendo com que o aluno tenha maior esclarecimento e compreensão da matéria, neste texto analisarmos vários métodos pedagógicos de ensino de modalidades esportivas que só vem acarretar em nossas carreiras, abrindo o nosso conhecimento sobre a educação física voltados aos jogos esportivos, obtendo assim o maior conhecimento sobre a metodologia fazendo com que os alunos participem e acima de tudo compreendam a matéria. 
2º PARTE: ENTREVISTA COM O PROFESSOR
 Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas?
R= Bem o professor entrevistado, nos contava que para as suas aulas ele utilizava dois métodos para aplicar a sua aula, o primeiro método é a teoria, ou seja, explicar de forma simples e compreensiva as principais regras, história, características e curiosidades do esporte. E o segundo método é o da prática onde o aluno iria executar tudo aquilo que ele havia acompanhado nas primeiras aulas.
 Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades? 
R= Ele nos contou que esse método tem surtido grande efeito, ao seu ponto de vista este método é o mais adequado pois os alunos compreendem bem a matéria sendo assim na hora da pratica eles já tem um grande conhecimento do esporte, e a aula tem se tornado mais prazerosa tanto para os alunos como para o professor que tem visto o maior crescimento e rendimento de suas aulas. 
 
Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utiliza, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz?
R= Com certeza novas ideias e métodos são sempre bem vindos acredito que os alunos aprendem mais e se desenvolvem mais na sala de aula se o professor trazer conteúdos diferentes para trabalhar, devemos usar e novas metodologias pra o aprendizado, sair um pouco da rotina de vez em quando é sempre bom.
 Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento?
R= Bem nessa parte o professor nos contava que ele utiliza muitos trabalhos que necessitam da participação de todos os alunos do colégio como gincanas, Inter classe, entre outras atividades que quebrem um pouco a mesmice que muitas vezes envolve as aulas, ele nos disse que atividades como essas chamam bastante a atenção dos alunos fazendo com que eles tenham maior interesse em participar das atividades, o professor coloca como regra que para participar dessas atividades os alunos devem colaborar nas aulas, tanto na participação como comportamento assim notamos nas aulas uma grande quantidade de participação dos alunos e eles demostram um grande conhecimento do conteúdo trabalhado.
 Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas? 
R= Sim todo curso de graduação, seja em qualquer área não apenas educação física chega uma fase em que você começa a se especificar na sua área de trabalho e a buscar recursos que venham lhe acrescentar sabedoria para lidar em sua aula futuramente também podemos buscar conhecimentos em cursos complementares para nossa graduação e crescimento profissional, já que com o passar dos anos o mercado de trabalho tem crescido nesta área quanto maior o conhecimento abrangido pelo professor maiores chances ele terá de se tornar um bom profissional, é disso que as escolas precisam, de profissionais que busquem o conhecimento .
Você se sente preparado pra trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos?
R= Ele nos falava a muito tempo tenho trabalhado com educação física nas escolas tanto educação infantil, fundamental e média e se analisarmos a sua historia e características teremos provas suficientes que ele esta mais do que preparado para trabalhar o ensino de modalidade coletivas, mas ele nos dizia que em nossas vidas sempre haverá algo a mais para aprender, algo novo a ser estudado pois o mundo vive em constante modificação o que era certo ontem, amanhã pode ser errado, muitas vezes por pensar que estamos preparados deixamos de estudar e buscar o conhecimento, pois “estamos preparados”, então para que estudar mais?, devemos nos preparar a cada dia nunca saberemos tudo, de certa forma me considero preparado pois sempre estou buscando algo novo para trabalhar em minhas aulas. 
 
Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? 
R= Nas minhas aulas costumo prepara – los de forma sistemática sempre respeitando a faixa etária dos alunos, também respeitando as metodologias que devemos trabalhar na escola, pois sempre há uma cultura a ser seguida, também observo como os alunos estão se desenvolvendo durante as atividades. Sendo um resultado não tao esperado busco trazer outros métodos para trabalhar pois meu objetivos é que todos saiam satisfeitos e de certa forma compreendam a matéria, pois de nada adianta estar ensinando algo que ninguém esta aprendendo, o objetivo é a aprendizagem do esporte visando melhorar as suas vidas.
 Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas?
R= Sim, pois tudo isso ira ajudar na elaboração de seus métodos de ensino visando sempre melhorar a vida do aluno e trazer benefícios a ele visando um futuro grandioso.
Notamos que o professor tinha muito a nos ensinar, tanto na parte especifica da matéria como também na vivencia, a muitos anos esse professor tem trabalhado com a disciplina e tem visto muitos resultados de seus trabalhos ao longo dos anos embora nenhum de seus alunos tenha se tornado um atleta a nível profissional ele tem visto eles na sociedade, cada um seguiu um rumo na sua vida e hoje orgulham esse professor que de certa forma esteve presente na vida de cada um deles.
O conhecimento adquirido a troca de experiência, os relatos de tudo que ele já passou desde o inicio de sua formação até o atual momento, ser professor é algo que nem todo o dinheiro do mundo poderia pagar, é muitas vezes você olhar para o passado e ver como ajudou na formação de pessoas, e fez valer a pena a sua vida, é um dom, nunca para sempre devemos estar estudando, pesquisando, analisando, buscando recursos, para que suas aulas e sua metodologia de ensino sejam legais, produtivas, interativas e divertidas.
Também notamos em suas respostas quanto aos questionamentos uma tranquilidade e clareza tanto nas respostas como na expressão defelicidade em estar transmitindo para as futuras gerações o seu conhecimento, mantendo viva a chama da educação física dentro do ambiente escolar, uma pessoa simples que ama o que faz que dedica uma vida toda em prol da educação transformando vidas, levando alegria e felicidade as crianças de diferentes gerações,.
CONSIDERAÇOES FINAIS
Nosso trabalho teve como finalidade apresentar informações de como os profissionais da educação atuam, em seus momentos na educação, sendo ela qual for, ser educador exige muito de nós como profissionais não sendo só professor muitas vezes acabamos sendo psicólogos e tudo mais, mas além de tudo tornamos nossos alunos e colegas em nossa segunda família isto é muito gratificante onde se faz com amor o que faz.
Este trabalho nos abriu o entendimento de muitas áreas que nunca havíamos pensado, e de uma grande experiência que levaremos para toda a vida como nossos pais costumam dizer que a melhor forma de se aprender a viver é escutar os mais velhos pois eles tem uma grande experiência a transmitir para as futuras gerações, com este professor através do momento que nos foi proporcionados por meio deste trabalho levaremos uma lição para toda a vida que o conhecimento é daqueles que o buscam.
REFERÊNCIAS: 
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Paris: Vigot, 1994. 
BOTA, I.; COLIBABA -EVULET, D. Jogos desportivos coletivos: teoria e metodologia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. 
FILIN, V.P. Desporto juvenil: Teoria e metodologia/ Adaptação científica Antonio Carlos Gomes - 1.ª edição, Londrina: Centro de informações esportivas, 1996. 
OLIVEIRA, V. O processo do desenvolvimento do talento: O caso do basquetebol. XII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte, 2001, Caxambu, Anais… p. 198. 
PAES, R.R. Aprendizagem e competição precoce: "O caso do Basquetebol", Universidade Metodista de Piracicaba: Dissertação de Mestrado, 1989.

Continue navegando