Buscar

comentario Hume e Descartes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aides Oliveira Coelho
Conhecimento, ciência e realidade
BES 2015.2
Comentário dos vídeos: David Hume e Descartes: Breve Vida e Obra
David Hume – Empirismo
Hume desenvolveu uma teoria que apresentou como principio que todo conhecimento humano precede da experiência em que a capacidade cognitiva da razão humana é limitada, pois todos os conteúdos da mente são percepções que engloba impressões e ideias.
Em primeiro lugar acontecem as impressões e depois as ideias. As impressões englobam sensações e emoções, possui força e vivacidade, porque é a experiência presente que torna-se o ponto de partida para o conhecimento. Já as ideias, são representações do pensamento, quando surgem as imagens relacionadas as memórias, pois as ideias são impressões prévias que limita o conhecimento.
Com relação a ética, Hume observa que deve ser laica para permitir que a emoção e não a razão ajude a distinção do certo e errado. 
Assim, Hume acredita que a experiência é o que favorece o conhecimento, e baseia-se nas emoções para acontecer o conhecimento que deve ser confrontado por meio da experiência.
Descartes – Breve Vida e Obra
Considerado o pai da filosofia moderna, Descartes, criou um método investigativo que tem por principio o pensamento: “Penso logo existo”. Este pensamento tem relação com a valorização da subjetividade e confiança na razão que culmina no conhecimento.
Desta forma, o conhecimento é alcançado por meio da dúvida e a razão subjetiva é que valoriza o sujeito científico. Suas ideias indicam o caminho para a objetividade e o rigor intelectual é determinando pela descoberta da verdade de forma individual, pois cada um pensa para si mesmo.
Essa ideia fez que a autoridade da filosofia deixasse de ser fundamentada nos escritos ou sábios, mas na mente do filosofo.
No livro o “O Discurso do Método”, apresenta a ideia que todas as realidades observáveis no mundo físico, celeste ou terrestre, são mesuráveis e defende que todo conhecimento humano está interconectado da mesma forma, em um modelo matemático, para demonstrar essa ideia apresenta a imagem da “arvore do conhecimento” em que a física é o tronco que sustenta todas as ciências com raciocínio analítico.
A premissa da evidência, apresentada por Descartes, parte da dúvida metódica, radical e hiperbólica até o nível do absurdo. Nesse caso, nunca aceita nada como verdadeira até não haver mais dúvidas. Para isso, criou fases que observa: Evidência; Análise; Ordenação; Enumeração.
Todas as fases são para sanar as dúvidas e favorecer o conhecimento. Acredita que a natureza se divide em mente/espírito e matéria, e Deus é a ponte entre o mundo subjetivo do pensamento e o mundo objetivo da verdade.
Nesse caso, o método de Descartes concedeu a ele o titulo de pai da ciência moderna, pois a partir das suas ideias desenvolveu-se novos conceitos que contribuiu com o avanço da ciência.

Continue navegando