Buscar

cinesioterapia av 2

Prévia do material em texto

A mobilização sem impulso é uma técnica de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utiliza três recursos de alongamento: alongamento lateral, alongamento longitudinal e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. Selecione qual destas alternativas NÃO corresponde a um efeito desejado desta técnica.
		
	
	Recuperação da elasticidade e plasticidade dos tecidos moles
	
	Recuperar a coordenação e força muscular
	
	Recuperação da Mobilidade
	
	Reeducação Funcional
	 
	Diminuição do Processo Inflamatório Agudo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602963845)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alongamento é o nome dado ao exercício para aumentar a flexibilidade dos músculos. "O conhecimento e a prática do alongamento garantirão uma boa flexibilidade que permitirá a execução de movimentos com amplitudes articulares dentro de suas necessidades específicas, diminuindo a suscetibilidade de lesões e permitindo a obtenção de arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados." Badaro,A;Silva A; Beche,D. O principio básico dos exercícios de alongamento é afastar a inserção proximal da inserção distal. De acordo com estas informações marque a alternativa que corresponde ao exercício de alongamento adequado para favorecer a flexibilidade da articulação do quadril
		
	
	Alongamento do vasto medial
	
	Alongamento do vasto intermédio
	
	Alongamento do transverso do abdomen
	
	Alongamento do vasto lateral
	 
	Alongamento do Glúteo Máximo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602748040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam recursos de alongamento, tais como o alongamento lateral (transversal às fibras musculares), o alongamento longitudinal (longitudinal às fibras musculares) e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. O conhecimento dos efeitos que podem ser obtidos com a realização da técnica comprova a importância desta modalidade terapêutica na recuperação da funcionalidade articular e das estruturas periarticulares, tanto de forma localizada como de forma holística. Assim, marque a alternativa que não aponta seus objetivos:
		
	 
	gerar a hipertrofia muscular;
	
	gerar relaxamento.
	
	recuperar a mobilidade (arco de movimento), a coordenação e força muscular, interferindo consequentemente na reeducação funcional.
	
	recuperar a elasticidade e plasticidade dos tecidos moles;
	
	organizar o metabolismo local (aumentar o fluxo sanguíneo local e drenar edemas);
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602752252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Cinesioterapia é a terapia por meio de movimentos, mas nem sempre estes fazem parte do momento terapêutico correto. Dessa forma, marque a alternativa que traduz uma correta aplicação da Cinesioterapia.
		
	
	Só deve ser estimulada após aplicação prévia de recursos eletrotermofototerápicos, não tendo eficácia comprovada sem assistência dos mesmos.
	
	Só trabalha de maneira assistida, entendendo que o movimento passivo não é Cinesioterapia, assim como o contrarresistido.
	
	Sua característica principal é a utilização de recursos mecânicos que contribuam na mobilidade ativa do paciente, só devendo ser manual em pacientes que não reajam bem ao mecânico.
	
	É utilizada em pacientes com restrições articulares e musculares, principalmente quando a dor e a limitação se fazem presentes.
	 
	Busca gerar interferência funcional, ou seja, se modifica, de passivo a contrarresistido, conforme a necessidade e a evolução dos pacientes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603286311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao avaliarmos um paciente, percebemos a sua motilidade, seja restrita ou não, facilitando a identificação da forma de movimentos a serem trabalhados em sua conduta fisioterapêutica. Com base nessa assertiva, marque a resposta correta
		
	
	Pacientes com limitação de ADM por dor, mesmo sem carga, deverão realizar exercícios ativos livres contra a ação da gravidade, para ganhos na ADM.
	 
	Pacientes com quadros de restrição de ADM por diminuição de deslizamentos acessórios em superfícies articulares se beneficiam de mobilizações passivas com ligeira tração do segmento.
	
	Toda movimentação trabalhada com o paciente deve priorizar manobras passivas, já que as ativas deverão ser realizados em ambiente que não seja terapêutico.
	
	O trabalho contra-resistência deve ser prioridade nas condutas que contemplem ganhos de ADM já que traduzem melhoras na osteocinemática e na artrocinemática.
	
	Os movimentos ativo-assistidos são indicados em pacientes que apresentam dificuldade cognitiva para realização do movimento em si, não cabendo em limitações de ADM.
		
	Ao treinarmos a marcha de um paciente com dificuldades de deambulação, é necessário levar em consideração que se trata de um movimento complexo que envolve o sincronismo de várias estruturas corporais, incluindo uma harmonia entre movimentos de cinturas escapular e pélvica e membros. Na técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) podemos estimular a marcha enfatizando os movimentos de cintura pélvica. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A póstero-depressão pélvica é simultânea ao passo para trás.
	 
	A ântero-elevação pélvica é simultânea ao passo adiante.
	
	A ântero-depressão pélvica é simultânea ao passo adiante.
	
	A póstero-elevação pélvica é simultânea ao passo adiante.
	
	A ântero-elevação pélvica é simultânea ao passo para trás.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603286905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptivas usadas para alongamento, também chamadas de alongamento ativo ou alongamento facilitativo, integram propositalmente contrações musculares ativas nas manobras para facilitar ou inibir a ativação muscular e aumentar o alongamento. Entre elas encontra-se a contração do agonista, que implica:
		
	 
	contrair concentricamente o músculo oposto ao que está limitando a amplitude;
	
	contrair excentricamente o músculo que está limitando a amplitude;
	
	contrair isométricamente o músculo oposto ao que está limitando a amplitude;
	
	contrair concentricamente o músculo que está limitando a amplitude.
	
	contrair isométricamente o músculo que está limitando a amplitude;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603356525)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 65 anos com diagnóstico de AVE encontra-se internado na unidade de terapia intensiva(UTI). O paciente está sedado, mas estável clinicamente.Deverá ser realizado, com o objetivo de manter as amplitudes de movimento e amenizar os efeitos da imobilização, o exercício do tipo:
		
	
	movimento auto passivo
	 
	movimento passivo
	
	movimento ativo-assistido
	
	movimento ativo-livre
	
	movimento ativo-resistido
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603358257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sistematização das tecnicas cinesioterápicas que enfatizam exercícios em flexão e trabalham a estrutura da coluna lombar foi descrito por __________________ como sendo uma técnica de exercícios para a coluna são indicados para dor na coluna, uma vez que ajudam no fortalecimento dos músculos que fazem sua flexão,desenvolvida por um ortopedista de Dallas. São exercícios que buscam o alongamento e a estabilização da região toracolombar, através de movimentos voluntários de flexão dos membros inferiores sobre o abdome.
		
	
	Maigne
	
	Frenkel
	
	Cyriax
	 
	Willians
	
	Makenzie
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603297984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com os diversos Tipos de Contrações Musculares,as mesmas podem ser utilizadas como formas específicas de Reforço Muscular e consequentemente como medidas Cinesioterapêuticas. Marque a alternativa que condiz com o objetivo a ser utilizado pela contração muscular proposta:
		
	 
	Em joelhos com pouca mobilidade devido à dor e ao edema agudo proveniente de uma cirurgia recente, a contração mais indicada é a Contração Isométrica.
	
	A Contração concêntrica ocorre quando a tensão gerada no músculo cria um alongamento no músculo.
	
	Contração excêntrica ocorre um encurtamento do músculo.
	
	A Contração Isométrica produz alteração do comprimento muscular.
	
	A Contração Dinâmica Excêntrica pode ser utilizada e deve ser potencializada nas fases iniciais de tratamento.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201603358257)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sistematização das tecnicas cinesioterápicas que enfatizam exercícios em flexão e trabalham a estrutura da coluna lombar foi descrito por __________________ como sendo uma técnica de exercícios para a coluna são indicados para dor na coluna, uma vez que ajudam no fortalecimento dos músculos que fazem sua flexão,desenvolvida por um ortopedista de Dallas. São exercícios que buscam o alongamento e a estabilização da região toracolombar, através de movimentos voluntários de flexão dos membros inferiores sobre o abdome.
		
	 
	Willians
	
	Frenkel
	
	Maigne
	
	Makenzie
	
	Cyriax
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602964966)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A contração do bíceps braquial durante os movimentos de flexão do cotovelo promove:
		
	 
	A inibição do seu antagonista, o tríceps braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o tríceps braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o braquioradial
	
	A inibição do seu antagonista, o braquial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603297984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com os diversos Tipos de Contrações Musculares, as mesmas podem ser utilizadas como formas específicas de Reforço Muscular e consequentemente como medidas Cinesioterapêuticas. Marque a alternativa que condiz com o objetivo a ser utilizado pela contração muscular proposta:
		
	
	A Contração Isométrica produz alteração do comprimento muscular.
	
	Contração excêntrica ocorre um encurtamento do músculo.
	
	A Contração concêntrica ocorre quando a tensão gerada no músculo cria um alongamento no músculo.
	 
	Em joelhos com pouca mobilidade devido à dor e ao edema agudo proveniente de uma cirurgia recente, a contração mais indicada é a Contração Isométrica.
	
	A Contração Dinâmica Excêntrica pode ser utilizada e deve ser potencializada nas fases iniciais de tratamento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602748288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de energia Muscular de Mitchell baseia-se no fato de que, após uma contração pré-alongamento de um músculo retraído, esse músculo irá relaxar como resultado da inibição autogênica e será alongado mais facilmente. Essa ação inibitória provocada pela contração é resultado da estimulação do:
		
	
	Corpúsculo de Paccini
	
	Fuso Muscular
	
	Órgão de Ruffini
	 
	Órgão Tendinoso de Golgi
	
	Corpúsculo de Merkel
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602783690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A contração do bíceps braquial durante os movimentos de flexão do cotovelo promove:
		
	 
	A inibição do seu antagonista, o tríceps braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o tríceps braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o braquioradial
	
	A inibição do seu antagonista, o braquial
		
	
	 Comitê Internacional de Medicina Manual, na década de 80, recomendou o termo mobilização com impulso em detrimento do termo manipulação ou tranco rápido com baixa amplitude. A mobilização com impulso é um recurso da osteopatia e da quiropraxia para ajustar uma disfunção articular (disfunção somática), ou seja, para eliminar uma hipomobilidade (alteração dos movimentos acessórios). De acordo com os tipos básicos de técnicas de manipulação, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
		
	
	Energia muscular: utiliza a contração ativo-assistida do paciente
	 
	Thrust: movimento passivo que usa movimento de alta velocidade e baixa amplitude
	
	Mobilização musculoarticular: usa da mobilização com contração muscular ativa do paciente
	
	Mobilização articular: movimento assistido que utiliza mobilização mais lenta que o thrust
	
	Craniossacral: técnica direta, que demanda alto grau de habilidade palpatória
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603407593)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e este recurso terapêutico, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	O programa de exercícios para cada paciente é determinado de acordo com suas necessidades e baseia-se na avaliação da incapacidade do paciente. A modalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clínica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, teste de força muscular e de amplitude articular de movimento
	
	O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência; treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas.
	 
	A cinesioterapia é contra-indicada quando há formação de tecido cicatricial inadequado, levando a retração de músculos, tendões e pele, e nas condições em que as limitações interferem nas atividades da vida diária (AVDs).
	
	O comprometimento osteomuscular pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. A avaliação irá determinar qual técnica cinesioterápica irá ser aplicada.
	
	Os fisioterapeutas aplicam a cinesioterapia para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos musculoesqueléticos ou cardiopulmonares, as limitações da atividade e as restrições do movimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603721354)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o complexo articular do ombro é possível afirmar:
		
	 
	É um complexo articular formado por quatro articulações (escapulo torácica, acromioclavicular, glenoumeral e esternoclavicular)
	
	É uma articulação sinovial condilar
	
	É a articulação mais estável do corpo humano
	 
	Durante o movimento de abdução, ocorre metade do movimento na articulação glenoumeral e outra metade na articulação escapulotorácica
	
	Possui dois graus de liberdade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603510155)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das seguintes técnicas de prevenção de lesões musculo-esqueléticas abaixo, envolve saltos rápidos e repetitivos, contrações concêntricas e excêntricas, que forçam os músculos até o seu limite fisiológico:
		
	
	Alongamento Estático
	
	Resistência Progressiva
	
	Alongamento dinâmico
	 
	Pliometria
	
	FNP
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602748289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antes da execução de qualquer técnica manipulativa, é necessário saber se o paciente apresenta alguma contraindicação ao tratamento. São contraindicações absolutas para a aplicação das Técnicas Manipulativas, EXCETO:
		
	 
	Contratura Muscular
	
	Doença da Medula Espinhal
	
	Espondilite Anquilosante
	
	Comprometimento ArterialOsteoporose

Continue navegando