Buscar

AVALIANDO DIREITO CONSTITUCIONAL I

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Simulado: CCJ0019_SM_
	
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 28/10/2017 20:08:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408086392)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A CF de 1934 foi promulgada, ao passo que a de 1937 foi outorgada
	 
	A Constituição de 1891 foi promulgada
	
	NDA
	 
	Das Constituições Brasileiras, as duas primeiras eram semirrígidas
	
	A Constituição de 1824 era semirrígida, já que previa a alteração de uma parte pelos chamados meios ordinários
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407471108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 04 Exame 125  Tipo 1 - OAB-SP) - O art. 7º, inciso XXVII, da Constituição Federal, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais "proteção em face da automação, na forma da lei", pode ser considerado norma constitucional de eficácia
		
	 
	 
limitada, por não ter aplicabilidade imediata, necessitando de norma regulamentadora
	
	 
plena, por ter aplicabilidade imediata, não necessitando de norma regulamentadora
	
	 
plena, por ter aplicabilidade imediata, mas passível de restrição por norma regulamentadora
	
	 
contida, por ter aplicabilidade imediata, não necessitando de norma regulamentadora
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408214194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adv. Petrobras/CESGRARIO - 2008) Maria é brasileira, funcionária do Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, e casada com João, também brasileiro. Foi enviada grávida à Itália, juntamente com sua equipe de trabalho, para tratar de assuntos profissionais do interesse da Petrobras. Ao chegar a Roma, Maria teve complicações na gravidez e deu à luz prematuramente a seu filho Mário, que sobrevive. De acordo com as disposições constitucionais relativas a direitos da nacionalidade, esse filho de João e Maria será:
		
	 
	c) brasileiro nato.
	
	italiano, podendo optar pela nacionalidade brasileira após a maioridade.
	
	b) estrangeiro.
	
	d) brasileiro naturalizado.
	
	a) apátrida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408112490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um órgão da Administração direta de determinado Município efetua contratação de serviços que poderiam ser prestados por servidores públicos, sem realizar licitação e sem que o ato que determinou a contratação tivesse sido precedido de justificativa razoável e plausível. Nessa hipótese, poderia:
		
	
	o Ministério Público, por meio de mandado de segurança coletivo, requerer que fosse declarada a ilegalidade da contratação, por ofensa aos princípios constitucionais de realização de licitação e motivação dos atos administrativos.
	
	uma associação de servidores públicos municipais, por meio de habeas data, requerer a anulação da contratação e a determinação de que seja realizado concurso público para contratação de novos servidores, com vistas ao desempenho das atividades.
	 
	um cidadão, alistado eleitoralmente em pleno gozo dos direitos políticos, por meio de ação popular, requerer a anulação do contrato, por ser lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
	
	um servidor público integrante dos quadros do órgão municipal, por meio de mandado de segurança, requerer a anulação do ato praticado pelo dirigente do órgão, por abuso de poder.
	
	o Procurador-Geral de Justiça, por meio de mandado de injunção, requerer que fosse declarada a omissão do Poder Público municipal no cumprimento de sua obrigação de prestar serviços.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407541914)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	ENADE 2009
A tendência à concentração regional da renda é um fenômeno observado universalmente, sendo amplamente conhecidos os casos da Itália, da França e dos EUA. Uma vez iniciado esse processo, sua reversão espontânea é praticamente impossível. Em um país da extensão geográfica do Brasil, é de se esperar que tal processo tenda a prolongar-se extremamente. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
 A análise econômica de Celso Furtado permite compreender alguns dos fenômenos políticos presentes na formação do Brasil. Com base no pressuposto de uma concentração regional da renda, é possível afirmar que a Constituição de 1988 estabeleceu diretrizes para uma atuação do Estado que reduza as desigualdades entre os diferentes estados brasileiros, tendo em vista que
		
	
	a reforma administrativa estabelecida pela Emenda Constitucional 19, de 1998, reorientou a atuação do governo federal, para permitir o combate à pobreza e às desigualdades regionais por meio da centralização da atividade burocrática.
	 
	o constituinte vedou ao Tribunal de Contas da União suspender gastos que possam causar danos às economias das regiões mais ricas, com vistas a permitir uma atuação administrativa que privilegie a redução das desigualdades.
	 
	constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e compete à União elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	instituiu um Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza como instrumento de direito econômico regional, concedendo recursos aos entes federativos para a construção de hospitais, escolas, postos de saúde e estádios.
	
	compete à União e aos Estados estabelecer normas de direito econômico e societário, impedindo que cada ente federativo possa buscar o seu desenvolvimento econômico específico por meio de condições que reduzam a concorrência empresarial.
	   DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Simulado: CCJ0019_SM_V.1 
	
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 28/10/2017 20:19:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408316521)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador (...)". A alternativa que complementa o dispositivo mencionado é:
		
	
	salvo em caso de delito de natureza grave ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".
	 
	salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".
	
	salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou nos casos de repercussão nacional, ou, durante o dia, por determinação judicial".
	
	salvo, durante o dia, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, a qualquer momento, por determinação judicial".
	
	salvo em caso de crime inafiançável, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407471304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2009/QUESTÃO 14)
Olhe pro menino
Sem camisa e descalço
Que chora por comida
Que te pede um trocado
Olhe pro menino
Que não tem onde morar Não tem pra onde ir
E não tem onde ficar
Olhe em seus olhos
Sinta o ódio animal
A revolta que ele sente
Da injustiça social Injustiça Social - Esgoto. (In: /injustiça social: esgoto)
A música retrata situação que afronta direitos fundamentais, registrados no texto constitucional brasileiro. Esses direitos traduzem-se em:
		
	
	valores religiosos, de matriz filosófica
	
	falácias do legislador constituinte.
	
	regras gerais, sem eficácia plena.
	 
	situações referidas à dignidade humana.
	
	situações políticas, sem viés jurídico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407471032)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Questão 02 - Exame 118 - Tipo 1 - OAB-SP) - Segundo a teoria do Poder Constituinte Originário, a Assembleia Constituinte, no exercício de suas atribuições,
		
	 
	estará subordinada a todos os princípiosconstitucionais contidos em ordenamento jurídico preexistente.
	 
	não estará subordinada a nenhuma espécie de norma constitucional preexistente.
	
	estará subordinada apenas ao princípio da separação de poderes previsto em ordenamento jurídico preexistente.
	
	estará subordinada a todas as normas constitucionais previstas em ordenamento jurídico preexistente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408174356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Enade/2009 ¿ Olhe pro menino Sem camisa e descalço Que chora por comida Que te pede um trocado Olhe pro menino Que não tem onde morar Não tem pra onde ir E não tem onde ficar Olhe em seus olhos Sinta o ódio animal A revolta que ele sente Da injustiça social. Injustiça Social ¿ Esgoto. In: A música retrata situação que afronta direitos fundamentais, registrados no texto constitucional brasileiro. Esses direitos traduzem-se em
		
	
	a) falácias do legislador constituinte.
	
	d) regras gerais, sem eficácia plena.
	
	c) valores religiosos, de matriz filosófica.
	 
	b) situações referidas à dignidade humana.
	
	e) situações políticas, sem viés jurídico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407471194)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Questão 09 - Exame 126 - Tipo 1 - OAB-SP) - Ao tutelar o direito à vida, a Constituição Federal veda, textualmente:
		
	 
	a execução de qualquer espécie de aborto.
	
	qualquer hipótese de pena de morte;
	
	a manipulação de material genético;
	 
	a comercialização de órgãos humanos;
	 1a Questão (Ref.: 201408178761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Federal de 1988 é conhecida como a ¿Constituição Cidadã¿ em função de seu vasto rol de direitos e garantias fundamentais. Nesse sentido,
		
	
	os direitos fundamentais são de titularidade exclusiva das pessoas naturais, dado que decorrentes do princípio da dignidade da pessoa humana.
	 
	os direitos fundamentais diferenciam-se das garantias fundamentais na medida em que os direitos se declaram, enquanto as garantias têm um conteúdo assecuratório daqueles
	
	a igualdade de todos perante a lei repele qualquer prática discriminatória ainda que empreendida com propósito afirmativo.
	
	a característica principal dos direitos fundamentais é a indivisibilidade, o que significa reconhecer que os direitos fundamentais não comportam divisão no tempo, sendo, portanto, imprescritíveis.
	
	o direito à vida é considerado inviolável, razão pela qual não comporta exceções, sendo inconstitucionais as regras fixadas no art. 128, incisos I e II, do Código Penal, que preveem aborto necessário e sentimental.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407471011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a assertiva CORRETA:
		
	
	Nos termos da Constituição Federal, os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público.
	
	A filiação partidária não constitui condição de elegibilidade no sistema constitucional brasileiro.
	
	A Constituição de 1988 consagra um regime de democracia representativa absolutamente incompatível com qualquer forma de democracia direta ou "de identidade".
	 
	A fim de proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato, lei complementar poderá estabelecer outras hipóteses de inelegibilidade, além daquelas já previstas na Constituição Federal.
	
	A Constituição de 1988 não impede que o legislador ordinário crie um tipo de "recall " para cassar o mandato do representante infiel às teses programáticas assumidas durante o processo eleitoral.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408258653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	existe a possibilidade dos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serem incorporados ao texto constitucional por meio de emenda constitucional
	
	todos os direitos e garantias fundamentais possuem aplicabilidade imediata
	 
	todos os direitos e garantias fundamentais estão elencados num rol taxativo na Constituição Federal em vigor
	
	todos os direitos e garantias fundamentais são considerados cláusulas pétreas
	
	n.d.a.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407470991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos direitos constitucionais na ordem constitucional vigente, julgue os itens seguintes com (V) verdadeiro OU (F) falso.
		
	 
	Estão consagrados, entre os direitos sociais previstos na Constituição da República de 1988, o direito à educação, direito à moradia, o direito à segurança e o direito à assistência aos desamparados.
	
	É direito dos trabalhadores, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, o estabelecimento da idade mínima de dezesseis anos para o trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de quatorze anos para qualquer trabalho, salvo a condição de aprendiz.
	
	O direito ao trabalho e ao livre exercício profissional está consagrado entre os direitos sociais previstos na Constituição da República de 1988.
	
	É atribuição exclusiva de cada sindicato a defesa judicial e administrativa dos direitos individuais de seus filiados.
	
	Nas empresas com mais de cem empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover o entendimento direto com os empregadores.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408178766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O texto constitucional, em seu art. 5.º, caput, prevê expressamente valores ou direitos fundamentais ao ditar literalmente que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito.
		
	
	à vida, à liberdade, à segurança, à intimidade e à dignidade.
	
	à vida, à liberdade, à fraternidade, à dignidade.
	
	à vida, à liberdade e à intimidade.
	
	à vida, à dignidade, à intimidade e à igualdade.
	 
	à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
	Simulado: CCJ0019_SM_201407398733 V.1 
	Aluno(a): RODRIGO DA SILVA OLIVEIRA
	Matrícula: 201407398733
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 28/10/2017 20:47:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407471022)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a assertiva correta:
		
	
	Nos termos da Constituição Federal, o aviso-prévio poderá ser inferior a 30 dias.
	 
	Segundo o entendimento dominante do Supremo Tribunal Federal, os direitos sociais são insuscetíveis de alteração mediante emenda constitucional.
	
	Extingue-se em dois anos, para o trabalhador urbano, o direito de reivindicar créditos resultantes de relações do trabalho.
	
	A participação nos lucros da empresa é um direito inalienável do empregado.
	 
	Nos termos da Constituição Federal, o salário do trabalhador pode sofrer redução com base em convenção ou acordo coletivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408044210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA É DEFINIDA COMO RÍGIDA PORQUE:
		
	
	estabelece a pena de prisão para o depositário infiel.
	
	possui um controle de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo STF.
	 
	prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis.
	
	não admite a mutação constitucional.
	
	classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408178760)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os direitos individuais e coletivos, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Inspirada no princípio da dignidade da pessoa humana, a Constituição Federal de 1988 não permite, em hipótese alguma, as seguintes penas: de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento, cruéis.
	 
	Os tratadose convenções internacionais sobre Direitos Humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	
	A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização do Poder Executivo, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
	
	Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, e unicamente em caso de comprovado envolvimento na prática de crime de tráfico de seres humanos verificado antes da naturalização.
	
	É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados: a plenitude de defesa, a publicidade das votações, a soberania dos veredictos e a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408035731)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(6.º Concurso Público ¿ Outorga de Delegações de Notas e de Registros ¿ TJ SP/2009) O poder constituinte atribuído aos Estados-membros para se auto-organizarem é denominado:
		
	
	b) originário.
	
	d) originário-federativo.
	 
	c) originário-derivado.
	 
	a) decorrente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407471039)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 07 - Exame 25 - OAB-RJ) - Quanto ao poder constituinte derivado podemos afirmar que:
		
	
	Tem como principais características ser secundário, autônomo, incondicionado e limitado;
	 
	Pode ser dividido em poder constituinte reformador, sendo o poder de modificar a Constituição da República e, no poder constituinte decorrente, poder de instituir a constituição estadual
	
	No que tange à Constituição Federal, possui apenas limitações materiais e circunstanciais
	
	No exercício do poder constituinte decorrente atua de forma ilimitada, dada a autonomia dos estados-membros no sistema federativo

Continue navegando