Buscar

EXERCICIO CINESIOTERAPIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301293883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alongamento é o nome dado ao exercício para aumentar a flexibilidade dos músculos. "O conhecimento e a prática do alongamento garantirão uma boa flexibilidade que permitirá a execução de movimentos com amplitudes articulares dentro de suas necessidades específicas, diminuindo a suscetibilidade de lesões e permitindo a obtenção de arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados." Badaro,A;Silva A; Beche,D. O principio básico dos exercícios de alongamento é afastar a inserção proximal da inserção distal. De acordo com estas informações marque a alternativa que corresponde ao exercício de alongamento adequado para favorecer a flexibilidade da articulação do quadril
		
	
	Alongamento do transverso do abdomen
	
	Alongamento do vasto intermédio
	
	Alongamento do vasto lateral
	
	Alongamento do vasto medial
	 
	Alongamento do Glúteo Máximo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301690687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que a mobilização articular passiva é uma técnica bastante utilizada por fisioterapeutas para ganho de arco de movimento. Quando deveremos realizar esta técnica fisioterapêutica?
		
	 
	Bloqueio articular
	
	Artrodese
	
	Anquilose
	
	Encurtamento ligamentar
	
	Restrição muscular
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301624213)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta sobre as indicações da cinesioterapia:
		
	
	A cinesioterapia é uma técnica utilizada para a realização de avaliação funcional do paciente.
	
	O tipo de exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular é o ativo livre, no qual ajuda a diminuir ou inibir a dor.
	
	O uso terapêutico de resistência em um programa de exercício, aplicada manual ou mecanicamente tem como objetivo aumentar a flexibilidade muscular.
	
	O exercício feito pelo comando voluntário dos músculos envolvidos no movimento é chamado de exercício passivo que tem como objetivo diminuir a mobilidade da articulação.
	 
	Para planejar um programa cinesioterápico é necessário uma boa avaliação da capacidade do paciente, propor metas e objetivos a serem alcançados e graduar os exercícios de acordo com a evolução do paciente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301688288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I) Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II) Nos exercícios passivos não deve haver contração muscular voluntária. III) Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV) Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V) Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	III, IV, V
	 
	I, II,III
	 
	II, III, IV
	 
	I, II, V
	 
	I, II, IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301075805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O esqueleto é tanto mais maleável quanto menos ossificado está, ou quanto mais jovem seja o indivíduo. Eliminando as deformidades de origem traumática, senil ou infecciosa, podemos dizer que toda deformidade óssea tem origem entre o nascimento e os 20 anos de idade, e com frequência entre os 7 e 14 anos, sendo este período de idade aquele em que a morfologia e a postura definem-se para o futuro. Assinale a alternativa FALSA.
		
	
	Porém, por outro lado e pela mesma razão, (maleabilidade) favorece a correção
	
	A plasticidade do esqueleto, nessa época, por um lado pode facilitar a má formação
	 
	No adulto, quando tratarmos de uma deformidade, vamos visar um tratamento somente postural; o objetivo será sempre o de reduzir totalmente as deformidades.
	
	O tratamento preventivo é mais fácil, mais rápido e de melhor prognóstico
	
	Por isso é necessário tratar, na adolescência, as alterações que poderão tornar-se ósseas e fixas.

Continue navegando