Buscar

Questões discursivas POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No prazo de um ano, cada rede estadual e municipal precisa criar e aprovar seu próprio plano de Educação, alinhado ao PNE. Em paralelo, a União tem um ano para aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional, que assegura e cobra um padrão de qualidade para o ensino. Em dois anos, o Governo Federal precisa também legislar sobre a organização do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre as três esferas de poder, e sobre os valores do Custo Aluno Qualidade Inicial (CA Q i), que define quanto deve ser investido por estudante para garantir condições mínimas de aprendizagem. O PNE traz um grande ganho para o professor da rede pública. Aponte três pontos positivos para o professor, com a implementação do Plano Nacional da Educação 
Resposta: PNE atual é o protagonismo do professor. A meta 15 estipula a criação de uma política nacional de formação docente, visando garantir a todo curso superior específico na área em que lecionam. Entram nesse ponto também melhorias no currículo das graduações, oferta de bolsas de estudo a professores, valorização do estágio e aprimoramento da formação de outros profissionais, como as merendeiras. Em linha com essa meta está a 16, em que o país se compromete a oferecer cursos de pós-graduação a 50% dos docentes da Educação Básica. Além de formação, o PNE foca em remuneração e planos de carreira. Na meta 17, o governo se encarrega de equiparar o salário médio dos professores de Educação Básica da rede pública ao de profissionais com o mesmo grau de escolaridade. Nesse item, vale ressaltar a estratégia 17.4 que responsabiliza a União por ajudar financeiramente os estados e municípios para o cumprimento da meta em seis anos. A meta 18, por sua vez, determina a efetivação de planos de carreira em todas as redes, pressupondo tanto um estágio a os iniciantes, quanto licenças remuneradas e incentivos a docentes que desejem se qualificar.
O ECA determina que todas as crianças até 12 anos devem estar matriculadas na escola. Faça uma análise sobre o texto preconizado pela Lei e a realidade educacional hoje.
Gabarito: Percebemos, principalmente, nas ofertas de Educação Infantil, que ainda há muito o que se conquistar para que o texto da Lei seja cumprido. O aluno deverá escrever um texto apontando que a realidade nos mostra que muitas crianças e adolescentes ainda estão excluídas do processo educacional brasileiro.
Cite duas diretrizes que foram planejadas e admitidas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994 para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular. 
Gabarito: 
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais; 
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los; 
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado; 
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar" que significava?
Gabarito: contribuição mensal determinada na Constituição de 1937.
Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. Uma nova Constituição vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. Esta foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. Nela, os direitos dos cidadãos são restringidos, o Executivo Federal concentrava poderes, além de ser eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Analisando a Constituição de 1988, descreva como ela se contrapõe à Constituição redigida e outorgada pela Ditadura Militar?
Gabarito: A Constituição de 1988 inverteu a lógica das constituições anteriores tratando em primeiro lugar dos princípios fundamentais e dos direitos fundamentais, para só em seguida cuidar da organização do estado e dos poderes. É uma Constituição chamada Cidadã, pois tem na dignidade da pessoa humana o fundamento maior da República. Ela reconheceu expressamente em seu texto um enorme catálogo de direitos fundamentais, tantos os de índole individual, protetores da liberdade, como os de índole social, protetores da igualdade, e os de índole coletivo-difusa, protetores da fraternidade;
O que é o Conselho Tutelar?
Gabarito: É um órgão autônomo, não-repressivo, que pode ser acionado por qualquer cidadão para colaborar na garantia dos direitos da criança e do adolescente quando estes estão sendo violados ou ameaçados.
De acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar, além de maus-tratos envolvendo seus alunos, os casos de:
Gabarito: Elevados níveis de repetência e reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares
152. De acordo com a LDB (Lei n.9394/9 6), qual instância superior é responsável por assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior? GA BA RITO: União (Governo Federal)
153. Em 1994 cerca de 100 países, apoiados pela UNESCO, se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem sobre? GABARITO: As diretrizes educativas das pessoas com deficiências, enfatizando-se que o processo de aprendizagem deve ocorrer na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos. 
154. Em relação ao ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, qual a obrigação dos pais em relação aos filhos? GABARITO: Matricularem seus filhos na rede regular de ensino. 
155. Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar" que significava?
GABARITO: Uma contribuição mensal determinada na Constituição
156. O Golpe de 1964 interrompeu o governo legalmente constituído de João Goulart, que havia assumido a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. O Golpe representou a tomada de poder pelos militares, com o apoio da burguesia nacional articulada aos interesses norte-americanos. Nesse período, reformas educacionais foram implementadas no sentido de adequação ao novo momento. Dentre essas reformas, podemos citar a Lei nº 5540, outorgada em 1968, durante o período da Ditadura Militar. Qual o principal objetivo dessa Lei?
GABARITO: acabar com a mobilização dos estudantes universitários das instituições públicas 
157. As políticas indicadas pelo Banco Mundial acabam provocando reflexos na realidade educacional brasileira. Cite duas alternativas que apontam para esses reflexos? 
GABARITO: Acesso e permanência dos alunos na escola; crescimento acelerado da demanda de educação secundária e superior; alfabetização de adultos. 
158. Que Agência Internacional organizou e financiou a "Conferência de Educação para Todos", que aconteceu em março de 1990, em Jomtien, na Tailândia?
GABARITO: Banco Mundial 
159. Qual foi a principal articulação do governo federal para ampliar o atendimento ao ensino fundamental, sem aumentar os recursos destinados a esse nível de ensino foi:
GABARITO: A Municipalização do ensino. 
160. Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momentopolítico quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Mi litar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. Uma nova Constituição vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. Esta foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. Nela, os direitos dos cidadãos são restringidos, o Executivo Federal concentrava poderes, além de ser eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Analisando a Constituição de 1988, descreva como ela se contrapõe à Constituição redigida e outorgada pela Ditadura Militar? 
GABARITO: A Constituição de 1988 inverteu a lógica das constituições anteriores tratando em primeiro lugar dos princípios fundamentais e dos direitos fundamentais, para só em seguida cuidar da organização do estado e dos poderes. É uma Constituição chamada Cidadã, pois tem na dignidade da pessoa humana o fundamento maior da República. Ela reconheceu expressamente em se u texto um enorme catálogo de direitos fundamentais, tantos os de índole individual, protetores da liberdade, como os de índole social, protetores da igualdade, e os de índole coletivo-difusa, protetores da fraternidade; 
164. O tema da Educação é trata do pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como um direito de todos e um dever do Estado. Apresenta-se sob a forma de sete artigos (do artigo 53 ao 59), em que estão estabelecidos os objetivos da educação, além de estarem especificados:
I. os papéis do Estado quanto aos de veres.
II. a responsabilidade da família. 
III. as competências dos gestores escolares
IV. O respeito aos valores culturais, artísticos e históricos do estudante 
A partir da análise desses papeis, defina como a garantia dos mesmos, por parte do Estatuto da Criança e do Adolescente, pode trazer benefícios para as crianças e adolescentes em todas as dimensões de sua cidadania.
GABARITO: O Estatuto da Criança e do Adolescente mudou os paradigmas em relação ao menor, reconhecendo-o como sujeito de direitos, assegurando-lhe, entre outros, o direito fundamental à educação. Educação e cidadania são indissociáveis, pois somente a educação assegura o exercício pleno da cidadania. Pela educação, os alunos serão capazes de exigir direitos e de cumprir deveres. Fazer cumprir significa criar condições de manter todas a s crianças nas escolas. Além disso, interessa também a o educador conhecer o Conselho Tutelar, seu funcionamento e atuação. Este é o órgão que recebe as denúncias e assegura o cumprimento dos termos do estatuto. É composto por conselheiros eleitos na comunidade, que tem como objetivo acompanhar os casos de violações.
165. Qual o dever do Estado, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente? 
GABARITO: Assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 
O Golpe de 1964 interrompeu o governo legalmente constituído de João Goulart, que havia assumido a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. O Golpe representou a tomada de poder pelos militares, com o apoio da burguesia nacional articulada aos interesses norte-americanos. Nesse período, reformas educacionais foram implementadas no sentido de adequação ao novo momento. Dentre essas reformas, podemos citar a Lei nº 5540, outorgada em 1968, durante o período da Ditadura Militar. Qual o principal objetivo dessa Lei? 
Gabarito: Desmobilizar os estudantes universitários das instituições públicas
Qual foi a principal articulação do governo federal para ampliar o atendimento ao ensino fundamental, sem aumentar os recursos destinados a esse nível de ensino foi: 
Gabarito: A Municipalização do ensino.
A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem. O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem. Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.
Gabarito: O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes, quanto à modalidade EaD: - flexibilidade de horário e de local, pois o aluno estabelece o seu ritmo de estudo; - valor do curso, em geral, é mais baixo que do ensino presencial; - capilaridade ou possibilidade de acesso em locais não atendidos pelo ensino presencial; - democratização de acesso à educação, pois atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais; além de contribuir para o desenvolvimento local e regional; -troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível (exemplo, de pontos geográficos longínquos); - incentivo à educação permanente em virtude da significativa diversidade de cursos e de níveis de ensino; -inclusão digital, permitindo a familiarização com as mais diversas tecnologias; -aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos, não poderiam frequentar as escolas regulares; - formação/qualificação/habilitação de professores, suprindo demandas em vastas áreas do país; - inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários
Caracterize o momento da sociedade brasileira em que as leis 5540/68 e 5692/71 foram criadas e as principais características das mesmas. 
 Resposta: A sociedade brasileira era composta por momentos de repressão, onde quem tinha acesso ao ensino eram as elites da sociedade, onde as classes menos favorecidas não conseguiam ter acesso a educação. 
Gabarito: Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. A lei 5540/68 reformou o ensino superior, estabelecendo a chamado sistema de créditos. A lei 5692 unificou o ensino primário e ginasial criando o 1o grau. Modificou o ensino secundário chamando-o de 2o grau e tornando-o, obrigatoriamente, profissionalizante. 
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. A partir do exposto, cite 3 direitos assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar: 
Gabarito: Ser respeitado por seus educadores; Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Organizar e participar em entidades estudantis e Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
A "Conferência de Educação para Todos" (Março de 1990, em Jomtien) estabeleceu como orientação priorizar o ensino fundamental emdetrimento dos demais níveis de ensino. Ainda, defendeu que a tarefa de assegurar a educação é de todos os setores d a sociedade. De acordo com essa postura, o dever do Estado foi relativizado. Podemos dizer que esse relativismo está expresso em quais ações? Cite duas apenas: 
Gabarito: Repasse da responsabilidade do Estado com o Ensino Fundamental; Ensino Fundamental voltado par a o treinamento para o mercado de trabalho; Municipalização e privatização do ensino, bem como a compreensão de que a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro.

Continue navegando