Buscar

Avaliando 3

Prévia do material em texto

Avaliando 3
	1a Questão (Ref.: 201401330189)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente de sexo masculino, 87 anos, portador de DPOC deu entrada na UTI em crise com quadro de pneumonia e insuficiência respiratória. O paciente mostrava-se pouco cooperativo, mas atendia com dificuldade às solicitações verbais. À tentativa de ventilação não invasiva (VNI) não obteve sucesso e foi necessária a intubação do paciente. A gasometria após a VNI apresentava o seguinte resultado: pH:6,9 PaCO2:150mmHg, PaO2:45mmHg, HCO3-:27 mEq/l, SatO2:80%. Podemos dizer que o paciente apresentava como distúrbios verificados na gasometria:
		
	
	Alcalose respiratória e hipoxemia.
	
	Acidose mista e hipercapnia.
	 
	Acidose respiratória e hipoxemia.
	 
	Acidose metabólica compensada e hipoxemia.
	
	Alcalose metabólica e hipocapnia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401326430)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas lesões torácicas, a conseqüência clínica mais comum de uma fratura de costela é pneumotórax ou hemotórax. Neste caso, indique os cuidados que o fisioterapeuta deve ter:
		
	
	Nessas lesões a fisioterapia respiratória está totalmente contra-indicada.
	
	Iniciar o tratamento pelo menos 72 horas após o trauma, pois essas lesões são normalmente muito graves e instáveis.
	
	Muitos pacientes com trauma torácico requerem entubação e suporte ventilatório, incluindo aumento dos níveis da pressão expiratória final positiva (PEEP), portanto a conduta deve ser iniciada após a retirada do suporte ventilatório.
	 
	Iniciar o tratamento quando esse tórax for devidamente drenado, após a avaliação médica e indicação do mesmo.
	
	Iniciar o tratamento, imediatamente após o paciente ser admitido na UTI, pois é uma maneira de evitar entubações prolongadas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401439624)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que após a intubação orotraqueal faz-se necessário ajuste inicial dos parâmetros ventilatórios. Porém, há necessidade de reajustes de acordo com as necessidades clínicas/gasométricas dos pacientes. Para tal, assinale a alternativa referente ao parâmetro ventilatório a ser ajustado no caso de o paciente apresentar-se com quadro de hipercapnia decorrente de hipoventilação.
		
	
	Relação I:E
	 
	Volume minuto
	
	Tempo inspiratório
	
	Peep
	
	FiO2
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401950593)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de desmame da ventilação mecânica Invasiva, o fisioterapêuta necessita de um acompanhamento do quadro de evolução do paciente através da avaliação de alguns parâmetros que refletem a condição de sucesso ou insucesso da extubação. A força muscular dos músculos respiratórios e os volumes (volume corrente e volume minuto) são avaliados através dos seguintes aparelhos:
		
	
	Cufometro e manovacuômetro
	
	Peak flow e oximetro
	 
	Ventilometro e manovacuômetro
	
	Ventilometro e cufometro
	
	Manômetro e tensiômetro
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401323292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vários são os critérios de escolha para a adoção de via aérea artificial como única conduta admissível em pacientes em UTI. A adoção dessa medida pode ser feita através da utilização de tubos nasotraqueais, orotraqueais ou cânulas de traqueostomia. Determine o critério que NÃO justifica a adoção dessa conduta.
		
	 
	Congestão Pulmonar
	
	PCR ou Coma
	
	IRA irreversível
	
	Obstrução total da via aérea
	
	Hipoxemia e Hipercapnia refratária

Continue navegando