Buscar

Caso concreto 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Agnaldo Lima Costa Carvalho Neto
Disciplina: Direito Penal 1
Professor(a): Edgar Patrocinio dos Santos Junior
Turma:3001
DIREITO PENAL I - CCJ0007 Título SEMANA 10
Caso concreto.
Leia à situação hipotética narrada abaixo e responda às questões formuladas:
Liu Xia, no período de março de 2011 a agosto de 2014, em horários diversos, exercia a atividade de Acupuntura Chinesa em sua residência. Após diversas reclamações de vizinhos pela excessiva circulação de pessoas no prédio, o síndico ofereceu noticia crime na delegacia e Luana veio a ser denunciada posteriormente, em processo-crime, pela prática do crime de exercício ilegal da medicina, previsto no art.282, do Código Penal, sob o argumento de que a atividade de Acupuntura é considerada uma especialidade médica segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1973/11.
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre a norma penal, tipo penal e tipicidade, responda às questões formuladas:
É correto afirmar que a figura típica prevista no art.282, do Código Penal, configura norma penal do mandato em branco? Responda de forma objetiva e fundamentada.
Resposta: Sim, por se tratar de uma lei que depende de outro ato normativo para que se tenha sentido, uma vez que seu conteúdo é incompleto. Pode ser classificada como homogênea (sentido lato) ou heterogênea (sentido estrito). A homogênea é aquela cujo complemento estiverem outra lei, como exemplo é o caso citado acima. 
Já a heterogênea dar- se -á quando o complemento estiver em um ato normativo diverso da lei, tais como, portarias, decretos, resoluções. O art. 282 não especifica quais ramos da medicina que não podem ser exercidos ilegalmente. 
Com base nos estudos realizados sobre tipo penal e tipicidade, apresente as teses defensivas a serem utilizadas para exclusão da responsabilidade penal. Responda de forma objetiva e fundamentada.
Resposta: O Código Penal não especifica quais são os ramos considerados atrelados à medicina. E segundo o princípio da legalidade, o que não é expresso como crime no Código Penal, é permitido. Acupuntura é considerada especialidade médica segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina, ramo Administrativo. Deverá responder segundo o Conselho Nacional de medicina, não na esfera criminal. Responderia na esfera criminal no caso de causar algum dano.
Questão objetiva.
Sobre tipicidade, considere as afirmações abaixo.
I - Os princípios da insignificância penal e da adequação social se identificam, ambos caracterizados pela ausência de preenchimento formal do tipo penal.
II - Tipicidade legal é a individualização que a lei faz da conduta, mediante o conjunto dos elementos descritivos e valorativos (normativos) de que se vale o tipo legal.
III - A tipicidade conglobante é um corretivo da tipicidade legal, posto que pode excluir do âmbito do típico aquelas condutas que apenas aparentemente estão proibidas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas III.
Apenas I e II
I, II e III.
Resposta: Letra B.

Outros materiais