Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma professora do quarto ano de uma escola particular percebeu que na hora do lanche os alunos estavam trazendo alimentos como bolacha recheada, chocolate, achocolatados, sucos de caixinha, dentre outras guloseimas do gênero. Assim, pensou em propor o estudo das embalagens dos produtos trazidos por eles no lanche, aliando a tecnologia, a matemática e as ciências naturais.
De que forma a professora poderia propor a interação entre as duas disciplinas (Ciências e Matemática) em relação à Tecnologia? Como a professora poderia encaminhar o trabalho de análise dos rótulos?
De acordo com a necessidade vivenciada na escola se faz necessário repassar aos alunos informações do que estão consumindo no dia-a-dia, ou seja fazer com que eles possam analisar o que esta correto para sua saúde, diante disso a professora pode sugerir ao alunos algumas dinâmicas para chegar no resultado final e que agrade a todos. Sendo assim iniciando pelo estudo de cada embalagem durante o período de uma semana, juntamente com as embalagens dos demais alunos da sala e de outra turma para poder fazer uma melhor comparação.
Para expor com mais facilidade pode ser sugerido a montagem de uma maquete digitalizada juntamente com um gráfico detalhando, todo o processo é para facilitar o entendimento nas disciplinas de matemática e ciências as quais se faz necessário ser abordadas pelo fato dos produtos consumidos. Com a disciplina de matemática será utilizada para calcular a medida, peso, calorias de cada alimento já a matéria de ciências será utilizada para analisar os componentes, substancias, ingredientes utilizados na composição de cada item informação nutricional de cada produto e o significado de cada elemento que contém nesse rótulo a partir daí, pedir aos alunos para que se organizem com materiais de auxilio como cartaz, áudios, palestras, lixeiros, para desta forma diminuir esse lixo industrializado na escola.
Para uma melhor fixação de todo o conteúdo estudado pedir aos alunos para que os mesmo com auxilio do professor uma vez na semana confeccione seu próprio lanche na escola com produtos naturais fornecidos pelos pais dos mesmos e interagir com jogos educativos online nas mesmas disciplinas.

Outros materiais