Buscar

História do Direito Brasileiro 3001 Estudo Dirigido AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido para AV1
	
	Instituição:
	Faculdade Estácio Rio Grande do Sul
	Período: 
	2017/2
	Curso:
	Direito
	Prova:
	04/10/2017
	Disciplina: 
	HISTÓRIA DO DIREITO BRASIELRIO - CCJ0105
	Turma:
	3001
	Professor:
	Novak
	
	
	1.
	Questão
	
	Quais são as principais características do período do período pré-colonial do Brasil?
	Teve como principal fonte econômica a extração do Pau-Brasil, é conhecido côo pré-colonial porque a coroa portuguesa não tinha interesse nas terras, pois as especiarias nas índias era mais lucrativo, nessa época tinha o escambo “ que era troca de objetos do portugueses com os índios”,
	
	
	2.
	Questão
	
	Quais são as principais características do período do período colonial do Brasil?
	Era uma monarquia, tinha como principal mão de obra escrava, produção de açúcar, criação de gado, extração de ouro e outras atividades.
	
	
	3.
	Questão
	
	No que consistiu o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494?
	Foi um acordo entre Espanha e Portugal, onde uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde serviria de referência para a divisão das terras entre Portugal e Espanha. As terras a oeste desta linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste eram de Portugal.
	
	
	
	4.
	Questão
	
	O que é etnocentrismo? O que significa multiculturalismo?
	Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades, já o multiculturalismo é a coexistência de várias culturas num mesmo território, país etc.
	
	
	5.
	Questão
	
	Quais foram as Capitanias Hereditárias e porque motivo foram instituídas?
	Foram 15 lotes entregues a 12 donatários, tinha como objetivo colonizar as terras e proteger de invasões dos países inimigos, ganhou esse nome hereditárias porque era passado de pai para filho, o sistema fracassou por vários motivos, um deles por causa do vasto território e falta de recurso econômico, somente duas deram certo, Vicente e Pernambuco.
	
	
	6.
	Questão
	
	Qual a diferença entre “Carta de Doação” e “Foral”?
	A Carta de Doação era o documento que comprovava a doação de uma Capitania Hereditária a um donatário pela Coroa Portuguesa. 
 A Carta Foral era o documento que regulamentava os direitos e deveres dos donatários sobre a Capitania que recebiam. 
	
	
	7.
	Questão
	
	Quais os cargos previstos na estrutura responsável pela reorganização administrativa do Brasil colonial a partir de 1548 e quais as atribuições de cada uma das funções?
	
O governador Geral a mais importante autoridade presente no Brasil e tinha a função de representar os interesses do rei de Portugal em terras brasileiras.  O Governador Geral contava com o auxílio de outros três auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor.
O provedor-mor tinha a responsabilidade de garantir a arrecadação dos impostos em terras brasileiras e cuidar dos gastos que o governo geral tivesse na administração do território. 
O capitão-mor tinha a responsabilidade de organizar as tropas responsáveis pela defesa do litoral brasileiro contra as possíveis invasões estrangeiras e os ataques das comunidades indígenas presentes no Brasil. 
Já o ouvidor-mor exercia a função de juiz, aplicando as leis e resolvendo os conflitos existentes entre a população colonial.
	
	
	8.
	Questão
	
	Como a constituição de 1824 caracterizou o Estado brasileiro em termos de forma, sistema e regime de governo?
	
A primeira Constituição brasileira foi outorgada, por D. Pedro I, em 25 de março de 1824. 
 Estabeleceu os quatro poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador.
	
	
	9.
	Questão
	
	Como se deu a escravidão no Brasil nos diferentes momentos históricos? Como se deu o processo de abolição da escravidão no Brasil? No que consistiram e quais as motivações que levaram à criação das leis do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea?
	
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam mulheres e homens negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam estes negros africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
 
Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
 
Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.   
	
	
	10.
	Questão
	
	Que relações podem ser estabelecidas entre a abolição da escravatura e a queda da Monarquia no Brasil?
	O governo imperial aboliu a escravidão sem indenizar os grandes fazendeiros de café, que eram donos de escravos; esses fazendeiros, com raiva pelo prejuízo sofrido, apoiaram os republicanos que, mais tarde, proclamaram a república.
	
	
	11.
	Questão
	
	No que consistiu o Ato Adicional de 1834? 
	
	
	
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Outros materiais