Buscar

Portfolio Aplicativo na inclusão digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 
 PROFESSORA DE ESCOLA PÚBLICA FAZ USO DE APLICATIVO PARA ALUNO DE INCLUSÃO
Marilda Sathler RU:1186804
Michele Silva RU:1151011
Ronilda Faria RU:1199869
Polo: Ipatinga, MG
Data: 28/08/2017
IR 
IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 
 Fonte: Imagens do Google
Aplicativo Vlibras auxilia aluno com necessidades especiais auditiva em uma Escola Municipal de Ipatinga, Minas Gerais.
A tecnologia na educação tem sido um mundo aberto nas inovações que podem contribuir muito com as escolas e estão cada vez mais conectados, é inevitável que a relação tecnologia e educação esteja cada vez mais próximas, além disso, com muitas vantagens em relação à melhora do desempenho de ensino aprendizagem dos professores e alunos de inclusão.
Mas para que realmente a inclusão seja feita, é necessário que a tecnologia da informação e comunicação seja ampliada e aprimorada facilitando o acesso desses dispositivos tecnológicos não só na rede de ensino mas também na vida social e familiar de todos deficientes de qualquer idade. 
Pensando nisso a professora Helena no propósito de auxiliar seu aluno João Vitor de 7 anos no 2º ano com deficiência auditiva e com dificuldades na fala e na escrita, na sua disciplina de português percebeu que seu aluno precisava de uma atenção especial muito mais além do que a escola poderia oferecer. Foi então que teve a ideia de procurar a direção da escola, pedagogo e seu auxiliar de sala para colocar em prática seu objetivo de usar um aplicativo por nome de Vlibras que pode ser inserido em um tablet facilitando assim a aprendizagem de João Vitor.
Fazendo uso desse aplicativo a professora Helena percebeu que João Vitor estava contente e se empenhado em aprender a ler e escrever com autonomia desenvolvendo passo a passo suas atividades com mais facilidades dentro da sala de aula e realizando outras tarefas individuais do seu cotidiano. 
 O aplicativo Vlibras consiste em gerar automaticamente conteúdos em Língua Brasileira (Libras), aumentando o grau de acessibilidade das pessoas surdas como João Vitor que necessita de usá-lo no tablet para sanar suas dificuldades de aprendizagem escolar, na convivência social e familiar.
A professora Helena percebeu que com esse aplicativo João Vitor consegui desenvolver melhor sua comunicação linguística, sua interação com os colegas de classe, a leitura e a escrita, pois ele tem em mãos uma ferramenta de alta qualidade que é responsável em traduzir automaticamente os conteúdos digitais de sua disciplina como:(textos, vídeos, áudios) em Libras. Com o aplicativo Vlibras João Vitor pode aprender outras disciplinas da educação pois o interesse maior de sua professora Helena é com a sua alfabetização.
O objetivo desse aplicativo para a professora Helena é de facilitar o ensino aprendizagem e dar suporte no desenvolvimento de alfabetização de João Vitor tornando sua experiência escolar e cotidiana com mais vigor e flexibilidade num horizonte de vida social na era digital.
Tem como vantagens na solução de problemas de comunicação dos surdos com os familiares, com a comunidade escolar, a sociedade em geral e pode ser usado em qualquer aparelho digital (computadores, tabletes, celulares). É uma ferramenta de código aberto, denominada Vlibras-Desktop, acessível para qualquer deficiente auditivo e é gratuito.
Suas desvantagens está na possibilidade de adquirir um aparelho qualificado para inseri-lo, pois nem todas as pessoas com deficiência auditiva pode ter acesso a esse benefício porque os aparelhos eletrônicos de qualidade estão bem acima das condições econômicas de muitas pessoas de baixa renda no Brasil.

Continue navegando