Buscar

Teoria da Personalidade psicanalítica questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.
RESPOST: A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.
2) Pela “equação etiológica” (ou “série complementar”), a abordagem freudiana postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredoconstitucionais; as antigas experiências emocionais com os pais; e as experiências traumáticas da realidade da vida
RESPOSTA: Adulta
3) Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período
RESPOSTA: De latência
4) Sigmund Freud fez observações a respeito de seus pacientes, focalizando uma série de conflitos e acordos psíquicos, o que o conduziu a tentar ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego. O ego tem, dentre suas tarefas, a de
RESPOSTA: autopreservação
5) O sujeito do Direito é aquele que age consciente de seus direitos e deveres e que segue leis estabelecidas em um dado ordenamento jurídico. Já, para a Psicanálise, o sujeito está assujeitado às leis
RESPOSTA: regidas pelo inconsciente.
6) Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes. 
A pequena sala de recepção é
RESPOSTA: pre-consciência
7) Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.
RESPOSTA: Afirmação correta.
8) Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada - RESPOSTA: Libido
9) Para Sigmund Freud, a personalidade forma-se ao redor de três estruturas: o id, o ego e o superego. O id
RESPOSTA: é completamente inconsciente e consiste de desejos e impulsos que buscam expressar-se permanente- mente. 
10) Segundo Freud, o id é a parte fundamental da personalidade, fonte de
RESPOSTA: Todas as energias instintivas e que assim fornece o dinamismo de base à personalidade.
A teoria da personalidade que tem exercido maior influência no pensamento contemporâneo é a apresentada por Freud na psicanálise (ver Saiba Mais).
A psicanálise concebe a personalidade composta por três grandes sistemas psíquicos: o id, o ego e o superego, de cuja interação dinâmica resulta o comportamento do indivíduo 
Freud considerava o processo de desenvolvimento da personalidade contínuo, qualificando os primeiros cincos anos de vida como a fase mais importante para a sua estruturação permanente. 
A teoria freudiana é totalmente desenvolvimentista, uma vez que relaciona a formação da personalidade ao processo de desenvolvimento do instinto sexual, que se iniciaria no primeiro ano de vida do indivíduo.
A psicanálise defende que existem cinco estádios psicossexuais, responsáveis pela maneira específica como cada um vive e lida com conflitos despertados nessas fases, como mostra o quadro abaixo.
		Fase oral
	Ocorre no primeiro ano de vida, quando a criança se concentra basicamente nas zonas erógenas da boca, obtendo prazer pela sucção.
Se há satisfação não adequada ou insegurança e angústia em relação à situação de mamar, pode ocorrer uma fixação permanente de alguma energia da libido nas atividades orais. 
	Fase anal
	Ocorre entre os dois e três anos de vida, quando a criança passa a manifestar um grande interesse na atividade anal, principalmente quando os pais exigem o controle de fezes e de urina.
Nesta fase também podem ocorrer fixações anais duradouras, que seriam o resultado de punições pelo fracasso no controle da evacuação ou até mesmo de excessivas recompensas pelo controle eficiente.
	Fase fálica
	Ocorre entre o terceiro e o quinto ano de vida, quando um dos interesses da criança volta-se para os órgãos sexuais e os prazeres ligados ao seu manuseio. O menino e a menina se colocam nos papéis imaginários de pai e mãe, ocorrendo o Complexo de Édipo.
	Fase da Latência
	Ocorre entre os cinco e doze anos de vida. São os anos da escola, quando há um antagonismo típico entre meninos e meninas. Há supressão dos impulsos sexuais, construção do pensamento lógico e controle da vida psíquica pelo princípio da realidade.
	Fase genital
	É uma fase em que o adolescente deixa de ter interesse por si mesmo como objeto primário e passa a se interessar por outras pessoas e coisas como objetos importantes. Passa, assim, a desenvolver interesse por atividades da vida madura.

Continue navegando