Buscar

farmacobotanica avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602455507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todas as ações a seguir levam a um uso seguro de medicamentos de origem vegetal, exceto:
		
	 
	Realizar uso indiscriminadamente sem acompanhamento profissional;
	
	Controle da qualidade por órgãos competentes;
	
	Capacitação dos profissionais ligados ao processo produtivo;
	
	Utilizar matéria-prima oriunda de produtores e regiões confiáveis;
	
	Obter o máximo de conhecimentos dos diversos aspectos do vegetal utilizado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602633139)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tradicionalidade de uso é uma forma de comprovação de segurança e efetividade de fitoterápicos permitida no Brasil desde a publicação da RDC nº 17/2000, que foi revogada pela RDC nº 48/2004, que por sua vez foi revogada pela RDC nº 14/2010, todas referentes ao registro de medicamentos fitoterápicos. Em todas essas normas era possível utilizar quatro formas de comprovação de segurança e eficácia de fitoterápicos: por meio de estudos não clínicos e clínicos, por dados de literatura, por registro simplificado ou por tradicionalidade. Porém, a população não tinha a informação sobre qual foi a forma utilizada para comprovação da segurança e eficácia quando o produto era registrado. A comprovação de segurança e efetividade por tradicionalidade de uso é uma forma preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e existe nas principais legislações internacionais, como da Comunidade Europeia, Canadá, Austrália, México e Brasil. A RDC 26/2014 e a IN 4/2014, quando referem-se a fitoterápicos, estão mencionando tanto o Medicamento Fitoterápico (MF) quanto o Produto Tradicional Fitoterápico (PTF). Marque, ent re as opções a seguir aquela que corretamente expressa a principal diferença entre essas duas classes:
		
	 
	o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	
	o MF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o PTF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
	
	o PTF tem sua segurança e efetividade comprovadas através de estudos clínicos, enquanto o MF tem sua segurança e efetividade comprovadas pela demonstração do tempo de uso na literatura técnico-científica.
	
	Tanto PTF, quanto MF necessitam ser registrados, porém apenas o PTF deverá apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, já que sua efetividade está baseada na tradicionalidade de uso.
	
	o PTF deverá ser registrado e apresentar requisitos de qualidade de produção, através da aplicação de BPF, enquanto o MF não necessita ser registrado, nem apresentar requisitos de qualidade de produção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602400467)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em maio de 2014 foram publicadas legislações federais relacionadas às plantas medicinais, atualizando as normas anteriores que foram revogadas. As atuais RDC 26/2014 e IN 2/2014 trouxeram novidades com relação a aspectos sobre definições e exigências para regulamentação da produção e comercialização de plantas medicinais. Duas grandes mudanças foram trazidas pela RDC 26/2014: uma só legislação para todos os tipos de produtos à base exclusivamente de plantas medicinais e novas normas para a notificação ou registro dos produtos naturais, de um modo geral. Segundo o que determina a RDC 26/2014, fitoterápico é:
		
	
	O produto tradicional fitoterápico.
	
	A planta seca, íntegra, fragmentada, rasurada ou pulverizada, usada para fazer os chás medicinais.
	
	Somente o chá medicinal, preparado a partir da planta fresca, íntegra, rasurada, fragmentada ou pulverizada.
	 
	O medicamento fitoterápico e o produto tradicional fitoterápico.
	
	O medicamento produzido através de farmacotécnica, com uma forma farmacêutica reconhecida pela Farmacopéia Brasileira.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602066648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que melhor classifica a planta X. A planta X é caracterizada por: ser uma árvore de grande porte; que apresenta raízes profundas que se ramificam em raízes menores; possui folhas espessas com uma nervura principal ao centro e outras perpendiculares que se ramificam; e as sementes recobertas por frutos.
		
	
	gimnosperma, dicotiledônea.
	
	gimnosperma
	
	angiosperma, monocotiledônea
	 
	angiosperma dicotiledônea
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601877539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A resolução da diretoria colegiada 14 de 2010 da ANVISA apresenta a seguinte definição: "compreende a planta medicinal, a droga vegetal ou o derivado vegetal." Esta definição se refere a:
		
	
	Droga vegetal.
	 
	Matéria-prima vegetal.
	
	Medicamento fitoterápico.
	
	Planta medicinal.
	
	Derivado de droga vegetal.

Outros materiais