Buscar

RELATÓRIO GLUCONATO DE CÁLCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��	 �
GRANULADO DE GLUCONATO DE CÁLCIO
Resumo: Granular é uma operação farmacêutica de dar forma utilizada para aglomerar substâncias pulverizadas através da aplicação de pressão e/ou adição de aglutinantes.
Palavras-chave: Cálcio, manipulação.
�
Introdução
Granulado consiste na forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes. Consiste de agregados sólidos e secos de volumes uniformes de partículas de pó resistentes ao manuseio. Normalmente apresentam forma irregular e tamanhos variados. (ANVISA, 2011)
O Cálcio é um elemento essencial para o organismo, tem função de regulador na liberação e armazenamento de neurotransmissores e hormônios, na absorção e ligação de aminoácidos, na absorção de vitamina B12 e na secreção gástrica. O cálcio é necessário para manter a função do sistema nervoso, muscular e esquelético, a permeabilidade capilar da membrana celular, a formação dos ossos e dentes. É ativador de muitas reações enzimáticas, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos; contração dos músculos cardíacos, liso e esquelético; respiração; coagulação do sangue, e função renal (Klasco, 2012). O presente estudo aborda uma fórmula de granulado de gluconato de cálcio manipulado em aula prática.
objetivos
Estudo e manipulação de granulado de gluconato de cálcio. 
Experimental
Procedimentos
Para a manipulação do granulado de gluconato de cálcio, utilizaram-se os materiais e equipamentos abaixo: 
	
	Gluconato de cálcio – 1,0g
Lactose – 6,0g
Sacarose – 3,0g
Goma Arábica em pó – 0,10g
	Solução Umectante:
	Álcool diluído 50% - q.s
Essência de Baunilha – q.s
Corante Vermelho – q.s
	Equipamentos:
	Bécker
Pistilo
Gral de vidro 
Balança Analítica
Balança Semi- Analítica
Papel Alumínio
Proveta
Bastão de Vidro
Utilizou-se a balança analítica e semi- analítica, para fazer a pesagem das matérias – primas. Triturou-se a sacarose no gral até que ela se tornasse um pó fino. Adicionou-se ao gral o gluconato de sódio e triturou. Em seguida adicionou –se a lactose e triturou cuidadosamente, em seguida a goma arábica e misturou até homogeneizar. Adicionou-se ao bécker 8mL de álcool diluído 50% , em seguida a essência e o corante (q.s), com o auxilio do bastão de vidro, em seguida transferiu-se para a proveta. Adicionou –se aos poucos no gral a solução umectante descrita anteriormente, até que a massa se tornasse friável cautelando para que não se tornasse quebradiça. Utilizou-se 1,4 ml da solução umectante. Em seguida passar a massa por um tamis recolhendo o granulado num tabuleiro, e em seguida secar o granulado na estufa a 60ºC.
 
 
resultados e discussão
Ao verter a a solução umectante sob o gral não houve cautela ao misturar, o que fez com que a massa incoporsasse com um aspecto de goma, o que não foi possível passar pelo tamis. Não houve formação de granulado.
ConclusÃO
No presente estudo não alcançou-se o objetivo da prática, pois quando adicionamos a solução umectante ao gral, misturou-se demais e a massa incorporou, formando uma gomaa perdendo assim a caracteristica pretendida.
Referências
http://www.cff.org.br/pagina.php?id=567 ACESSO EM 30/05/2016
Rodovia MG 338 - km 12 - Colônia Rodrigo Silva
Barbacena/MG - CEP: 36.201-143 - CX Postal 266 – (32) 3339 - 4920
�PAGE �3�

Outros materiais