Buscar

Cotas para Deficientes em Concursos Públicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reserva de cotas para deficiente físicos em concurso público.
Em todo nossa história há traços de preconceito com portadores de necessidade físicas, até mesmo por muitos anos foram ignorados e excluídos, vistos como um erro de linhagem. Essa exclusão reflete no mercado de trabalho, pois não há estruturas adequadas e sua acessibilidade é precária, além disso há pouca igualdade de oportunidades. 
	Atualmente estimasse segundo (IBGE de 2015) 45 milhões de pessoas com alguma necessidade, que poderiam estar participando ativamente nas classes trabalhistas. O ingresso em careiras públicas se dá através de concurso público. A LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Art. 5o  § 2o, traz que até 20 % das vagas em concursos públicos será destinada a portadores de alguma necessidade física, sensorial ou intelectual.
Em vista dos argumentos apresentados, as carreias públicas, que teriam reais condições de dar dignidade e estabilidade financeiras para essas pessoas. Com esse retrospecto que acabei de demonstrar, mostra que cotas para “deficiente” se torna indispensável para uma sociedade digna e igualitária.
 “Deficiente” é aquele que não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino. 
Mario Quintana

Continue navegando