Buscar

Trabalho Portfólio tecnologia e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO NA ESCOLA
Daniela Fernanda de Lima Santos
Escola ITS UNINTER – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Data 02/09/2017
I
EM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
Fonte: Escola EMEF Possidônio Salles, alunos do 5º ano fazendo uso da sala de mídia.
A escola EMEF Possidônio Salles, situada na zona leste de São José dos Campos, interior de São Paulo, vem cada vez mais estimulando os alunos com o uso habitual do tablet e da sala de mídia, o fato que é que com o uso desta ferramenta os alunos se mostram bem mais interessados e participativos. A proposta de usar a tecnologia para estimular o aprendizado e incluir alunos com alguma deficiência no ambiente escolar vem dando super certo, pois com a ferramenta certa eles estão promovendo a interação entre as crianças de forma lúdica e contribuindo para o desenvolvimento de todos. 
O projeto busca a mobilidade, autonomia, a qualidade de vida e inclusão social, os alunos se sentem super envolvidos e empenhados, trabalha-se muito o lado da atenção; Os alunos com Síndrome Down, por exemplo, são hiperativos e se distraem com muita facilidade, mas com o uso tecnológico, a concentração, a percepção e o lado cognitivo são estimulados envolvendo a criança de forma clara e objetiva. O novo recurso já faz parte do cronograma escolar, onde os professores tiraram das matérias tradicionais e adaptaram esses conteúdos para a tecnologia contribuir como estimulo do aprendizado.
A idéia do projeto educação e tecnologia voltada para inclusão têm como objetivo estimular o lado cognitivo, como a fala, linguagem, percepção auditiva e visual, atenção, concentração, categorização, memória, formação de conceitos, planejamento, pensamento e criatividade, trabalhando sempre o lado lúdico diferente e inovador.
A escola percebeu que o uso da tecnologia possibilita a igualdade de condições e oportunidades a todos os alunos, além de trabalharem o envolvimento e a participação de todos do meio escolar e claro com total incentivo e cooperação da família. 
O lado afetivo é importante para toda criança, por isso a escola faz um trabalho conjunto com todos os pais, para que tenham cem por cento de aproveitamento com o aluno, eles acreditam que o afeto e a atenção são a peça chave pra o sucesso do projeto.
Enfim a escola acredita que toda criança tem potencial, e que todo potencial deve ser incentivado para que o desenvolvimento seja de possibilidades a todos, com isso ela tenta despertar ao máximo a capacidade de aprendizagem cognitiva e social, e tem como prioridade a valorização e compreensão humana onde todos têm condições de aprender.

Outros materiais