Buscar

A dor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Percepção dolorosa
 A dor é uma sensação que garante a sobrevivência de todas as espécies, ela torna possível identificar situações que colocam em risco as estruturas do corpo, é uma experiência desagradável que envolve componentes sensoriais e emocionais. Existe uma série de mediadores químicos que promovem essa sensibilização das terminações nervosas dolorosas do tecido lesionado.
 A dor transita por vias de condução específicas, a dor aguda utiliza a via espinotalâmica lateral iniciada por estímulos mecânicos e térmicos,e a crônica utiliza a via espinorretículotalamica que inicia-se por fatores químicos produzidos pela própria dor, essa via produz dor mal localizada e contínua em queimação. Cada uma obedece a um trajeto e localização no sistema nervoso central o que determina o tipo de dor. Seus estímulos são transmitidos da periferia do sistema nervoso central ao córtex.
 Existem células em diferentes tecidos do nosso corpo chamadas de nociceptores que respondem a terminações livres ,toda informação nociceptiva é conduzida por fibras de condução,os nociceptores captam o sinal de dor e traduzem em um estímulo elétrico (potencial de ação) que percorre por um neurônio até chegar no corno posterior da medula, pela via aferente passa do sistema nervoso periférico para o central, ascendendo para o córtex sensitivo onde será interpretado como dor.
 A anatomia da via da dor é constituída basicamente por fibras aferentes, que apresentam em suas extremidades periféricas receptores do tipo terminações nervosas livres, que captam estímulos térmicos, químicos e mecânicos , em uma tentativa de informar ao córtex sensitivo a agressão acometida. Ao serem estimuladas,percorrem um trajeto com inicio nas terminações nervosas livres, passam pelos gânglios espinhais,adentram a medula espinhal,ascendem ao tronco encefálico,á formação reticular, ao tálamo, ás áreas límbicas e finalmente ao córtex sensitivo do cérebro.

Outros materiais