Buscar

Estudo Dirigido de Hematologia Básica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Hematologia Básica
Prof.ª Dr.ª Francielle Bonet Ferraz
Hemoglobinopatias
1. Dentre as hemoglobinopatias, podemos estipular que elas se apresentam por variantes estruturais ou talassemias. Qual a diferença entre elas? 
Variantes estruturais alteram o polipeptídio da globina sem afetar sua taxa de síntese. Talassemia há uma redução da síntese de uma ou mais das cadeias de globina, desequilibrando as quantidades relativas das cadeias.
 
2. Caracterize a anemia falciforme.
A anemia é uma condição onde a hemoglobina ou as hemácias estão em uma quantidade insuficiente ou são anormais, tem algum defeito, e com isso não se consegue transportar o oxigênio necessário para as células e tecidos do nosso corpo. A anemia falciforme é um termo utilizado para determinar um grupo de alterações genéticas caracterizadas pelo predomínio de HbS que difere da HbA normal, onde ocorre a substituição de ácido glutâmico por valina na sexta posição da cadeia beta, sendo um distúrbio um distúrbio hemolítico intenso. A denominação "HbS" deriva da palavra em inglês (sickle = foice) que é usada para identificar a doença devido à forma adquirida pelos glóbulos vermelhos, sob condições de baixa tensão de oxigênio. 
3. Destaque o quadro clínico, sinais e sintomas da anemia falciforme.
Os pacientes afetados costumam apresentar anemia já na infância (níveis de hemoglobina de 6 a 10 g/dL), atraso de crescimento, esplenomegalia e infecções repetidas. As crises também ocorrem em pacientes maiores, e decorrem da obstrução vascular e de infartos dolorosos em vários tecidos, incluindo ossos, músculos, baço e pulmões. Infarto recorrente no baço leva à diminuição da função imune. Hemólise e icterícia também são sintomas da anemia falciforme.
4. Por que a anemia falciforme é vista como vantagem evolutiva em algumas regiões do mundo? Justifique sua resposta.
A malária comum em algumas regiões da África é provocada pelo protozoário plasmódio, que parasita a hemácia e o fígado. A resistência dos heterozigotos (Hba/HbS), indivíduos com um alelo que condiciona a anemia e outro normal, ou não têm a doença ou a têm em forma branda, que não prejudica a sobrevivência, deve-se ao fato de os parasitas consumirem o oxigênio da hemácia infectada, o que facilita a aglutinação da hemoglobina e a formação de hemácias em meia-lua, que são destruídas pelo baço antes que o parasita complete seu desenvolvimento. Assim, os indivíduos heterozigotos têm vantagem sobre as pessoas sem alelos para anemia falciforme (pois estas podem contrair a doença) e sobre os portadores de alelos para anemia falciforme em homozigose (pois eles morrem cedo). A sobrevivência dos heterozigotos garante, naquelas regiões africanas, uma maior frequência de indivíduos heterozigotos do que em regiões onde não há malária.
5. Caracterize a Hemoglobina C, a Hemoglobina de Hammersmith e Hemoglobina M.
Hemoglobina C: A Hemoglonina C (Hb C) é uma variante de Hemoglobina resultante de uma mutação no gene β-globínico, que codifica as cadeias ß da Hb (substituição do ácido glutâmico pela lisina na posição 6 da cadeia beta da globina). Esta Hemoglobina anormal precipita nos glóbulos vermelhos e forma cristais. A hemoglobina C torna os glóbulos vermelhos mais endurecidos e por isso, eles são mais rapidamente destruídos pelo baço, que é um órgão que funciona como um filtro do sangue.
Hemoglobina de Hammersmith: São mutações de ponto que causam desnaturação do tetrâmero. A introdução de serina na posição 4 da cadeia beta globina (saída da fenilalanina) ocorre na cavidade do grupo heme e enfraquece a ligação entre ele e a globina e aumenta a perda de subunidades afetadas. O grupo heme livre induz a desnaturação e subsequente precipitação da molécula de hemoglobina, o que resulta em dano da membrana e, finalmente, na destruição prematura dos eritrócitos. A hemoglobina Hammersmith, segunda hemoglobina mais frequente entre as hemoglobinas instáveis, é uma hemoglobina eletricamente silenciosa (nenhuma banda anormal na eletroforese de hemoglobinas). Há baixa afinidade com oxigênio (cianose).
Hemoglobina M: Grupo de hemoglobinas anormais nas quais a substituições de aminoácidos ocorrem tanto nas cadeias alfa ou beta, posição 92 – His → Tyr –, mas próximo ao ferro do grupamento heme. Isso resulta na oxidação facilitada da hemoglobina produzindo excesso de meta-hemoglobina que leva à cianose.
6. Descreva a alpha-talassemia.
Alfa-talassemia é uma hemoglobinopatia hereditária caracterizada por síntese diminuída das cadeias de alfa-globina que levam a um quadro clinico variável, dependendo do número de alelos mutados. A alfa-talassemia resulta frequentemente da supressão de um ou ambos os alelos (HBA1 e hba2). A gravidade do quadro clínico é correlacionada com o grau de deficiência de cadeia de alfa-globina, os portadores desenvolvem anemia hemolítica moderada, esplenomegalia grave. A supressão de um alelo resulta na forma silenciosa, dois alelos em alfa-talassemia minor, e três alelos em HbH. O diagnostico mais preciso baseia-se em amostras de genética molecular.
7. Descreva beta-talassemia.
A beta-talassemia (BT) é marcada por deficiência (B+) ou ausência (B0) da síntese da cadeia da beta globulina da proteína hemoglobina (Hb). A maioria das beta talassemias são devido à mutações pontuais afetando a transcrição (síntese) do RNA, o processamento (maturação) ou a translocação (bloqueio) do RNA maduro. A transmissão é autossômica recessiva e já foram encontradas mais de 200 mutações. Nas talassemia major ocorre anemia importante necessitando de transfusões de sangue; enquanto na talassemia minor, há ausência de sintomas e o paciente apresenta traço talassêmico. A descrição clínica mais frequente é hiperesplenismo, litíase biliar e etc. O diagnóstico baseia-se na análise de Hb por eletroforese ou HPLC.
Leucopoese
1. Como é dividida a leucopoese? Quais células englobam?
É dividida em: Granulócitos que engloba os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. E em Agranulócitos que engloba linfócitos e monócitos.
2. Quais as diferenças e semelhanças entre neutrófilos, basófilos e eosinófilos? 
A principal semelhança é que todos apresentam grânulos. As principais diferenças estão no núcleo e na sua função. Os neutrófilos apresentam de 2 a 5 lóbulos e sua função é defender o organismo contra infecções bacterianas. Os eosinófilos apresentam cerca de 2 a 3 lóbulos e defendem o organismo de parasitas e reações alérgicas. Os basófilos apresentam o núcleo em forma de S e sua função está ligado a respostas alérgicas.
 
3. Esquematize a granulocitopoese, considerando os principais eventos de diferenciação e maturação.
Mieloblastos → 15 a 20 μm, núcleo arredondado, 1 – 4 nucleolos, citoplasma azul, presença de granulaçãoes.
Pró-mielócitos → 15 a 25 μm, maior que o mielocito, cromatina mais densa com ligeira condensação, presença de nucléolos, granulações azurófilos e inicio das granulações secundárias.
Mielócito → 17 μm, citoplasma menos basófilo, granulações secundarias especificas para cada tipo celular, núcleo oval e excêntrico com ausência de nucléolos, cromatina condensada.
Metamielócito → 15 μm, núcleo com aspecto reniforme com cromatina grosseira, incapaz de fazer divisão.
Bastonete → 12 μm, núcleo com aspecto de bastão encurvado, granulações especificas dependendo do tipo celular.
Segmentado → lobulação nuclear por constrição dos núcleos dos bastonetes, lobos ligados por filamentos de cromatina.
Processos de maturação: diminuição celular, perdas dos núcleos, diminuição das granulações primárias, perda de basofilia citoplasmática, surgimento de granulações secundárias especificas e segmentos nucleares.
4. Caracterize monócitos e linfócitos.
Linfócito: 6-8 μm de diâmetro, apresenta núcleo esférico, levemente basófilo, 20-30%.
Monócito: possui um núcleo ovoide e reniforme, com a cromatina frouxa, invaginações, citoplasma basófilo. Tem a função fagocitária e de se diferenciar em macrófagos ao migrar do sangue para os outros tecidos do corpo, 3-8%.5. Esquematize a linfopoese, considerando os principais eventos de diferenciação e maturação.
Linfoblasto – pró-linfócito - linfócito
6. Descreva a monocitopoese.
Os monócitos são produzidos na medula óssea a partir de células tronco pluripotentes  (STEM-CELL), que irão originar células percussoras mielóides. Estas células vão gerar os monoblastos, que por sua vez se transformarão em pró-monócitos, e posteriormente em monócitos que irão permanecer pouco tempo no sangue periférico, migrando para os tecidos e transformando-se em macrófago. É importante ressaltar que o monócito só se transforma em macrófago, caso algum tecido do organismo esteja sendo agredido por algum corpo estranho (vírus, bactérias, fungos, entre outros). Neste caso, o monócito migra da corrente sanguínea para o tecido agredido.
SC=Stem-cell. CFU-GEMM=Unidade formadora de colônias para granulócitos, eritrócitos, monócitos e megacariócitos. CFU-GM=célula que dá origem ao monoblasto.
Plaquetopoese
Caracterize as plaquetas e como são formadas:
As plaquetas ou trombócitos são fragmentos celulares provenientes de células gigantes poliploides localizadas na medula óssea chamadas megacariócitos. Estes corpúsculos celulares possuem forma discoide com diâmetro variável entre 2 e 4μm e são responsáveis pela coagulação sanguínea e auxiliam na reparação da parede dos vasos sanguíneos. 
A ordem de formação é: megacarioblasto, promegacariócito, megacariócito basófilo e depois o acidófilo (Os megacariócitos desenvolvem projeções citoplasmáticas que se tornam pró – plaquetas). Tudo isso ocorre só na medula, esse processo de divisão nuclear sucessiva, sem a divisão da célula é chamada de endomitose.
2. Quais são os tipos de grânulos encontrados nas plaquetas?
Grânulos lambida Lisossomas (contendo ácido hidrólico) e mitocôndrias, grânulos delta que são corpos densos (contendo ADP, ATP, serotonina, histamina, e cálcio) e alfa grânulos (contendo fibrinogênio, fator V, vitronectina, trombospondina e fator de von Willebrand).
3. Qual a função das plaquetas?
Ativação do plasminogéno endotelial, coágulo (actina e miosina) e remoção do coágulo (plasmina e enz. lisossomais). ADESAO-ATIVAÇÃO-AGREGACAO.

Outros materiais